Capa - Como o GA 4 usa IA para aprimorar seus dados de marketing

Talvez você não esteja ciente, mas grande parte do conhecimento baseado em dados que você utiliza regularmente no GA4 é gerado pela inteligência artificial (IA).

Recursos como insights automatizados, análises personalizadas e recomendações, mostram como a IA pode orientar nas melhores decisões de marketing.

Em um vídeo recente no canal do Google Analytics no YouTube, o líder de relações com desenvolvedores do Google, Matt Landers, apresentou uma visão geral desses recursos.

Informações automatizadas

Um dos recursos orientados por IA mais relevantes no GA4 são os insights automatizados.

Os insights automatizados aparecem no centro do painel em formato de gráficos rápidos. Não é preciso nenhum conhecimento avançado na plataforma para conseguir fazer uma leitura dessas informações.

Insights gerados por IA no GA4

Esses gráficos são gerados por aprendizado de máquina, e os insights automatizados analisam constantemente os dados do seu ecossistema de marketing (site, campanhas, origens) em busca de mudanças incomuns ou tendências.

Por exemplo, se o tráfego da pesquisa orgânica de repente der um salto de mais de 50% nas conversões, o GA4 vai identificar esse padrão incomum como um insight.

Diferentemente de um analista que fica examinando detalhadamente as métricas em busca de variações, a IA busca alterações estatísticas significativas que possam afetar seus negócios. Ela filtra “esse ruído” para destacar o que realmente importa.

Com o tempo, o sistema aprende a oferecer insights personalizados para o seu negócio com base no seu feedback. Ou seja, conforme você vai apontando o que faz a diferença para você, a ferramenta vai entendendo o padrão, e o que é valioso para o seu negócio.

Quer ver alguns vídeos oficiais sobre o Google Analytics 4? Entre no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@GoogleAnalytics/videos

Crie seus insights personalizados

Embora os insights automatizados se concentrem na detecção de padrões incomuns, os insights personalizados permitem definir as métricas e limites que você deseja rastrear.

Com até 50 insights personalizados disponíveis por propriedade, você pode ajustá-los para monitorar o que é importante para o seu negócio.

Por exemplo, é possível configurar notificações de alerta quando o tráfego móvel cair em menos de 25% das visitas, esse pode ser um alerta importante para o seu negócio, se boa parte da origem das suas conversões vier de celulares e smartphones.

Da mesma forma, você pode receber avisos quando as compras de tráfego de referência representarem mais de 20% da receita, isso pode indicar alguma tendência externa. Será que algum blog ou portal famoso, citou a sua empresa em uma publicação?

Essa flexibilidade ajuda a criar vários cenários que podem ser importantes para tipos específicos de negócios. Além disso, é possível receber essas notificações por e-mail, assim você pode se ocupar com outras atividades e ser alertado quando algo incomum acontecer no seu site.

Em breve vamos fazer uma publicação de como criar insights personalizados no GA4.

O assistente de IA oferece dicas práticas

Um dos recursos de IA são as recomendações personalizadas.

Assim como ter um analista para te auxiliar em novas ações de marketing, esse recurso sugere maneiras de aprimorar suas ações para atingir as suas metas.

A IA pode recomendar a redução do lance do anúncio para uma palavra-chave se o custo de aquisição for muito alto, permitindo melhorar o desempenho da campanha. Ou expandir seu alcance usando públicos semelhantes com base nos seus clientes atuais.

Com pequenas configurações você pode determinar os seus objetivos de marketing e a IA faz o trabalho analítico pesado para oferecer oportunidades de otimização.

O Google Analytics 4 fornece aos profissionais de marketing um sofisticado kit de ferramentas de IA para testar seus experimentos e descobrir novas oportunidades de crescimento.

Insights automatizados revelam mudanças significativas em seus dados e permitem o rastreamento granular das principais métricas. E as recomendações fornecem um assistente analítico para orientar quais são as melhores decisões.

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