Pelo visto o formato Reels tem feito muito sucesso, e vem se tornando o queridinho dentre os usuários. O Meta (dono do Facebook, Instagram e WhatsApp) percebeu a grande aceitação do público e cada vez mais está investindo para melhorá-lo.
Se antes era possível fazer vídeos de até 60 segundos (1 minuto). Agora, em 2023, ampliaram o tempo de reprodução, sendo possível publicar vídeos de até 90 segundos.
Segundo as palavras do representante do Meta:
“Os vídeos do tipo Reels no Instagram e Facebook mais que dobraram suas reproduções, se comparado ao ano passado, e os compartilhamentos dobraram nos últimos 6 meses”.
Qual a intenção do Meta em ampliar o tempo do Reels para 90 segundos?
Com 30 segundos adicionais de tempo de tela, os criadores de conteúdo podem desenvolver materiais mais amplos e completos. Ou seja, vão conseguir compartilhar com mais liberdade tutoriais, dicas, receitas, comédia etc.
Exemplos de conteúdo
Tutorial: ensine sua audiência como fazer algo, uma receita, maquiagem, uma dica de jogo ou até mesmo como fazer um truque de mágica.
Desafio: proponha um desafio específico, como dançar uma coreografia popular ou imitar um meme.
Comédia: um vídeo engraçado que faz uso de humor, piadas, paródias ou dublagem.
Estilo de vida: mostre o seu Lifestyle, uma viagem, você praticando esportes, suas rotinas, exercícios físicos ou o seu dia a dia no trabalho.
Educativo: explique algo sobre um determinado assunto, como história, ciência ou política.
O que antes não era possível por causa da limitação de tempo, agora abre um leque de possibilidades para criar Reels cada vez mais interessantes e envolventes para os usuários.
Com criatividade, é possível experimentar vários formatos e estilos para ver o que funciona para a sua audiência.
Conheça os novos recursos do Reels para o Facebook
O aumento do tempo para 90 segundos, foi só uma das novidades que o Meta anunciou para o Facebook Reels. O pacote conta com “Facebook Memories”, Groove (sincronizar o vídeo com a batida) e modelos de layout prontos.
Sincronizar o vídeo com a batida
O Groove ou sincronizar o vídeo com a batida, é a aposta do Facebook para criar vídeos mais dinâmicos, sincronizados com a música, e competir diretamente com o TikTok.
A plataforma usa a tecnologia visual beat, para alinhar e sincronizar os movimentos do vídeo com o ritmo da música.
Lembranças com o Reels
Um dos recursos mais populares no Facebook são o “Facebook Memories” ou “Lembranças do Facebook”, que permite o usuário recordar e compartilhar publicações passadas, que foram feitas na rede há pelo menos um ano.
Para acessar, siga:
- Na página inicial, clique no “menu hambúrguer” e em “Lembranças”.
- Você será redirecionado para uma página.
- Para ver suas lembranças de um dia específico no passado, selecione a data no menu suspenso no canto superior esquerdo.
- Role para baixo para ver as suas lembranças desse dia em anos anteriores.
Agora, essas recordações também podem ser compartilhadas nos Reels.
Modelos de Layout
Por último, é possível montar vídeos de Reels com layouts pré-estabelecidos. Esse recurso já existia no Instagram e estará disponível para usar no Facebook. Essa é uma adição para facilitar quem tem menos familiaridade com edição de vídeos.
Saiba mais sobre o Facebook Reels
Reels é um recurso do Facebook que permite aos usuários criar e compartilhar conteúdo de vídeos curtos com seus amigos e seguidores.
Foi introduzido pelo Facebook como uma resposta à popularidade de recursos do TikTok. Com o Reels no Facebook, os usuários podem gravar e editar vídeos de curta duração adicionando efeitos, filtros, música e texto.
Os vídeos podem ser compartilhados na linha do tempo do usuário, em grupos ou na aba Reels do Facebook. Os usuários também podem explorar e descobrir Reels criados por outras pessoas na plataforma.
Faz parte dos esforços do Facebook tornar a plataforma cada vez mais envolvente e atraente para os usuários mais jovens, que estão cada vez mais engajados com outras redes, como o TikTok.
Dicas de como criar Reels com bom engajamento
Todo mundo já deve ter ficado frustrado em algum momento ao planejar uma publicação e ela ter um baixo engajamento, certo? Então, vamos dar dicas básicas de como criar seus Reels e conseguir engajamento com o seu público.
Se você tem uma empresa ou negócio, aconselhamos um estudo detalhado das suas personas e público-alvo, também é importante pensar no branding da sua marca. Se é um usuário ou influenciador, as dicas abaixo também podem ser uteis. O Facebook permite que usuários comuns, impulsionem suas publicações com um pequeno investimento.
Então não perca a oportunidade de divulgar o seu material, siga as dicas abaixo:
- Conheça seu público: Antes de começar a criar seu Reels, é importante se fazer algumas perguntas. Quem você está tentando alcançar? Qual faixa etária, interesses e necessidades do seu público? Quais horários eles acessam as redes sociais? Que tipo de conteúdo eles mais consomem?
- Planeje seu conteúdo: Antes de gravar, pense no conteúdo do vídeo e como você vai apresentar esse material. Tenha ideias criativas e diferentes maneiras de apresentar seu conteúdo. Quanto mais você destacar dos seus concorrentes, melhor.
- Use efeitos especiais: O Facebook Reels tem vários presets de efeitos, filtros e recursos de edição que podem ajudar a tornar o seu vídeo mais atraente. Experimente diferentes efeitos para adicionar dar uma “cara única” para o seu conteúdo.
- Use música: Um dos grandes sucessos do TikTok é que seus vídeos estão conectados diretamente com a música. Então, adicione trilhas ou músicas, para tornar o seu vídeo uma experiência completa. Não esquece de verificar se a música tem direitos autorais ou algum tipo de restrição, fique em conformidade com as diretrizes de direitos autorais do Facebook.
- Mantenha seu Reels curto: O segredo para criar um Reels atraente, é ter um conteúdo simples, fácil e que seja de rápido consumo. Mantenha seus vídeos dentro dos 90 segundos, mas faça com que os usuários fiquem “presos na tela”.
- Promova seu Reels: Depois de criar o seu Reels, certifique-se de promovê-lo em suas redes sociais e entre seu público para aumentar seu alcance e engajamento. Considere usar hashtags relevantes para ajudar as pessoas a encontrar seu conteúdo. Além disso, você pode também investir em publicidade e promover o engajamento do seu vídeo com um pequeno investimento.
Gostou do conteúdo?
Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.