O Google anunciou que o Google Optimize e o Optimize 360 serão descontinuados em 30 de setembro de 2023. Todos os usuários que usam as plataformas estão sendo aconselhados a baixar seus dados antes que fiquem indisponíveis.
A gigante do software ainda não deu mais detalhes sobre o motivo pelo qual vai descontinuar a sua principal plataforma de testes A/B para sites (Google Optimize), apenas informou que está se empenhando para desenvolver uma nova solução para o GA4.
Lembrando que essa é uma boa notícia, visto que o já houve uma ferramenta com nome de Google Content Experiments, antes do lançamento do Google Optimize.
Em seu comunicado, a empresa notificou que todos os experimentos continuarão sendo executados até a data que o produto deixará de fazer parte da suíte de marketing do Google.
O que é o Google Optimize?
O Google Optimize foi uma ferramenta de otimização de sites desenvolvida pelo Google para ajudar empresas e proprietários de sites a melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões.
Ele permite que os usuários criem e executem testes A/B, testes multivariados e experimentos de personalização sem a necessidade de qualquer codificação ou conhecimento técnico.
Com o Google Optimize, os usuários podem criar versões das páginas dos seus sites e testá-las para determinar qual versão tem melhor performance. Os usuários também podem segmentar público específicos, como novos visitantes ou recorrentes, e personalizar o conteúdo do site com base em seu comportamento ou preferências.
É possível integrar a ferramenta ao Google Analytics, permitindo que os usuários meçam o impacto dos seus experimentos em seus indicadores de desempenho.
Ele também oferece recursos avançados, como agendamento de experimentos e teste de significância estatística para ajudar os usuários a tomar decisões baseadas em dados.
A história do Google Optimize
Antes do Google Optimize, o Google já havia lançado outra ferramenta de testes A/B chamada Google Content Experiments, no ano de 2012. Essa solução permitia que os usuários do Google Analytics testassem diferentes variações de uma página de destino e avaliassem o desempenho de cada uma delas.
No entanto, o Google Content Experiments tinha algumas limitações, como a dificuldade para configurar a ferramenta e a falta de recursos avançados e de personalização. Foi para preencher essa lacuna de mercado, que o Google Optimize foi lançado, oferecendo uma solução avançada e fácil de usar.
O Google Optimize foi uma das ferramentas mais populares de teste A/B e personalização de websites, amplamente utilizada por empresas de todos os tamanhos em todo o mundo.
Google Marketing Platform
O Google Optimize faz parte da suíte Google Marketing Platform. São ferramentas de publicidade e análise de dados oferecida pelo Google que ajuda empresas e profissionais de marketing a alcançar seu público-alvo e medir a eficácia de suas campanhas. A plataforma inclui as seguintes ferramentas:
Google Ads
É uma das maiores ferramentas de publicidade do mundo, permite as empresas criar e gerenciar campanhas de mídia on-line (pay-per-click – PPC) em toda a rede do Google, incluindo anúncios de pesquisa, anúncios de display e anúncios em vídeo.
Google Analytics
O GA fornece às empresas informações sobre como os usuários interagem com seu site ou aplicativo, incluindo informações sobre o comportamento do usuário, dados demográficos, geográficos, principais canais de aquisição etc.
Google Tag Manager
O GTM surgiu para facilitar a implantação de tags sem a utilização de scripts, ou seja, as próprias equipes de marketing podem gerenciar e implementar tags em seu site ou aplicativo sem a necessidade de conhecimento em desenvolvimento web.
Google Optimize
O Google Optimize foi uma das principais ferramentas de teste A/B de sites e landing pages, permitindo que as empresas elaborassem novos experimentos de conteúdo dos seus sites ou aplicativos para melhorar a experiência do usuário e aumentar as suas conversões.
Google Data Studio
Atualmente conhecido como Looker Studio, é a plataforma do Google de criação de Dashboards e relatórios personalizados usando dados de várias fontes, incluindo Google Analytics, Google Ads e fontes de terceiros.
O Google Marketing Platform fornece às empresas um conjunto de ferramentas para criar, otimizar e medir seu marketing digital, suas campanhas de publicidade, bem como entender seu público e melhorar a experiência do usuário em seu site ou aplicativo.
A importância dos testes A/B para sites
Os testes A/B são fundamentais para otimização de sites e landing pages, pois permitem que os proprietários testem e implementem melhorias em suas páginas para melhorar a experiência dos visitantes, e aumentar as taxas de conversão e o engajamento. Vamos listar os principais benefícios dos testes A/B.
- Melhoria da experiência do usuário: Os testes A/B permitem que os proprietários de sites identifiquem as mudanças que tornam a experiência do usuário mais agradável, melhorando a usabilidade e aumentando a satisfação do usuário.
- Aumento da conversão: Os testes A/B ajudam a identificar elementos específicos em uma página da web que aumentam a taxa de conversão, como botões de chamada para ação mais claros ou formas mais simples de preenchimento de formulários.
- Melhoria do engajamento: Também podem ajudar a identificar elementos que aumentam o tempo que os usuários passam em uma página ou incentivam a interação com a página, como botões de compartilhamento de mídia social ou vídeos interativos.
- Redução de erros: Ainda, permitem que os proprietários identifiquem erros técnicos e de design, tais como quebras na página, imagens ausentes ou links quebrados, e corrijam esses problemas para melhorar a experiência do visitante.
Principais ferramentas de teste A/B para sites
Existem diversas ferramentas de criação de sites e landing pages que possuem testes A/B. Cada uma delas têm suas próprias características e funcionalidades. Algumas das mais populares além do Google Optimize, são:
Optimizely
O Optimizely é uma plataforma completa de experiência do cliente que oferece recursos avançados de teste A/B, personalização, análise e otimização de conversões.
VWO
O VWO (Visual Website Optimizer) é uma ferramenta de teste A/B e personalização que permite criar testes em tempo real, segmentar visitantes com base em dados demográficos e comportamentais, e medir o impacto das suas alterações em termos de conversão e engajamento.
Crazy Egg
O Crazy Egg é uma ferramenta de análise de sites que oferece recursos de teste A/B, mapas de calor e análise de comportamento para ajudar os usuários a entender como os visitantes interagem com seu site.
Unbounce
Com o Unbounce é possível criar landing pages, e também oferece recursos de teste A/B para ajudar os usuários a melhorar suas taxas de conversão e aumentar as vendas.
Nós sabemos que o Google Optimize fará muita falta no mercado, mas existem outras opções para desenvolver testes A/B, disponíveis no mercado. Cada uma tem seus próprios recursos e preços, e a escolha da ferramenta certa dependerá das necessidades e objetivos do seu negócio.
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