![Youtube remove anúncios de sobreposição em Desktops](https://blog.agenciafollow.com.br/wp-content/uploads/2023/03/youtube-remove-anuncio-de-sobreposicao-1024x682.jpg)
O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, divulgou que a partir de 6 de abril deste ano, 2023, irá remover os anúncios de sobreposição em desktops.
Esse tipo de anúncio já havia sido descontinuado na versão mobile, para smartphones e tablets. Os anúncios de overlay são aqueles que aparecem na parte inferior dos vídeos, como banners ou GIFs.
O Google, proprietário do YouTube, informou que embora a tela de desktop fosse maior, a experiência do usuário era prejudicada com esse tipo de posicionamento de anúncio, e por esse motivo tomaram a decisão de removê-lo.
A plataforma disse que está planejando criar recursos de divulgação mais amigáveis para os criadores de conteúdo e anunciantes. Um desses recursos adicionais, é que os criadores poderão divulgar na própria plataforma documentos, arquivos em PDF, imagens e outras mídias relacionadas a conteúdos didáticos de forma gratuita ou para quem se dispuser a pagar.
Essa é uma excelente notícia para produtores de info-produtos, que vão conseguir utilizar a plataforma para divulgar diretamente seus materiais. Afiliados que tem canais com muitas visualizações e seguidores também podem se beneficiar.
Em setembro do ano passado, o YouTube começou a exibir 5 anúncios de bumpers não puláveis, seguidos. Na época, houve muita reclamação. É importante deixar claro, que o Google durante o ano, cria vários experimentos em suas plataformas para testar qual é a aceitação por parte dos usuários.
Nota do Google sobre os anúncios de sobreposição (anúncios overlay)
Em seu guia de anúncios e formatos para o YouTube Ads, o Google está com a seguinte nota fixa.
“Para melhorar a experiência do espectador e oferecer formatos de anúncio com melhor desempenho em computadores e dispositivos móveis, o YouTube não vai mais mostrar anúncios overlay a partir de 6 de abril de 2023. Esse formato de anúncio legado aparece apenas em computadores. O impacto esperado nos ganhos da maioria dos criadores de conteúdo é limitado, conforme o engajamento dos espectadores mudar para outros formatos de anúncio.”
Exemplos de anúncios de sobreposição (anúncios overlay)
Ilustração
![Ilustração de anúncio de sobreposição (overlay) no Youtube](https://blog.agenciafollow.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ilustra-anuncio-sobreposicao-overlay-01.jpg)
Exemplo
![Exemplo de anúncio de sobreposição (overlay) no Youtube](https://blog.agenciafollow.com.br/wp-content/uploads/2023/03/anuncio-de-overlay-exemplo-real-1024x591.jpg)
Sua exibição era feita como banner ou gif semitransparente na parte inferior do vídeo. Os usuários poderiam ocultá-lo a qualquer momento. As sobreposições de CTA eram normalmente usadas para enviar os usuários para um site ou página de destino.
Acesse o guia de anúncios e formatos do YouTube Ads para mais informações.
O que são os anúncios do YouTube?
São anúncios em vídeo que aparecem antes, durante ou depois de um vídeo exibido no YouTube. Eles são uma forma de publicidade para empresas e anunciantes que desejam alcançar o público da plataforma.
Os anúncios em vídeo podem variar de alguns segundos, para vários minutos e podem ser puláveis ou não puláveis. Esse tipo de publicidade pode ser segmentada com base em vários critérios, como localização geográfica, idade, interesses e comportamento de navegação.
Principais formatos de anúncios do YouTube
A plataforma disponibiliza diversos formatos e posicionamentos para seus anúncios. Os principais são:
- Anúncios In-stream puláveis e não puláveis – São anúncios que aparecem antes, durante ou depois de um vídeo no YouTube. Eles podem ser puláveis após cinco segundos e podem ter até 3 minutos de duração. Os anúncios não puláveis devem ser assistidos na íntegra com um tempo máximo de duração entre 15 a 20 segundos.
- Anúncios de vídeo Out-stream – São anúncios que aparecem em aplicativos e sites parceiros do YouTube. Eles podem aparecer como banners, pop-ups ou anúncios de tela cheia.
- Anúncios Bumpers – Os anúncios Bumpers do YouTube são uma forma de anúncio em vídeo curto que tem duração de até 6 segundos e que são exibidos antes do início do vídeo principal.
- Anúncios Masthead – Os anúncios Masthead são um formato premium de publicidade em vídeo que oferece uma visibilidade de destaque na página inicial do YouTube por um período de tempo. É considerado um dos formatos de publicidade mais valiosos e exclusivos do YouTube.
Gostou do conteúdo?
Comente e compartilhe em suas redes. Leia nosso artigo sobre o tema. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.