Agência de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas: Por que Contratar?

Será que existe agência de marketing digital para pequenas e médias empresas? Sim, existem agências que se especializam nesse segmento.

Durante muito tempo, a maioria dos empresários e empreendedores pensava que o marketing era uma prática exclusiva das grandes corporações, em virtude dos altos custos envolvidos e da necessidade de se contratar uma equipe de especialistas em diversas áreas.

Porém, com a popularização da internet, várias plataformas se tornaram disponíveis para se fazer marketing, e também surgiram as ferramentas de publicidade online, com custos muito mais acessíveis do que a publicidade tradicional. Isso fez com que o marketing se tornasse mais democrático para as pequenas e médias empresas.

Atualmente, essas empresas podem competir em igualdade com as grandes corporações e alavancar os seus negócios. As agências de marketing digital, com sua experiência e expertise, podem ser parceiras valiosas nesse processo.

Há diversas agências disponíveis, cada uma com sua especialização, desde as que se dedicam ao inbound marketing, criação e branding, mídia online, até as mais atuais que se concentram em growth.

Então, vamos entender como as agências de marketing digital podem ajudar as pequenas e médias empresas a construir uma presença forte no universo digital.

O que faz uma agência de Marketing Digital?

As agências de marketing digital trabalham para garantir o sucesso dos clientes, desenvolvendo estratégias e campanhas que têm em vista aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e fidelizar os existentes.

Normalmente, as agências de marketing digital adotam o que atualmente é conhecido como marketing omnichannel, ou seja, estabelecem o relacionamento com o público-alvo/personas por meio de diversos canais digitais.

Essas ações incluem Mídia Online, SEO (Otimização de Sites), Social Media, Marketing de Influência, Automação de Marketing, CRO, Growth, Desenvolvimento de Sites e Landing Pages, e outras áreas relacionadas.

Em resumo, as agências de marketing digital buscam destacar a sua marca na internet, oferecendo uma experiência exclusiva aos clientes e diferenciada em todos os canais disponíveis.

Como contratar uma agência de Marketing Digital?

Ao contratar uma agência de marketing digital, é fundamental estar atento a alguns pontos importantes para escolher a mais adequada para o seu negócio. Existem diferentes tipos de modelos de agências, com foco em áreas diversas, como growth, mídia, inbound marketing, criação e outras.

Para fazer uma escolha correta, é importante avaliar se a agência tem expertise na área em que você precisa de suporte, conhecer o histórico de clientes, trabalhos realizados e por último, conhecer a equipe de profissionais. 

Além disso, é essencial entender se a agência tem uma cultura e valores compatíveis com os do seu negócio, pois isso pode garantir uma parceria duradoura e produtiva.  Também deve se considerar, a metodologia de trabalho da agência, as ferramentas e tecnologias utilizadas, o suporte oferecido e a transparência nas informações e resultados apresentados.

Vamos listar pontos importantes para você escolher a agência de marketing digital mais adequada para o seu negócio.

  • Defina seus objetivos e necessidades: primeiro, faça uma lista de quais são os seus objetivos de negócio e quais são as necessidades específicas de marketing digital que a sua empresa precisa. Isso ajudará a encontrar uma agência que possa atender às suas necessidades, lembre-se, existem agências com características diferentes.
  • Faça uma pesquisa detalhada: busque no Google ou Bing, sobre as agências de marketing digital existentes no mercado e verifique sua reputação, histórico de clientes e portfólio. Além disso, peça a recomendação de conhecidos e amigos, pessoas que já tenham trabalhado com profissionais ou outras agências que se destacam no mercado.
  • Agende uma reunião: marcar um encontro na agência ou online, é um ótimo passo para conhecer a estrutura da empresa, ver a sua apresentação, entender suas metodologias e abordagem dos processos. Você também terá a oportunidade de conhecer as pessoas por trás da marca, isso ajuda a entender se vocês vão ter um match.
  • Solicite um plano de ação: após a reunião, solicite um planejamento estratégico que apresente como será a atuação da agência, também solicite um cronograma de atividades e as métricas que serão utilizadas para medir os resultados.
  • Avalie o custo-benefício: considere o investimento X Ações X Qualidade, das propostas recebidas. É importante lembrar que existem agências com diferentes perfis e isso impacta diretamente no custo. Por exemplo, agências de publicidade geralmente possuem uma área de digital, porém, são infinitamente mais caras do que agências especializadas em marketing digital.
  • Verifique a transparência: ao escolher uma agência de marketing digital, é fundamental selecionar uma empresa que seja transparente e forneça informações claras sobre suas ações e resultados. É essencial que tudo seja explicitado de maneira clara, como no caso de um contrato que estabeleça um valor fixo para a consultoria de mídia online. Nesse caso, é importante que o investimento feito seja separado e que a agência não obtenha lucro em cima do que foi veiculado.

Benefícios em contratar uma Agência

Quando se contrata uma agência de marketing digital, você está adquirindo a expertise de vários profissionais, e essa equipe multidisciplinar vai se dedicar para fazer o seu negócio crescer. Além disso, você dispõe de uma equipe completa, o que resulta em economia de custos sem sobrecarregar a folha de pagamento.

Se a sua empresa é pequena ou média, você sabe que pode ser inviável criar um novo departamento, que talvez não seja a essência do negócio, isso requer repensar toda a estrutura organizacional.

Contratando uma agência de marketing digital, sua empresa terá um departamento inteiro de comunicação à sua disposição, dessa forma, pode se concentrar em se destacar no universo online e conquistar os resultados de acordo com os objetivos alinhados com a agência

Vamos listar alguns benefícios em contratar uma agência de marketing digital:

Time com expertise de mercado

Uma agência de marketing digital dispõe de profissionais altamente especializados e atualizados em diversas áreas do marketing, tais como SEO, SEM, redes sociais, marketing de conteúdo, criação, branding e muito mais.

Essa expertise permite que a empresa tenha acesso ao conhecimento técnico necessário para desenvolver estratégias eficazes e otimizar seus resultados.

Além disso, a equipe pode ter um conhecimento vasto em diversos nichos diferentes, o que contribui para a criação de campanhas e ações inovadoras que podem fazer a diferença na hora de alcançar os objetivos da sua empresa.

Economia de tempo e recursos

Criar um novo departamento interno dentro de uma empresa pode ser um processo trabalhoso e custoso. Pequenas e médias empresas geralmente têm equipes bem estruturadas para lidar com as questões principais do negócio, além de manter uma folha salarial enxuta para garantir a lucratividade desejada pelos proprietários.

Contratar uma agência de marketing digital pode economizar tempo e recursos para a sua empresa, pois a agência é responsável pela criação e implementação das estratégias de marketing, permitindo que a sua empresa se concentre no que realmente importa: o seu negócio.

Acesso a ferramentas e tecnologias 

Quando falamos atualmente de marketing, estamos falando de tecnologia indiretamente. Praticamente todas as disciplinas precisam do suporte tecnológico, por exemplo: o time de criação precisa ter o pacote da Adobe para trabalhar, ou seja, Photoshop, Illustrator, Premiere, After Effects etc. 

O time de SEO precisa de ferramentas como: Google Search Console, Ubersuggest, SemRush, Screaming Frog, Google Trends etc. Os especialistas em Web Analytics, precisam dos aplicativos de análise de dados, exemplo: GA4, Google Tag Manager, Google Data Studio, Power BI e os analistas de tráfego das plataformas de mídia online como: Tik Tok Ads, Meta Ads, Google Ads, Twitter Ads etc

Além das expertises de cada profissional, é preciso ter acesso a todas essas plataformas e algumas delas não são gratuitas, ou seja, contratando uma agência, sua empresa economiza recursos e também não terá que se dar ao trabalho de contratar todas essas ferramentas. 

Foco na empresa e em resultados

Uma agência de marketing digital se concentra nos resultados, estabelecendo metas claras e métricas de desempenho para cada projeto implementado. As ações de marketing são definidas com base nos objetivos das empresas, após uma análise prévia antes de iniciar qualquer campanha.

Por esse motivo, a agência sempre elabora um planejamento estratégico que faz o mapeamento de todo o cenário, aponta os principais objetivos e estabelece as metas de crescimento. Além disso, as agências trabalham com OKRs e KPIs claros, o que permite saber quando é preciso impulsionar mais um canal, focar em outro, ou mudar o planejamento inicial.

Isso torna a tomada de decisão mais precisa, uma vez que todos os resultados são mensuráveis, com dados e análises.

Serviços de uma Agência de Marketing Digital que podem ajudar o seu negócio

É claro que uma agência de marketing digital para pequenas empresas, converte todas essas estratégias em serviços que podem ser combinados em pacotes para atender às necessidades individuais de cada empresa. Algumas empresas precisam do pacote completo, desde a criação de sites profissionais até o PR para promover o awareness da marca. 

Outras podem se concentrar apenas na criação de conteúdo e SEO. Existem também aquelas que se concentram na elaboração de estratégias de mídia social, incluindo a comunicação com clientes e o crescimento de suas redes

E por último, as que voltam toda a sua atenção para o crescimento, através da mídia online, análises de web analytics, trabalhando de forma congruente com a equipe de growth para criar hipóteses, realizar experimentos e testes A/B.

Então vamos conhecer os principais serviços de uma agência de marketing digital para pequenas empresas. 

Sites profissionais

Um site profissional é como um ponto comercial na internet para a sua empresa. Embora as redes sociais sejam úteis para conscientização da marca e o relacionamento com clientes, elas são apenas lugares emprestados com regras que podem mudar a qualquer momento.

No entanto, há uma grande diferença entre um site profissional desenvolvido por uma agência de marketing, e um criado em um construtor de páginas por pessoas não qualificadas.

Um site profissional é um projeto multidisciplinar, e deve ser encarado como tal. É necessário pensar na sua comunicação, design, usabilidade, otimização das páginas para mecanismos de busca (SEO), otimização de conversão (CRO), responsividade e muito mais. 

São muitos profissionais envolvidos para garantir que o projeto atenda às necessidades das empresas e traga resultados positivos. Em outras palavras, há um planejamento e estudo detalhado para fornecer informações relevantes e confiáveis sobre o seu negócio, produtos ou serviços.

Também existe a parte técnica no qual a agência junto com o seu time de especialistas vai pensar em qual plataforma usar, como criar um projeto mobile first, analisar a velocidade de carregamento das páginas, verificar apis de integração com outras plataformas etc. 

Ter um site é importante para estabelecer a presença digital da sua empresa de forma profissional, fornecendo informações precisas e confiáveis para os clientes, transmitindo a credibilidade da empresa, promovendo a marca e atraindo novas oportunidades de negócios.

Landing Pages

Uma Landing Page é uma ferramenta de marketing que tem como objetivo incentivar os visitantes a fazer uma ação, como preencher um formulário, se inscrever em uma newsletter ou comprar um produto. 

Normalmente, são usadas em campanhas direcionando um público segmentado e oferecendo uma proposta de valor clara e atraente, com um forte apelo à ação. A divulgação pode ser feita por meio de publicidade online, e-mail marketing ou compartilhamento nas redes sociais.

As Landing Pages são projetadas para serem simples, com distrações mínimas e uma mensagem clara. Elas podem incluir elementos como notícias, imagens, vídeos, depoimentos e provas sociais para estimular os visitantes a agir.

Campanhas de Mídia Paga

Você em algum momento enquanto estava navegando pela internet deve ter sido impactado por anúncios online. 

Essas campanhas publicitárias são veiculadas em diversas plataformas, como Google, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, TikTok, Twitter etc, e têm como objetivo ampliar o alcance e a visibilidade de uma marca, produto ou serviço, gerar tráfego para um site ou landing page, ou aumentar as conversões e vendas.

Ao contrário da publicidade tradicional, que muitas vezes é restrita aos grandes players do mercado devido ao alto custo, as campanhas digitais podem ser veiculadas com investimentos mais acessíveis e atingir um número considerável de pessoas. 

Os anúncios podem assumir diferentes formatos, como textos, banners, posts, stories, carrosséis e vídeos. Além disso, é possível criar segmentações com base em critérios como localização geográfica, interesses, idade, gênero, entre outros.

Essa variedade de formatos, tipos de mídia e segmentação de público pode ser usada para criar estratégias únicas que impactam os clientes em potencial no momento certo e na hora certa.

SEO (Otimização de Sites)

Quando uma busca é realizada no Google, os resultados relacionados à pesquisa são exibidos. Os primeiros resultados, identificados como “patrocinados”, são fruto de mídia paga. No entanto, existem ainda outros resultados em destaque na primeira página, que são exibidos organicamente, ou seja, sem a utilização de publicidade.

Esses resultados orgânicos são exibidos pois os sites foram otimizados através de uma estratégia chamada de SEO (Search Engine Optimization), que em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca”.

O objetivo do SEO é melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo, aumentando assim a visibilidade da empresa. Isso é feito através de técnicas que garantem que os sites mais relevantes e úteis sejam exibidos de acordo com a intenção de pesquisa dos usuários.

O SEO é uma ótima maneira de promover a sua marca, atraindo tráfego qualificado para o seu site e ocupando um lugar privilegiado nos mecanismos de busca. Além disso, pode ser uma boa fonte de conversões.

Embora seja uma estratégia de médio a longo prazo, exigindo trabalho constante de otimização e criação de conteúdo, aqui na agência combinamos SEO com mídia paga, pois são excelentes canais de tração para atingir clientes em potencial.

Growth Marketing

O Growth Marketing é uma prática relativamente nova que pode ser utilizada em diversas ações de marketing, com o objetivo de impulsionar o crescimento das empresas por meio da criação de hipóteses, experimentos, análise de dados e otimização.

Uma das abordagens mais comuns do Growth Marketing é a criação de ciclos de testes A/B, análise de métricas, formulação de hipóteses e geração de experimentos, permitindo a identificação de novas oportunidades de crescimento. 

Em vez de seguir um plano pré-definido, a ideia é testar diferentes abordagens e táticas de marketing para descobrir o que funciona melhor para o negócio.

O Growth Marketing é uma estratégia que pode ser aplicada tanto em empresas iniciantes quanto em empresas mais estabelecidas que buscam acelerar o seu crescimento. 

E-mail Marketing

Apesar do que se diz, o e-mail marketing não morreu. Na verdade, essa estratégia de comunicação ainda é altamente eficaz e uma ótima maneira de se conectar com sua audiência. Por meio do e-mail marketing, é possível enviar e-mails comerciais, informativos ou promocionais para uma lista de contatos.

A grande vantagem é que essas pessoas já fazem parte da sua base de dados, o que significa que provavelmente são pessoas interessadas em se relacionar com a sua empresa. O e-mail marketing permite que você estabeleça um relacionamento com esses leads ou clientes, fornecendo conteúdo relevante e valioso, além de promover seus produtos ou serviços.

Os e-mails podem ter diferentes finalidades, como newsletters, e-mails de boas-vindas, e-mails promocionais, convites para eventos, entre outros. É importante personalizar e segmentar o conteúdo de acordo com os interesses e preferências do seu público-alvo, a fim de aumentar a relevância e o engajamento dos usuários.

Social Media (Gestão de Redes sociais)

As redes sociais tornaram-se canais importantes para as marcas se comunicarem com seu público, permitindo a divulgação de conteúdo relevante e de qualidade, promoções, atendimento ao cliente e o monitoramento da imagem da empresa.

Há muitas plataformas com diferentes finalidades, como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, TikTok, Pinterest, entre outras. Na agência, utilizamos a metodologia de canais efetivos, ou seja, estamos presentes em todas as plataformas em que nossos potenciais clientes estão. Não precisamos divulgar a empresa em lugares que o seu público não está, é esforço desperdiçado para algo que não vai trazer resultados. 

Para mapear esse comportamento, realizamos o estudo de personas e o planejamento estratégico, assim, conseguimos ter certeza com quem estamos nos relacionando, o que nos permite criar uma comunicação eficaz para as redes sociais.

É crucial que a sua marca esteja presente nas redes, para isso, é necessário uma equipe experiente e dedicada, que saiba como construir uma presença forte e efetiva no ambiente de social media.

PR (Assessoria de Imprensa) 

Muitas PMEs (pequenas e médias empresas ) acreditam que a assessoria de imprensa é algo exclusivo para grandes corporações, no entanto, existem muitos veículos de mídia com preços acessíveis.

O trabalho de PR consiste em estabelecer e manter um relacionamento entre a empresa e os meios de comunicação, tais como jornais, revistas, sites, rádios, TVs, etc. Isso é feito através da divulgação de informações relevantes e estratégicas sobre a empresa e suas atividades.

Essa é uma excelente maneira de aumentar o reconhecimento de marca, divulgar notícias importantes sobre a empresa e gerar buzz para potenciais clientes.

Por que investir na presença digital?

Nos últimos anos, o número de pessoas que utilizam a internet para realizar negócios tem crescido significativamente, principalmente devido às mudanças nos hábitos de consumo e ao surgimento do consumidor digital. 

Esse consumidor está sempre conectado, utilizando diversos dispositivos e canais digitais para interagir com outras pessoas, estudar, trabalhar, ler avaliações de produtos/serviços, assistir filmes e séries, fazer compras online, e essa mudança comportamental tem impactado diretamente nos negócios.

Segundo o relatório da We Are Social e Hootsuite, em janeiro de 2021, mais de 4,6 bilhões de pessoas em todo o mundo usavam a internet, o que representa cerca de 60% da população global, dentre esses usuários, quase metade realizou compras online em 2020

Além disso, o comércio eletrônico no Brasil cresceu 47% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 87,4 bilhões, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen.

Investir na presença digital é essencial nos dias de hoje, já que a maioria dos consumidores faz buscas na internet, antes de efetuar uma compra ou contratação de serviços. A pandemia acelerou a digitalização dos negócios, obrigando as empresas a se adaptarem rapidamente ao mundo digital para se manterem competitivas.

Philip Kotler, o pai do marketing, afirma que o marketing digital é uma das principais ferramentas para as empresas alcançarem seus potenciais clientes. 

Por isso, é preciso investir em vários canais de tração para conquistá-los, desde a produção de conteúdo, presença nas redes sociais, estratégias de SEO e publicidade online.

A importância do Marketing para pequenas e médias empresas

As pessoas estão o tempo todo conectadas, esse é um dos principais motivos para o Marketing Digital ser essencial para o sucesso das empresas, independentemente do porte ou do segmento de atuação. 

Ele é responsável por entender as necessidades e os desejos do público-alvo, desenvolver estratégias para satisfazer as demandas, tornar a sua marca presente no cotidiano das pessoas, e gerar receita para o seu negócio.

Entre as principais razões para investir no marketing, podemos destacar:

  • Identificar e entender o público-alvo: através do estudo de personas, podemos entender suas dores, necessidades e desejos. Com essas informações, as empresas podem desenvolver produtos, serviços e campanhas que atendam às expectativas dos clientes.
  • Aumentar a visibilidade da marca: as estratégias de branding auxiliam a fazer com que sua marca se torne única, se destacando das demais, isso pode ser feito por ações de publicidade online, SEO, criação de conteúdo, presença nas redes sociais etc.
  • Gerar vendas e receita: as campanhas de mídia online com foco em performance, podem ajudar a aumentar as vendas e, consequentemente, a receita da empresa. Isso pode ser feito por meio de promoções, campanhas sazonais, remarketing, dentre outras ações.

  • Manter-se competitivo: investir em marketing é crucial para manter a empresa competitiva no mercado. As empresas que investem em marketing digital conseguem se destacar e atrair mais clientes, o que pode levar a um aumento nas vendas e no crescimento do negócio.
  • Desenvolver relacionamentos duradouros: O marketing desempenha um papel crucial na construção de um relacionamento duradouro com os clientes, aumentando assim a fidelização e a satisfação do público. Empresas que adotam uma comunicação eficaz, conseguem manter um relacionamento melhor com seus clientes, entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas, gerando assim um vínculo mais forte e duradouro.

Estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas

Uma agência de marketing digital para pequenas empresas está focada principalmente no sucesso do cliente. Já falamos anteriormente de alguns serviços que as empresas podem contratar para ajudá-las com o seu marketing digital. 

Então vamos listar as principais estratégias que as agências utilizam para que os clientes possam se destacar no mundo digital. É importante lembrar que existem diversas outras possibilidades de ações com potencial de crescimento para as empresas, portanto, as estratégias abaixo são apenas algumas delas:

Geração de Leads

A geração de leads é uma prática que consiste em criar estratégias para capturar informações de contato, como nome, e-mail e telefone, de possíveis clientes interessados nos produtos ou serviços de uma empresa.

O objetivo principal da geração de leads é adquirir contatos de clientes em potencial. Para isso, são criadas estratégias de funil de vendas, onde os leads são atraídos para o topo do funil através de conteúdo relevante. Posteriormente, eles são guiados para as próximas etapas, até chegarem no fundo do funil, onde se tornam clientes efetivos.

A geração de leads pode ser realizada através de diversas ações, tais como campanhas de mídia paga, e-mail marketing, SEO, réguas de automação e publicações em redes sociais.

É importante que as empresas criem um processo eficiente de gerenciamento de leads, para que possam nutrir esses contatos com conteúdo relevante e informações sobre os produtos ou serviços oferecidos, até que eles estejam prontos para realizar uma compra.

Awareness da marca

A construção de awareness da marca é um indicador fundamental para a eficácia da estratégia de comunicação de uma empresa, visto que impacta diretamente na percepção e na decisão de compra dos consumidores.

Quando uma marca desenvolve uma boa estratégia de awareness, ela tem mais chances de ser lembrada durante o processo de compra, o que pode resultar em um aumento no número de clientes.

Além disso, a construção de awareness da marca pode ter um impacto positivo na fidelização dos clientes. 

Quando os consumidores têm uma experiência satisfatória com uma marca que eles conhecem e confiam, eles têm uma tendência a se tornarem mais fiéis e recomendá-la para outras pessoas.

Vendas no e-commerce

Se você é dono de um e-commerce em fase inicial e quer impulsionar suas vendas, uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda.

A agência pode auxiliar a construir uma forte presença digital, estudando seu produto, definindo suas personas, analisando sua concorrência, otimizando sua plataforma e, por fim, desenvolvendo uma estratégia eficaz.

Além disso, as agências de marketing digital contam com profissionais experientes em tecnologia, que podem ajudá-lo com a parte técnica, indicando as melhores práticas do mercado, como fazer integrações e contratar plataformas que facilitam o processo.

Com a crescente importância do comércio eletrônico, as empresas precisam investir cada vez mais em estratégias de marketing digital para alavancar suas vendas online. Uma das formas de se destacar é trabalhar com uma agência especializada em marketing digital que pode trazer todo o suporte necessário para criar uma presença digital forte.

Uma agência experiente pode ajudar a identificar as melhores estratégias para o seu negócio, como SEO, mídia paga, marketing de conteúdo, presença nas redes sociais e remarketing. Essas táticas podem ajudar a atrair mais visitantes para a sua loja virtual, aumentando as chances de conversão em vendas.

Além disso, é importante considerar uma estratégia omnichannel, que integra as diferentes plataformas de vendas, como site, marketplaces e redes sociais, para proporcionar uma experiência de compra consistente e personalizada em todos os canais.

Visitas ao Local

Muitas empresas que possuem negócios locais não sabem que podem utilizar plataformas de mídia online para divulgar seus pontos comerciais. É possível criar campanhas de visitas ao local, para aumentar o tráfego de pessoas em uma determinada loja ou estabelecimento comercial. Essas campanhas envolvem a utilização de anúncios online para atrair potenciais clientes para visitar a loja em questão.

Para isso, as agências de marketing digital utilizam segmentação do público-alvo, geolocalização, horário de permanência das campanhas etc. É importante ter objetivos claros, como aumentar as vendas em determinado período, divulgar um novo tipo de produto, convidar as pessoas para um evento, entre outros.

É preciso ficar de olho nas métricas, saber o número de impressões, cobertura, cliques, CTR etc. Mas os principais KPIs que devem ser avaliados são: de visitas à loja, tempo de permanência e taxa de conversão, para então avaliar o sucesso das campanhas. Desta forma, será possível criar otimizações com base nos resultados, a fim de melhorar o retorno sobre o investimento.

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