Spotify lança Ad Studio no Brasil, sua plataforma de anúncios

Após o lançamento em diversos países, o Spotify anunciou a chegada do Ad Studio no Brasil, sua plataforma de publicidade voltada para pequenos e médios anunciantes. Seguindo a tendência de outros grandes players do mercado de tecnologia, o objetivo da empresa é popularizar ainda mais o áudio digital no mercado nacional e internacional. 

Com o Ad Studio, empreendedores de pequeno e médio porte terão a oportunidade de criar seus próprios anúncios e promover seus negócios para mais de 500 milhões de usuários ativos no Spotify em todo o mundo, incluindo no Brasil.

A plataforma oferece a possibilidade de segmentação detalhada para que os anunciantes impactem precisamente seu público-alvo, sendo possível segmentar por região, interesses, gênero, faixa etária e até mesmo comportamento do usuário dentro da plataforma. 

Embora o número de usuários ativos no Brasil não seja divulgado pela companhia, segundo dados da Comscore, existem mais de 38,6 milhões de usuários do aplicativo no país.

O lançamento do Ad Studio faz parte da estratégia do Spotify de se aproximar da nova geração de amantes da música digital, os anúncios impactarão os usuários da modalidade gratuita, que representam 60% do público no país. A plataforma também busca democratizar a publicidade de áudio para pequenas e médias empresas. 

A decisão de criar sua própria plataforma de anúncios foi tomada após a empresa considerar os estudos da Sonic Science em parceria com a MindProber, que identificaram que 75% dos ouvintes estão abertos a ouvir um anúncio em sua programação, desde que esteja alinhado às suas atividades no momento.

Para José Melchert, diretor do Spotify Advertising no Brasil, o número de usuários free ainda vai crescer muito e essa é uma forma de se conectar a eles. “Nossa estratégia está concentrada na geração mais jovem, especialmente na Geração Z, que compartilha a visão de não pagar por serviços e, em vez disso, prefere que sejam sustentados por publicidade”, diz o diretor.

O que é o Ad Studio do Spotify?

Site Spotify Ad Studio

O Ad Studio é uma plataforma de publicidade do Spotify, semelhante a outras como Meta Ads, Google Ads e TikTok Ads. Com ele, é possível criar e gerenciar campanhas publicitárias com várias opções de segmentação, como localização, idade, gênero, interesse e comportamento de audição.

Profissionais de marketing, agências de publicidade e anunciantes têm a possibilidade de criar anúncios de áudio que tocam entre as faixas, vídeos que são exibidos dentro do aplicativo mobile e campanhas de Display Ads, apresentando banners na versão desktop do aplicativo.

O Ad Studio também oferece relatórios personalizados para análises detalhadas do desempenho das campanhas, permitindo que os anunciantes monitorem métricas como alcance, impressões, cliques, CTR, taxa de interação e conversões.

Quando o Spotify Ad Studio foi lançado no mundo?

O Spotify Ad Studio foi lançado pela primeira vez em julho de 2017 nos Estados Unidos. É uma ferramenta de publicidade self-service para pequenas e médias empresas que desejam criar anúncios de áudio para o Spotify. Em outubro de 2017, a companhia lançou a plataforma para a Inglaterra, Canadá e Austrália.

Em abril de 2018, o Spotify lançou uma versão beta em vários países, entre eles a França, Alemanha, Espanha, Itália, Suécia e Noruega. No mês de novembro, ainda em 2018, o Ad Studio foi lançado oficialmente em todos os países europeus.

Em julho de 2019, o Ad Studio foi lançado no México e, em setembro do mesmo ano, foi lançado no Japão.

Quais tipos de anúncios é possível fazer no Spotify Ad Studio?

Criando anúncio no Spotify Ad Studio

O Spotify Ad Studio, é uma plataforma simples e objetiva, os tipos de mídia que podem ser veiculadas, são:

  • Anúncios de áudio: são anúncios que aparecem entre as faixas de música em playlists, estações de rádio e listas de reprodução do Spotify. Eles podem ter até 30 segundos de duração.
  • Anúncios de vídeo: os anúncios de vídeo aparecem dentro do aplicativo móvel. Eles também podem ter até 30 segundos de duração.
  • Anúncios de display: são imagens estáticas ou banners que aparecem no aplicativo desktop. Eles podem ter várias dimensões, dependendo do formato e localização.
  • Patrocínio de playlists: os anunciantes podem patrocinar playlists existentes no Spotify. Esse tipo de anúncio pode incluir uma mensagem personalizada, uma imagem e um link para o site do anunciante.

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