Youtube remove anúncios de sobreposição em Desktops

O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, divulgou que a partir de 6 de abril deste ano, 2023, irá remover os anúncios de sobreposição em desktops.

Esse tipo de anúncio já havia sido descontinuado na versão mobile, para smartphones e tablets. Os anúncios de overlay são aqueles que aparecem na parte inferior dos vídeos, como banners ou GIFs.

O Google, proprietário do YouTube, informou que embora a tela de desktop fosse maior, a experiência do usuário era prejudicada com esse tipo de posicionamento de anúncio, e por esse motivo tomaram a decisão de removê-lo.

A plataforma disse que está planejando criar recursos de divulgação mais amigáveis para os criadores de conteúdo e anunciantes. Um desses recursos adicionais, é que os criadores poderão divulgar na própria plataforma documentos, arquivos em PDF, imagens e outras mídias relacionadas a conteúdos didáticos de forma gratuita ou para quem se dispuser a pagar.

Essa é uma excelente notícia para produtores de info-produtos, que vão conseguir utilizar a plataforma para divulgar diretamente seus materiais. Afiliados que tem canais com muitas visualizações e seguidores também podem se beneficiar.

Em setembro do ano passado, o YouTube começou a exibir 5 anúncios de bumpers não puláveis, seguidos. Na época, houve muita reclamação. É importante deixar claro, que o Google durante o ano, cria vários experimentos em suas plataformas para testar qual é a aceitação por parte dos usuários.

Nota do Google sobre os anúncios de sobreposição (anúncios overlay)

Em seu guia de anúncios e formatos para o YouTube Ads, o Google está com a seguinte nota fixa.

“Para melhorar a experiência do espectador e oferecer formatos de anúncio com melhor desempenho em computadores e dispositivos móveis, o YouTube não vai mais mostrar anúncios overlay a partir de 6 de abril de 2023. Esse formato de anúncio legado aparece apenas em computadores. O impacto esperado nos ganhos da maioria dos criadores de conteúdo é limitado, conforme o engajamento dos espectadores mudar para outros formatos de anúncio.”

Exemplos de anúncios de sobreposição (anúncios overlay)

Ilustração

Ilustração de anúncio de sobreposição (overlay) no Youtube

Exemplo

Exemplo de anúncio de sobreposição (overlay) no Youtube

Sua exibição era feita como banner ou gif semitransparente na parte inferior do vídeo. Os usuários poderiam ocultá-lo a qualquer momento. As sobreposições de CTA eram normalmente usadas para enviar os usuários para um site ou página de destino.

Acesse o guia de anúncios e formatos do YouTube Ads para mais informações.

O que são os anúncios do YouTube?

São anúncios em vídeo que aparecem antes, durante ou depois de um vídeo exibido no YouTube. Eles são uma forma de publicidade para empresas e anunciantes que desejam alcançar o público da plataforma.

Os anúncios em vídeo podem variar de alguns segundos, para vários minutos e podem ser puláveis ou não puláveis. Esse tipo de publicidade pode ser segmentada com base em vários critérios, como localização geográfica, idade, interesses e comportamento de navegação.

Principais formatos de anúncios do YouTube

A plataforma disponibiliza diversos formatos e posicionamentos para seus anúncios. Os principais são:

  • Anúncios In-stream puláveis e não puláveis – São anúncios que aparecem antes, durante ou depois de um vídeo no YouTube. Eles podem ser puláveis após cinco segundos e podem ter até 3 minutos de duração. Os anúncios não puláveis ​​devem ser assistidos na íntegra com um tempo máximo de duração entre 15 a 20 segundos.

  • Anúncios de vídeo Out-stream – São anúncios que aparecem em aplicativos e sites parceiros do YouTube. Eles podem aparecer como banners, pop-ups ou anúncios de tela cheia.

  • Anúncios Bumpers – Os anúncios Bumpers do YouTube são uma forma de anúncio em vídeo curto que tem duração de até 6 segundos e que são exibidos antes do início do vídeo principal.

  • Anúncios Masthead – Os anúncios Masthead são um formato premium de publicidade em vídeo que oferece uma visibilidade de destaque na página inicial do YouTube por um período de tempo. É considerado um dos formatos de publicidade mais valiosos e exclusivos do YouTube.

Gostou do conteúdo?

Comente e compartilhe em suas redes. Leia nosso artigo sobre o tema. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.

Artigos Recomendados

Deixe seu comentário

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cadastre o seu e-mail em nosso newsletter

Assine nossa newsletter

Acompanhe todas novidades e conteúdos exclusivos sobre marketing, publicidade, digital, tecnologia e mundo corporativo.

    Suas informações de contato não serão divulgadas ou utilizadas para SPAM.
    ×
    Share via
    Copy link