O que é URL Builder? Saiba como usar e rastrear suas campanhas

Você já teve problemas para saber exatamente se suas ações de marketing funcionaram? Com a cultura Data-Driven e de Growth dominando o mercado, é preciso medir tudo o que acontece em sua área de marketing, e se você não faz isso, com certeza está um passo atrás de outros players.

Para resolver esse problema, você deve conhecer o URL Builder, essa ferramenta auxilia na criação de UTM’s e URLs parametrizadas, para que você possa entender o desempenho de suas campanhas de marketing.

Quando falamos em tráfego pago, esse ponto se torna uma prioridade, pois se você vai investir o dinheiro da sua empresa, deve saber o que trará os melhores resultados. O URL Builder permite acompanhar campanhas, verificar o investimento e produzir insights que ajudam na tomada de decisão.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o URL Builder, seus recursos, benefícios e também como usar a ferramenta.

O que é URL Builder?

O URL Builder foi projetado para ajudar os profissionais de marketing a melhorar o rastreamento das suas campanhas publicitárias. Com essa ferramenta, você pode analisar o desempenho das ações de marketing, na sua ferramenta de Web Analytics, como o GA4. 

Com o URL Builder você adiciona parâmetros de rastreamento em sua URL, e através desse código é possível monitorar o desempenho das suas ações de Marketing. Este código de rastreamento é a combinação dos parâmetros da sua campanha e da URL final da sua Landing Page, site ou peça publicitária.

Com o URL Builder você também pode rastrear visitas ao seu blog, links de redes sociais, e-mail marketing etc. 

Esta ferramenta é ideal para pequenas e médias empresas que tem com poucas campanhas ou ações de marketing rodando simultaneamente. Quando falamos de grandes empresas o ideal é ter ferramentas mais robustas que automatizam e armazenam os parâmetros e seus resultados para futuras análises. 

O que é UTM e Links Parametrizados?

UTM (Urchin Tracking Module) são um conjunto de parâmetros adicionados a uma URL com a finalidade de acompanhar as visitas a uma página da web. Isso também é conhecido como URL parametrizada. 

Através do uso de uma URL Parametrizada (UTM), é possível rastrear as visitas de uma campanha, botão, publicação etc, permitindo compreender a sua origem, comportamento e ações.

Através dos parâmetros adicionados às URLs podemos monitorar o desempenho das ações de marketing. Esses parâmetros podem ter informações da origem do tráfego, a categoria da campanha, e o tipo de conteúdo que gerou interação (como banners, pop-ups, botões com chamadas de ação).

Essas informações auxiliam as empresas a entender a eficácia das suas ações de marketing, permitindo avaliar e adequar suas estratégias para melhorar seus resultados, desde a geração de leads, melhorar o engajamento, aumentar suas vendas etc.

Principais componentes do Google URL Builder

O Google URL Builder exibe os parâmetros da sua campanha como tags no final das suas URLs. Essas tags possuem cinco campos de formulário:

Origem da Campanha (utm_source):

Este parâmetro é utilizado para identificar a fonte do tráfego que direciona os visitantes para o seu link. Pode representar o nome de um site específico, um mecanismo de busca, o título de uma newsletter ou até mesmo uma rede social.

Exemplo: utm_source=google

Meio da Campanha (utm_medium):

Esse parâmetro define o meio da campanha, ou seja, identifica a mídia que o link foi usado. Pode ser relacionado a e-mails, redes sociais, custo por clique (CPC) ou qualquer outro método de distribuição.

Exemplo: utm_medium=cpc

Nome da Campanha (utm_campaign):

O utm_campaign tem a finalidade de identificar o nome da campanha ou promoção associada ao seu link. Pode incluir informações como o nome do produto, o tipo de venda, o nome de um concurso e assim por diante.

Exemplo: utm_campaign=black-friday-2023

Termo da Campanha (utm_term):

Geralmente esse parâmetro, é utilizado em campanhas de pesquisa paga para rastrear as palavras-chave clicadas e que exibiram o anúncio. Isso ajuda a avaliar o desempenho das keywords usadas.

Exemplo: utm_term=gestao-de-multas

Conteúdo da Campanha (utm_content):

Esse parâmetro é útil quando você tem vários links apontando para a mesma URL, como em e-mails ou em uma página de destino com diversos call-to-actions (CTAs). Ele permite diferenciar quais CTAs direcionam para a mesma URL, ideal para testes A/B.

Exemplo: utm_content=cta-botao

Benefícios do URL Builder

O URL Builder é uma ferramenta gratuita do Google para criar UTM’s e rastrear o que acontece no pós clique das suas campanhas de Marketing, ou seja, depois que os usuários clicam em um link parametrizado, ele direciona para um site ou landing page.

Vamos conhecer alguns benefícios:

Impulsionar campanhas de maneira eficaz: ajuda a determinar a eficiência das suas campanhas de marketing e permite descobrir quais precisam de melhorias. A partir dos relatórios, você pode saber quais ações ou canais geram a maior receita e então pode concentrar seus esforços de marketing nesses lugares.

Economiza tempo e dinheiro: ajuda você a economizar tempo e dinheiro. Com a visibilidade que a ferramenta possibilita, você consegue saber quais ações são mais efetivas e onde o seu ROI é maior.

Seu marketing se torna mais estratégico: com a análise de desempenho das campanhas, é possível determinar quais ações são mais efetivas, melhorando a visibilidade das novas campanhas, fazendo com que seu marketing se torne muito mais estratégico.

Biblioteca de conhecimento: conforme você coleta os dados de suas ações de marketing, um histórico do que deu certo ou errado é armazenado tanto na documentação quanto na base de dados. Isso faz com que a equipe de marketing tenha benchmarks para campanhas futuras, tornando as estratégias mais eficazes.

Quando usar o URL Builder em suas campanhas?

Você pode usar o URL Builder na maioria das situações em que precisa medir as ações de suas campanhas. Ou seja, todo o tráfego direcionado para o domínio da sua empresa pode e deve ser medido. Esta é a única forma de ter certeza e conseguir mensurar os resultados de suas ações de marketing.

Saiba onde você deve utilizar o URL Builder:

  • Anúncios de Redes Sociais (Social Ads);
  • Anúncios baseados em Palavras-chave (SEM);
  • Anúncios de Display e Vídeo;
  • Mídia Programática e Out of Home;
  • Postagens em redes sociais;
  • Campanhas de e-mail Marketing;
  • Links internos de Materiais Ricos.

Aprenda a usar o URL Builder

Agora você já sabe a importância em medir suas ações de Marketing, também já aprendeu sobre o conceito de UTM’s e Links Parametrizados. Então vamos explorar a ferramenta e aprender na prática a usar o URL Builder. 

Etapa 1: acesse o URL Builder

Clique no link e acesse o endereço no seu navegador: https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/

URL Builder - Página Inicial

Como é possível perceber, é bastante simples e intuitivo o URL Builder. Você terá que preencher o formulário de acordo com as instruções.

Etapa 2: insira os parâmetros da sua campanha

No espaço ‘URL do Site’, digite o endereço da Página que você deseja acompanhar. Faça o mesmo para os outros campos do formulário, ‘ Campaign Source ‘, ‘ Campaign Medium’, ‘ Campaign Content’, colocando os dados conforme ensinamos anteriormente. 

URL Builder - Inserindo paramêtros

Etapa 3: gere sua URL de rastreamento

Após inserir todos os campos relevantes, o URL Builder irá gerar uma URL da campanha, que pode ser copiada ou encurtada. Para encurtar o link, você precisará de uma conta Bitly ou outra ferramenta de preferência.

Link gerado automaticamente - URL Builder

Passo 4: Insira o Endereço de Rastreamento nas Campanhas

Copie o endereço de rastreamento e cole-o os códigos nas suas campanhas de e-mail, postagens de blog ou campanhas de mídia online etc.

Como medir os resultados no GA4?

Você já entendeu a importância de parametrizar uma URL, também aprendeu para que serve cada parâmetro e, por último, como criar a suas UTM’s utilizando o URL Builder.

Agora é o momento de medir o desempenho das suas campanhas. Será que foram bem-sucedidas? Quantos cliques elas geraram? Quantas conversões alcançaram? Seu ROI foi positivo, negativo ou neutro? Para responder a essas perguntas, vamos aprender a medir no GA4.

É importante lembrar que o antigo Universal Analytics, conhecido como Google Analytics, foi descontinuado. Com a chegada do GA4, existem algumas diferenças na forma de visualizar suas URLs parametrizadas.

Vamos descobrir onde encontrar as suas URLs parametrizadas:

GA4 – Relatório 01

Siga o caminho listado abaixo para acessar o relatório:

Relatórios → Aquisição → Aquisição de usuários → Campanha do primeiro usuário (aplique o filtro)

GA verificando a UTM - Campanha do primeiro usuário (aplique o filtro)

GA4 – Relatório 02

Relatórios → Aquisição → Aquisição de usuários → Origem atribuída ao primeiro usuário (aplique o filtro)

GA verificando a UTM - Origem atribuída ao primeiro usuário (aplique o filtro)

Conclusão

Neste artigo, você compreendeu a importância de conseguir rastrear suas URLs por meio das UTMs e Links Parametrizados. Você também aprendeu quais são os principais parâmetros que compõem uma URL parametrizada e quando deve aplicar essa técnica.

Por último, você aprendeu a usar o UTM Builder para facilitar e otimizar a criação de suas parametrizações, a fim de mensurar suas campanhas de publicidade.

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