Capa - Threads agora tem versão Web

Na semana passada, o Threads, rede social da Meta e concorrente do X (ex-Twitter), lançou a versão web da sua plataforma. Agora você pode usar o microblog através do seu navegador favorito, acessando o endereço: https://www.threads.net/login.

Essa atualização pode representar um passo importante para a plataforma na busca por reconquistar sua audiência inicial, que alcançou a marca de 100 milhões de usuários no lançamento, mas viu uma diminuição no seu número de acessos diários ao longo do tempo.

O anúncio mostra uma mudança de estratégia por parte da empresa, pois tradicionalmente a plataforma costumava ser exclusiva para apps. O Threads surgiu inicialmente como uma solução para uma comunicação entre amigos, ou seja, usuários que já tinham suas contas no Instagram e queriam um microblog, para criar pequenos textos.

Porém, o lançamento da versão web, indica uma expansão estratégica por parte da Meta, e uma resposta às exigências do mercado.

Possíveis implicações para os concorrentes

A versão web do Threads, pode ser o indicio de uma nova tendência entre as plataformas, onde as aplicações que antes eram exclusivamente móveis, estão vendo a possibilidade de ter mais formas de acesso.

O X (ex-Twitter) e o Bluesky possuem suas versões através de navegadores, portanto, a decisão do Instagram de expandir o Threads pode ser um alinhamento estratégico dentro desse cenário tão competitivo entre as plataformas.

Sabemos que no mundo das redes sociais, muda em pouco tempo. Como estamos numa fase de transição com uma nova geração se tornando dominante no mundo digital, é claro que os donos dessas empresas estão de olho no comportamento desses novos usuários.

E pelo que tudo indica, eles não se limitam apenas ao uso dos apps, gostam de explorar todas as possibilidades, inclusive usando a versão web das suas plataformas favoritas. 

Versão Web do Threads chega com “problemas básicos”e mudança de estratégia

Historicamente, o Instagram é bastante cauteloso em relação ao desenvolvimento das suas plataformas na versão web, seu principal foco são as experiências móveis.

Expandir o Threads para os navegadores em menos de dois meses desde seu lançamento, significa um afastamento do tradicionalismo da empresa.

Em termos de design, a interface da web é bastante similar ao seu aplicativo móvel. O CEO do Instagram, Adam Mosseri, compartilhou através do seu perfil.

Adam Mosseri fala sobre o lançamento da versão web do Threads.

“Estamos bastante empolgados para lançar a versão web do Threads nos próximos dias. Com essa nova experiência, você poderá criar postagens, ver seu feed e interagir com seus amigos. Nós sabemos que os usuários estavam esperando por esse lançamento…por esse motivo, estamos trabalhando duro para trazer tudo o que você adora do mobile para a web.”

Tela de login da versão Web do Threads

O design e usabilidade oferecem uma experiência bastante semelhante ao aplicativo móvel.

Feed com as últimas publicações da versão web do Threads.

Alguns usuários estão relatando problemas na versão Web da plataforma, um bug comum é ter que atualizar a página após compartilhar um “tópico”. Outro problema, é a função de alternar entre o feed “Seguindo” e “Para Você”.

O botão fica na parte inferior e do lado esquerdo da tela com um ícone com duas setas, uma em cima da outra e cada uma apontada para direções diferentes.

E isso é um grande problema de usabilidade, pois num momento você pode achar que quando o botão “Seguindo” está ativo, é esse tipo de conteúdo que será exibido. Sendo que na verdade você está em “Para Você”, e deve trocar para o conteúdo “Seguindo”. 

Algo bastante elogiado por parte dos internautas foi a versão “Dark” da plataforma, que para algumas pessoas é imprescindível, e ter essa opção disponível no lançamento da versão web do Threads, foi motivo de comemoração.  

Benefícios para profissionais de marketing

Além de abrir portas para um envolvimento mais amplo do usuário, a versão web do Threads permite que os profissionais de marketing alcancem seu público-alvo a partir de qualquer dispositivo.

Isto deverá dar às marcas mais possibilidades de interagir com seus seguidores. Pois ao mudar a forma de acessar uma plataforma, você muda o comportamento desses usuários, o que pode trazer novas formas de interação. 

Gostou do conteúdo?

Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.

Artigos Recomendados

Deixe seu comentário

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cadastre o seu e-mail em nosso newsletter

Assine nossa newsletter

Acompanhe todas novidades e conteúdos exclusivos sobre marketing, publicidade, digital, tecnologia e mundo corporativo.

    Suas informações de contato não serão divulgadas ou utilizadas para SPAM.
    ×
    Share via
    Copy link