Tráfego Pago: Como alavancar o seu negócio?

Qualquer empresa precisa ter visibilidade para que as pessoas conheçam a sua marca. Se falarmos do universo digital, o tráfego pago é uma estratégia importante que todo empreendedor deve investir para que seu site, redes sociais e demais canais consigam a visibilidade para alavancar seus produtos ou serviços.

Quando falamos em marketing de conteúdo e tráfego orgânico, estamos falando em uma estrada que deve ser construída de forma constante e a longo prazo.

No tráfego pago, com uma boa estratégia e investimento, é possível aparecer para um grande público, de forma segmentada, alavancando os resultados da empresa em pouco tempo.

Então, se o objetivo do seu negócio é aumentar a visibilidade da sua marca e se destacar diante dos concorrentes, o tráfego pago pode ser uma solução poderosa.

Que tal entendermos melhor como esse tipo de ação pode alavancar os seus resultados?  

O que é tráfego pago?

O tráfego pago refere-se a espaços publicitários pelos quais você paga para ter mais visibilidade para sua marca, como em páginas de mecanismos de busca, portais, blogs, sites ou redes sociais. Se compararmos com a mídia tradicional, é semelhante a comprar um espaço publicitário em uma publicação impressa.

Vamos entender melhor o principal objetivo do tráfego pago. Quando falamos em negócios no mundo digital, a principal moeda, é conquistar mais visibilidade, ou seja, você terá que fazer inúmeras ações para aumentar o seu tráfego.

Quando falamos em tráfego, pode ser para seu site, landing pages, redes sociais etc. O que o tráfego pago faz, é facilitar e direcionar um público específico através do investimento de receita.

Resumindo, você paga as plataformas para ter mais visitantes e até mesmo pode direcionar que tipo de público quer; exemplo, por gênero, faixa etária, localização, gostos, dentre outros.

Mas algo tem que ser dito, apesar de parecer “fácil”, ainda é necessário ter uma boa estratégia, boa comunicação e criar conteúdo de qualidade. Pense que as pessoas gostam de coisas boas e você está criando conteúdo para elas e não para plataformas e robôs.

No mundo digital, existem diversos profissionais com vieses distintos, uns defendem o tráfego orgânico, outros o pago, e existem aqueles que acreditam que as duas estratégias têm suas vantagens e desvantagens.

Na agência, como somos especialistas em gestão de Marketing Digital e Growth, acreditamos que todos os meios podem ser eficientes. Então qual a melhor maneira de descobrir? Testando! Existem casos que o tráfego pago pode ser a melhor solução, outros o orgânico, e em muitos casos uma estratégia conjunta em médio e longo prazo pode ser uma ótima solução.

Exemplos de tipos de tráfego pago

  • Links patrocinados;
  • Mídia programática;
  • Social Ads (LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok);
  • Banners exibidos em sites afiliados;
  • Marketing de influenciadores;
  • Publieditoriais.

Planejamento estratégico e Growth para tráfego pago

Quando falamos em tráfego pago ou mídia paga, é preciso fazer o planejamento estratégico e de investimento. Pois somente desta forma, você consegue garantir a eficácia das suas ações, calcular o retorno do seu investimento e repensar alguma estratégia caso suas campanhas não estejam trazendo o resultado esperado.

É muito fácil se perder nos investimentos feitos em publicidade, quando não existe um planejamento, ainda mais quando falamos de grandes campanhas, com diversas plataformas veiculando seus anúncios ao mesmo tempo.

Esse olhar estratégico e com foco em dados, é essencial para avaliar o desempenho dos anúncios, desta forma, você pode expandir ou reduzir o orçamento conforme necessário.

Além disso, é importante pensar em growth. Quando falamos em tráfego pago, almejamos melhorar os resultados, ou seja, os objetivos geralmente são awareness ou performance. Então, para extrair o máximo de potencial das campanhas, é importante fazer muitos testes.

Na agência, adotamos mesas de performance integradas as equipes de BI e Web Analytics. Dependendo do projeto, criamos ciclos de experimentos, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Assim, conseguimos testar todas as possibilidades das campanhas de mídia on-line e atingir o máximo dos resultados.

Principais plataformas de Tráfego Pago (Mídia On-line)

Meta Ads

O Meta Ads é a plataforma de publicidade para promover anúncios no Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network. Usando a ferramenta, é possível divulgar seus produtos e serviços. Atualmente está entre as maiores plataformas de Social Ads, devido ao seu grande público com aproximadamente 1,4 bilhões de usuários ativos mensais, e as suas possibilidades de segmentação.

Pequenas empresas e profissionais autônomos começaram a anunciar cada vez mais na plataforma devido a sua simplicidade, mais fácil que as ferramentas de links patrocinados.

Sua popularidade e credibilidade são tão altas que já são mais de 1 milhão de empresas investindo aproximadamente 8 milhões de dólares em anúncios por ano.

Se você é empreendedor ou profissional de mídia paga, terá que aprofundar seus conhecimentos na ferramenta. Pequenas, médias e grandes empresas usam o Meta Ads como uma das principais plataformas para suas estratégias de publicidade on-line.

Google Ads

O Google Ads, antes conhecido como Google Adwords, é a plataforma de publicidade da gigante da tecnologia, Google. A ferramenta de anúncios, foi fundada em 23 de outubro de 2000, sendo a principal fonte de receita da empresa, representando 96% do seu faturamento total, em 2011, arrecadou cerca de 37,9 bilhões de dólares.  

O serviço usa o sistema de Custo por Clique (CPC) e Custo por mil impressões (CPM) em suas principais redes, que consistem em anúncios em formatos de links clicáveis nos mecanismos de pesquisa, banners interativos em sites parceiros, e vídeos na sua principal plataforma de entretenimento, o Youtube.

O Google conta com mais de 8,5 bilhões de pesquisas diárias, e em muitas dessas pesquisas existem anúncios. Ou seja, o Google Ads é um dos maiores veículos de publicidade do mundo quando falamos de mídia on-line. Além de ser extremamente segmentado, já que sua mídia é baseada na intenção de busca do usuário, quando falamos da rede de pesquisa.

Entendendo um pouco mais das métricas de cobranças, quando falamos de CPM, estamos falando de custo a cada mil impressões, num geral esse tipo de métrica está ligada a campanhas de display ou vídeo. E quando falamos em CPC, é o custo por clique do usuário, é a principal métrica da rede de pesquisa, mas também é utilizada na rede de display e vídeo.

No Google Ads, existem divisões por redes, de pesquisa, display e vídeo, inclusive, quando falamos de especialidade para profissionais de mídia, cada rede tem sua certificação.

Como já mencionamos anteriormente, você como profissional de mídia on-line ou gestor de tráfego, pode se tornar um especialista em determinadas plataformas ou recursos exclusivos destas plataformas. Mas para o mercado, num geral, a melhor opção é se tornar um especialista generalista, ou seja, saber trabalhar em várias plataformas e se especializar no que mais existe demanda.

TikTok Ads

Antes de falarmos sobre a plataforma de Ads do TikTok, vamos comentar sobre os seus impressionantes números. Se pensarmos no crescimento exponencial da empresa, vamos ter uma ideia da dimensão do seu potencial com publicidade.

De acordo com os dados de 2022, o TikTok é a rede social com maior engajamento, com uma duração média de sessão de 10,85 minutos de utilização por usuário. Há criadores no TikTok, com mais de 100 milhões de seguidores, faturando até US$ 5 milhões por ano.

Então vamos parar para pensar, não é só a rede da “dancinha”, certo? A empresa tem um enorme potencial para arrecadar fundos e gerar novos negócios, por esse motivo foi criada a sua plataforma de Ads.

Com isso em mente, se você está procurando fazer vendas on-line, gerar tráfego para seu site, lançar um novo produto, exibir uma campanha criativa para gerar reconhecimento de marca, o TikTok Ads é uma excelente ferramenta para gerar ótimos resultados com baixo investimento.

A plataforma de Ads do TikTok é muito parecida com o Gerenciador de anúncios do Meta (Facebook/Instagram). Com 3 principais objetivos como, reconhecimento, consideração e conversão.

Um dos seus diferenciais fica por conta dos anúncios, com uma variedade bastante interessante de formatos e distribuições. E o principal ponto que os clientes gostaram bastante aqui na agência, foi o custo e alcance. Com pouco investimento é possível ter excelentes resultados.

Em nossas experiências conseguimos ir além das campanhas de marca, dependendo do setup e nicho, as campanhas de performance podem ser muito bem-sucedidas.

Quando for pensar em suas estratégias, considere o TikTok Ads como parte dos seus testes, é mais um canal de tração em potencial, que dependendo do tipo de negócio e objetivo do cliente, pode gerar excelentes resultados.

Plataformas de Mídia programática

DV360

Quando falamos em tráfego pago, estamos falando de forma abrangente de mídia on-line. Esse tipo de publicidade, pode ser feita para pequenas, médias e grandes empresas. Com diversos tipos de objetivos, mas principalmente com foco em awareness e performance.

É possível fazer programática para pequenas e médias empresas, mas quando falamos de todo o poder que esse tipo de veículo pode proporcionar, então estamos falando de cenários complexos, com centenas de milhares de reais ou dólares de investimento.

É nesse cenário que se encontra o DV360, uma solução de programática para médias e grandes empresas de verdade. O Google Display and Vídeo 360 é uma das plataformas de publicidade programática mais avançadas do mercado. Com uma extensa lista de públicos, que permitem segmentações detalhadas em comparação com outras plataformas.

De acordo com Bounteous, o DV360 atinge mais de 80 redes de troca de anúncios, os exibindo em mais de 90% da Internet.

Quando usar o DV360? Se você é um profissional que lida com grandes empresas ou se sua empresa se encaixa num contexto de uma grande corporação, essa é uma plataforma quase que obrigatória.

O DV360 faz parte da suíte de apps do Google Marketing Platform, que é a solução corporativa do Google para ambientes de grande complexidade e que demandam robustez em suas estratégias de marketing.

Taboola

Taboola é uma plataforma de anúncios on-line, porém, diferente de outros veículos de mídia que os anúncios são mais intrusivos, os do Taboola são feitos por meio de descoberta e native ads. Ou seja, os anúncios são exibidos em forma de recomendações, no meio de blogs ou feeds, indicando um conteúdo dentro do contexto em que são exibidos.

A plataforma utiliza BI e Inteligência artificial para distribuir os seus anúncios, de acordo com o perfil do público.  

Essa estratégia pode ser usada de forma complementar, já que foge dos meios tradicionais de mídia on-line, além disso, você consegue veicular anúncios em grandes portais como: Terra, MSN, IstoÉ, Estadão, Catraca Livre etc.

A plataforma conta com números impressionantes: mais de 500 milhões de usuários ativos, 9.000 editores, 15.000 anunciantes e 500.000 recomendações por segundo.

É uma alternativa bastante interessante para campanhas de awareness, uma ótima forma para testar novos públicos, novos canais, se os conteúdos editoriais têm fit com os targets. E de aumentar o alcance e tráfego do site do seu cliente, com uma mídia que poucas empresas exploram.

Outbrain

O Outbrain é o principal concorrente do Taboola. Assim como o seu concorrente, seus anúncios são feitos por meio de descoberta e native ads. O Outbrain usa publicidade para recomendar artigos, apresentações de slides, postagens do blog, fotos ou vídeos para um leitor.

Alguns dos conteúdos recomendados pela Outbrain são vinculados ao conteúdo do próprio editor, enquanto outros são vinculados a outros sites.

O Outbrain tenta se afastar do seu concorrente o Taboola, com funções específicas como pré-filtrar os links de spam antes de mostrá-los, enquanto Taboola possui um recurso chamado “Taboola Choice”, onde os visitantes podem oferecer feedback sobre o que não gostam das recomendações oferecidas.

A plataforma também é uma excelente forma de testar novos públicos, explorar se os conteúdos criados pela sua equipe têm fit com o target, já que seu tipo de mídia se confunde com conteúdo orgânico. Também é possível aumentar o tráfego e alcance da marca, além de explorar um tipo de mídia que poucas empresas e profissionais exploram no Brasil.

Tipos de campanha de Mídia On-line e Tráfego Pago

Os anúncios do Facebook funcionam melhor quando você mantém o foco no que quer alcançar. Os objetivos ajudam a esclarecer quais são as suas metas para as campanhas ou mesmo para anúncios individuais. Eles também são o primeiro item que você seleciona ao acessar o Gerenciador de Anúncios para criar um anúncio.

Campanhas de tráfego

Como já falamos anteriormente, uma das moedas do universo digital é o tráfego. Criar campanhas que aumentem o número de pessoas que visitam o seu site, aplicativo ou rede social, é o principal objetivo de qualquer empreendedor ou empresa.

Quando aumentamos o tráfego em nossas plataformas, aumentamos também a probabilidade de o público conhecer a nossa empresa.

As campanhas com objetivo de tráfego estão entre as mais versáteis, existem uma variedade de tipos e formatos que podemos fazer. Desde pesquisa por palavra-chave, vídeo, imagem, carrossel, stories etc.

Por se tratar de um tipo de campanha extremamente importante em uma estratégia de marketing, é preciso planejar quais tipos, formatos, objetivos e plataformas. Esse tipo de campanha pode ser a virada de chave que a sua empresa precisa para alavancar o seu negócio.

Campanhas de vídeo

As plataformas de vídeo estão cada vez mais populares no mundo, o que demonstra que as pessoas têm interesse nesse tipo de formato. O TikTok é um exemplo disso, nos últimos anos foi a rede social que mais cresceu, e o Youtube é a maior plataforma de streaming do mundo.

Quando fazemos campanhas de vídeo, temos a oportunidade de elaborar materiais visuais e que criem conexões emocionais com o público, tudo isso de forma simples, rápida, e por esse motivo, as campanhas de vídeo têm ganhado muita popularidade.

É possível desenvolver campanhas com múltiplos objetivos, desde performance, awareness e até visualização de vídeo.

Por exemplo, as pessoas ao assistirem um vídeo, podem ser encaminhadas para uma Landing Page ou e-commerce, para fazer a compra do produto que foi exibido.

Podemos desenvolver anúncios criativos que fixem a marca na cabeça das pessoas para gerar awareness e reconhecimento de marca, através da visualização do vídeo.

Outra estratégia bastante utilizada, é criar um vídeo persuasivo em remarketing, atraindo novamente aquele público já engajado, para fazer alguma ação.  

Sempre pense em campanhas de vídeo para suas estratégias, elas podem ter um grande diferencial nos seus anúncios de mídia on-line.

Campanhas de alcance e reconhecimento

Se você quer entender melhor a importância do reconhecimento de marca ou brand awereness, recomendamos ler o nosso artigo sobre o tema.

Quando falamos na construção de uma marca, é importante se fazer presente na vida das pessoas; com as campanhas de reconhecimento de marca, através de anúncios criativos, conseguimos construir esses valores e passar a missão da empresa para essas pessoas. Esse tipo de campanha gera conexão, tornando a marca ou a mensagem que sua empresa quer passar familiar.

Grandes empresas sabem da importância de uma estratégia de brand awareness, esse tipo de ação gera conexão emocional, fazendo com que a marca seja lembrada e com o passar do tempo os resultados de vendas acabam melhorando.

Quando você se torna parte da vida das pessoas, a tendência natural é que elas diminuam as objeções, se tornem mais confiantes e queiram fazer negócio com a sua empresa. Esse é o poder do awareness.

Além disso, você pode criar campanhas que alcancem um número expressivo de pessoas, por um custo menor. Esse tipo de campanha pode ser paralelo ou complementar a outras estratégias mais agressivas para geração de leads, vendas etc.

Campanhas de conversão

As campanhas de conversão, também conhecidas como campanhas de performance, tem seu objetivo muito claro, fazer com que o visitante faça uma ação. Essas ações podem ser comprar um produto, se tornar um lead, enviar uma mensagem, ligar para um estabelecimento comercial ou até mesmo fazer uma visita a uma loja.

Quando falamos em campanhas de performance, estamos falando em anúncios com objetivo de gerar receita para um negócio. A grande maioria das empresas e empreendedores investem praticamente todo o seu orçamento nesse tipo de campanha.

Por se tratar de campanhas fundo de funil, é importante estudar muito bem a estratégia adotada. Desde o entendimento do produto que será divulgado, ticket médio, público-alvo, criativo, copy etc.

Produtos de nichos, tickets e objetivos diferentes podem ter comportamentos completamente distintos. É muito importante saber que vai além de elaborar um criativo, fazer uma copy, setar um objetivo numa plataforma e subir a campanha.

O marketing, ou seja, toda a estratégia e estudo por trás para criar esse tipo de campanha é primordial. É melhor dedicar 80% do seu tempo estudando o que vai fazer, e com os 20% restantes, executar tudo o que foi planejado.

Profissões no mercado do Tráfego Pago

Quando falamos em profissões relacionadas a mídia on-line ou tráfego pago, estamos falando em muitas áreas de atuação. Você como especialista, pode optar por seguir como consultor, analista de mídia on-line, gestor de tráfego, coordenador ou gerente de mídia.

Hoje em dia é comum falar em tráfego pago, todas as empresas estão no mundo digital, portanto, precisam de profissionais qualificados para lidar com essa demanda. A mídia on-line é necessária para empresas de todos os portes, desde pequenos, médios ou grandes.

O que diferencia cada profissional, é seu escopo de trabalho, direcionamento e experiência de mercado. Apesar dos profissionais de tráfego pago serem confundidos muitas vezes, existem diferenças entre eles.

Também temos outros profissionais que apoiam na criação, redação, análise etc. Por esse motivo, vamos explicar de forma simplificada a responsabilidade de cada profissional e as diferenças entre eles.

Gestor de Tráfego ou Analista de Mídia On-line

Existem algumas diferenças entre o Gestor de Tráfego e o Analista de Mídia On-line, vamos focar principalmente nos pontos semelhantes entre eles e não tanto nas diferenças.

O Gestor de Tráfego, geralmente é um profissional mais independente, que trabalha de forma autônoma, prestando serviço para si ou terceiros. Ele pode fazer tráfego para pequenas empresas, profissionais autônomos, infoprodutores etc.

Ou ele próprio pode ser o infoprodutor, afiliado ou ter a sua empresa no qual faça a gestão de tráfego.

Já o Analista de Mídia On-line em sua maioria é um profissional que trabalha em agências de marketing, publicidade ou alocado nas empresas. A sua principal diferença é que ele está inserido no mundo corporativo, portanto, deve seguir metodologias, processos e ter outras skills exigidas pelo mercado.

Qual a relação entre as duas profissões? Simplificando, ambos são especialistas em campanhas pagas. Ou seja, suas skills tem o foco em criar campanhas que ajudem os clientes a melhorar seus resultados.

Eles devem se especializar em plataformas de mídia on-line para criar campanhas de performance ou awareness. Os objetivos podem ser muitos, aumentar o tráfego de um site, ter mais curtidas em um post, alavancar o número de seguidores de uma rede social, melhorar o reconhecimento de uma marca, trazer mais leads para a equipe de marketing, gerar mais receita em um ecommerce aumentando suas vendas, dentre outros.

Esse profissional, está ligado diretamente aos resultados de uma empresa, o sucesso delas. Portanto, é preciso maturidade, tranquilidade, muito conhecimento nas plataformas e criatividade para elaborar campanhas que sejam bem-sucedidas.

Analista de BI com foco em Web Analytics ou Digital Analytics

Primeiro, vamos deixar claro que estamos falando de um analista de BI com foco em Web Analytics ou Digital Analytics. Existem diferenças, e até mesmo divergências entre como cada um interpreta o escopo de trabalho de cada analista (De BI, Web Analytics e Digital Analytics).

Não vamos entrar nesses pontos no texto em questão, mas sim, entender como o profissional de análise de dados pode ajudar o gestor de tráfego, o analista de mídia, o líder da área ou a equipe de marketing como um todo, na modelagem, visualização e análise de dados para a tomada de decisão.

Então, o que faz o analista de BI?

Ajuda a fazer o processo de coleta, organização, modelagem e análise dos dados. É um profissional que lida diretamente com a camada estratégica da empresa.

Cada vez mais líderes, executivos e as empresas enxergam que os dados são essenciais para a evolução de suas áreas, por esse motivo, as organizações vem se tornando data-driven, os dados fazem parte do seu cotidiano.

Os dados podem ajudar em questões simples ou complexas, desde ver o desempenho de uma área, desempenho de um funcionário, da implantação de um novo processo, até mesmo analisar investimentos e o futuro da própria empresa.

Mas quando falamos em um analista de Bi com foco em Web Analytics ou Digital Analytics, seu papel principal é ajudar a equipe de marketing com a coleta, modelagem, apresentação e análise dos dados de suas ações.

Ele pode ser um ponto chave para entender de forma holística as ações de todas as áreas, além da análise das próprias.

Por exemplo, ele pode extrair os dados das campanhas de mídia on-line em diversas plataformas e cruzá-las para saber qual plataforma tem melhor custo-benefício e qual está trazendo maior retorno do investimento.

Também pode analisar todos os dados do site, entender quais canais estão gerando mais tráfego e qual está convertendo mais clientes.

Em CRM, ele pode ajudar a equipe a entender a jornada de compra do consumidor e onde estão os gaps para melhorar os fluxos de automação e avançar os leads para MQL ou SQL.

Além disso, ele é o responsável por montar planilhas, relatórios e Dashboards para leitura dos dados.

Dependendo do seu escopo de trabalho, ele pode ser um especialista em certas áreas ou um generalista com uma visão de todo o marketing.

Copywriter

Copywriter é o profissional responsável pela produção de textos para ações de marketing e vendas, como anúncios para campanhas de mídia on-line, e-mail marketing, sites, infográficos, ebooks etc.

Quando falamos de veículos de imprensa antigos e agências tradicionais de publicidade, era comum ter redatores publicitários e jornalistas, desenvolvendo a comunicação para as campanhas, ações pontuais, peças etc.

Com a massificação do marketing digital, se fez cada vez mais necessário um profissional que dominasse a escrita persuasiva. Que seu texto fosse capaz de criar conexão com o público e vendesse.

Temos copywriters especializados em SEO, que sabem escrever textos para gerar tráfego orgânico, especialistas em fluxos de automação, em e-mail marketing, na criação de materiais ricos, em social e em campanha de mídia paga.

Se você quiser construir campanhas bem-sucedidas de tráfego pago, terá que contar com um especialista na escrita persuasiva. Esse profissional pensará em diversas formas de abordar um mesmo tema em um anúncio, esse tipo de skill pode ser a diferença de uma campanha de sucesso ou não.

Designer gráfico

O designer é o profissional responsável pela comunicação visual de uma empresa, projetos ou produtos. Pode atuar criando marcas, adesivos, panfletos, peças publicitárias etc.

Se você trabalha em uma agência de marketing ou publicidade, deve conhecer diversos deles, alguns são mais generalistas, outros especialistas em determinados tipos de criação.

Eles podem fazer logotipos, marcas, tipografias, embalagens, papelaria, animações, design de páginas e muito mais.

Quando falamos desse tipo de profissional em campanhas de Mídia On-line, estamos falando nos responsáveis pela comunicação visual dos criativos.

Geralmente o gestor de tráfego ou analista de mídia on-line, se reúne com pelo menos um designer gráfico e um copywriter, para elaborar o conceito da campanha. O analista de mídia on-line pontua o que é importante na peça de acordo com os seus objetivos, e o designer gráfico em dupla com o copywriter, constrói toda a comunicação.

Em agências de publicidade renomadas e campanhas para grandes empresas, o ambiente tende a ser muito mais complexo. Com diretores de criação, diretores de arte, equipe de atendimento, planejamento estratégico, Heads de mídia, de Growth etc. Todos envolvidos em um mesmo objetivo, criar uma campanha de sucesso para o cliente.

Ferramentas de Web Analytics para Tráfego Pago

Se você é um especialista em mídia on-line ou gestor de tráfego, terá que entender de métricas, relatórios, fazer a leitura de dashboards, além de dominar as plataformas de mídia.

Dependendo da sua escolha, você pode optar por ser um profissional multidisciplinar, ou terá profissionais especializados cada um em sua área, que vão te ajudar nas tarefas do dia a dia, e no crescimento dos clientes.

Por mais que existam profissionais de BI e Web Analytics que vão te ajudar na leitura dos dados, você como um especialista em tráfego pago, tem que conhecer as principais métricas, para determinar as melhores estratégias nos projetos que vai participar.

As ferramentas que vamos apresentar, vão ajudar na leitura dos dados, e também vão despertar insights únicos, além de auxiliar na apresentação dos resultados para os seus clientes.

Google Data Studio (Looker Studio)

O Google Data Studio, atualmente se chama Looker Studio, ajuda na construção de Dashboards e visualização de dados. Ele permite agrupar bases de várias fontes diferentes para que você possa transformar essas informações em Dashboards ou relatórios para tomada de decisão.

A plataforma tem fácil integração com outros produtos do Google, como Google Ads, Google Analytics e Search Console. Outras plataformas de mídia também podem ser conectadas, a exemplo do Facebook Ads, LinkedIn Ads e TikTok Ads. 

O Google Data Studio permite conexões e atualizações em tempo real, e essas informações podem ser compartilhadas com outros membros da sua empresa ou até mesmo terceiros.

Existem clientes que gostam de ter reuniões estratégicas com os dados em tempo real, ao invés de usar apresentações. Com o Google Data Studio, isso é possível. Você pode ter insights conforme vai avançando no seu bate-papo com os clientes. Aqui na agência, apresentamos das duas formas, com relatórios estáticos e dashboards em tempo real.

Isso demonstra para o cliente a expertise da nossa equipe, também o deixa mais tranquilo quanto aos seus investimentos, pois ele sabe que tudo que está sendo apresentado vem direto da plataforma. E ajuda na sinergia da agência X cliente, pois ambos podem se unir para melhorar os resultados das ações de marketing. O cliente com sua expertise em seu produto e o time de marketing com seus especialistas em dados e plataformas.  

Power BI

O Microsoft Power BI é outra ferramenta que pode ser usada para Web Analytics ou como ferramenta de BI para todos os departamentos da organização.

Com a plataforma, é possível agregar várias fontes de dados em um mesmo lugar. A sua interface é intuitiva, com vários recursos visuais e tem integração nativa com outros produtos da Microsoft.

Para suas campanhas de tráfego, por exemplo, você poderia integrar seu Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads em um Dashboard e correlacionar os dados, para obter insights com foco em suas campanhas de mídia on-line.

Adobe Analytics

O Adobe Analytics faz parte da Adobe Cloud, é uma ferramenta com o mesmo direcionamento do Google Analytics. A grande diferença entre as duas é que o Adobe Analytics é destinado para grandes empresas, em ambientes com alta complexidade. Além disso, não existe versão gratuita da plataforma.

O principal objetivo do Adobe Analytics é ajudar os times de marketing, vendas, bi e tech a entender e fazer uma leitura rápida e fácil dos dados das suas campanhas, sites, landing pages etc.

O Adobe Analytics por ser uma ferramenta para grandes empresas, possui inúmeras features de análises e construção de dados, múltiplos funis, diversas telas de visualização etc.

Supermetrics

Se você tiver campanhas de mídia on-line em plataformas como Meta Ads (Facebook Ads e Instagram Ads), LinkedIn Ads, TikTok Ads, Twitter Ads etc. Vai ter que conhecer ferramentas como o Supermetrics.

O Supermetrics permite extrair os dados das suas campanhas de marketing em plataformas como o Facebook Ads, por exemplo. O formato mais conhecido é criando uma conexão entre o Supermetrics, a plataforma de mídia e executando uma automação enviando os dados para o Google Planilhas (Google Datasheets).

Mas existem outras formas de extrair esses dados, com o Excel, BigQuery, Azure e até mesmo com o Google Data Studio diretamente. É importante saber que plataformas de visualização de dados como o Power BI e o Data Studio, não tem integração nativa com essas plataformas de mídia de terceiros.

Se você quer criar Dashboards que cruzem todos os dados das suas campanhas de mídia, para fazer as suas análises e apresentar para os clientes, com certeza precisará de ferramentas como o Supermetrics para auxiliar na conexão com essas diversas plataformas. 

Excel

O Excel é o mais antigo e popular software de planilhas, desenvolvido pela fabricante Microsoft, faz parte da suíte de aplicativos para escritório, o Microsoft Office. Com o Excel é possível editar, inserir, copiar e extrair dados em linhas e colunas. Também existe a possibilidade de aplicar filtros, classificar, criar macros, tabelas dinâmicas, executar funções e apresentar gráficos estáticos ou dinâmicos.

Assim como o Google Datasheets, o Office tem sua versão on-line de seus apps, incluindo o Excel. Sua principal desvantagem em relação ao concorrente, é que para ter acesso à suíte do Office, é necessário comprar o software ou fazer uma assinatura mensal.

Google Sheets

Qualquer analista de mídia em algum momento terá que mexer em planilhas, pois elas têm diversas funções que facilitam no tratamento e sanitização dos dados, são excelentes para obter insights únicos. Com elas é possível criar filtros, gráficos, fórmulas etc.

Portanto, o Google Sheets é essencial para qualquer gestor de tráfego e tem a vantagem de ser 100% na nuvem. Outra vantagem do app, é a sua integração com várias ferramentas do Google, o que expande ainda mais suas funcionalidades.

É possível, por exemplo, construir planilhas complexas com várias análises e integrar com Dashboards desenvolvidos no Google Data Studio para fazer apresentações visuais, com filtros em tempo real, gráficos, tabelas etc., para os executivos da empresa.

Ferramentas para criação de Landing Pages

Vamos apresentar algumas ferramentas que podem auxiliar na criação de Landing Pages para suas campanhas de tráfego pago. Essas Landing Pages podem ter diversos tipos de objetivos, como divulgar um Webinar, baixar um e-book, aumentar a geração de leads etc.

O intuito é conhecer desde as plataformas mais simples, até as mais completas, com recursos, como: criação de Landing Pages, gestão de Leads, análises, testes A/B etc. É importante pensar nessas plataformas adicionais, pois elas vão te auxiliar em muitas das suas necessidades quando começar a ter mais maturidade no marketing digital.

RD Station

O RD Station é muito mais que uma plataforma de criação de Landing Pages. Mas essa é uma das suas funcionalidades. Existem modelos com foco em diferentes objetivos, como: distribuição de materiais ricos, conversão de leads, para webinars, de agradecimento etc.

A grande vantagem do seu construtor é a simplicidade em desenvolver Landing Pages responsivas e bonitas, que se adaptam a dispositivos moveis como celulares e tablets. Tudo isso sem precisar escrever uma linha de código.

Mas existem configurações avançadas que é possível um nível de customização ainda maior, além de inserir scripts de terceiros.

Como o RD Station é uma plataforma de automação e CRM, todos os cadastros e métricas estão ligados diretamente a esse hub de ferramentas de marketing.

Então temos módulos para fazer o gerenciamento de leads, criação de e-mail marketing, desenvolvimento de fluxos de automação, também podemos usar a ferramenta de forma integrada com nossas estratégias de mídia on-line e até mesmo SEO.

Tudo isso com relatórios completos de cada um dos seus módulos. Também é possível criar testes A/B, para landing pages, e-mails marketing, fluxos de automação etc.

Hubspot

O Hubspot é uma das ferramentas mais completas do mercado quando falamos de Inbound Marketing, Automação de Marketing e CRM. É um verdadeiro HUB para criar uma máquina de vendas em seu negócio. Seu principal diferencial para o RD Station é seu público-alvo, é recomendada sua utilização em projetos de médio e grande porte, apesar de ter planos de entrada, a plataforma mostra todo seu potencial quando usamos o plano enterprise com todos os módulos ligados.

Para nós nesse artigo, falando de teste A/B, devemos focar no módulo de Marketing. Assim como nas outras plataformas, tudo que é criado no Hubspot pode ser integrado ao seu ambiente digital, gerando dados valiosos que podem ser transformados em insights únicos para suas estratégias. 

Você pode criar testes A/B para seus e-mails, com variações de título, descrição, layout, horário de envio e até testar grupos específicos que tenham mais fit com determinado produto ou serviço.

Os testes A/B também podem ser feitos nas landing pages, o Hubspot tem um excelente módulo de criação, no qual não é preciso saber codificar para criar diversos modelos de LPs que podem ajudar nas mais diversas estratégias. As páginas são altamente customizáveis, podendo mudar o formulário, cores de botões, títulos, descrição, aplicar layouts pré-existentes etc.

Google Optimize

O Google Optimize apesar de não ser um criador de Landing Pages, é uma ferramenta que vai te auxiliar a criar experimentos e testes A/B.

Como gestor de tráfego, essa é uma ferramenta essencial para testar variações das suas landing pages. Alterações simples como reescrever um título, mudar uma descrição, alterar a cor do botão ou de uma fonte, pode melhorar de forma significativa a taxa de conversão em leads de uma Landing Page, por exemplo. Esse processo é conhecido como CRO (Otimização de Conversão).

Sabe o que é melhor disso tudo? Essas alterações podem ser feitas sem precisar mexer em código, é possível fazê-las somente com alguns cliques.

E para ter acesso a plataforma, basta implantar uma tag no site ou LP que você quer fazer seus testes.

Conclusão

Agora você já sabe a importância do tráfego pago para as empresas. Entendeu como esse tipo de iniciativa pode alavancar os resultados dos negócios, e também conheceu mais afundo as plataformas que podem auxiliar, e os profissionais envolvidos.

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