Google anuncia Search Labs: novos recursos de pesquisa com IA

No Google I/O 2023, realizado ontem, a empresa surpreendeu ao anunciar uma nova plataforma chamada Search Labs. Em seu blog oficial, a empresa compartilhou detalhes sobre a iniciativa.

Agora, os usuários têm a oportunidade de explorar e testar experimentos do seu buscador em estágio inicial diretamente do Search Labs. Essa novidade promete trazer ainda mais inovação e personalização ao mecanismo de busca mais popular do mundo.

“A experimentação faz parte do DNA do Google. Todos os anos, fazemos centenas de milhares de testes e experimentos para descobrir como tornar o Google mais útil para vocês. É por isso que estamos apresentando o Search Labs, uma nova maneira dos usuários se inscreverem para testar novos produtos e ideias inovadoras que estamos explorando.” – disse David Gasca, Diretor de Gestão de Produto do Google no Blog oficial.

O objetivo do Google Search Labs é proporcionar aos usuários uma prévia das ideias inovadoras do Google para o seu mecanismo de busca, a fim de obter feedback da comunidade sobre como aprimorar esses recursos.

Atualmente, a lista de espera do Google Search Labs está disponível apenas para quem mora nos Estados Unidos. A plataforma tem como propósito aperfeiçoar continuamente a experiência do usuário através da utilização de inteligência artificial.

Dessa forma, a empresa pode adquirir insights e coletar feedback dos usuários em relação a esses novos recursos, visando aprimorar ainda mais a experiência de busca.

Quais experimentos estão disponíveis no Search Labs?

Os experimentos do Search Labs serão disponibilizados por tempo limitado, permitindo que os usuários realizem testes iniciais. Após a coleta dos resultados, esses experimentos serão removidos. O Google destacou três ideias relacionadas a busca em seu blog oficial, nos quais a empresa está trabalhando.

Search Generative Experience (SGE): o SGE usa a inteligência artificial para aprimorar a experiência dos usuários durante suas buscas. Por exemplo, ao pesquisar “como fazer uma pizza portuguesa”, o SGE é capaz de fornecer uma receita completa, incluindo um tutorial em vídeo e a lista de ingredientes, tudo em uma única visualização.

Dicas de Código: os desenvolvedores também serão beneficiados pela IA. Enquanto eles digitam o código na barra de pesquisa, a inteligência artificial vai fornecer sugestões relevantes a sua “pergunta”. Sabemos que muitas vezes os desenvolvedores recorrem ao buscador para encontrar soluções rápidas nos códigos de suas aplicações.

Por exemplo, ao digitar uma função em PHP, será exibida na barra de pesquisa uma documentação ou tutorial que auxilie o profissional nesse processo. Dessa forma, a inteligência artificial do Google proporcionará suporte aos desenvolvedores durante suas tarefas de programação.

Adicionar a Planilhas: pode ser usado para adicionar resultados de pesquisa em planilhas. Esse tipo de funcionalidade é bastante útil para profissionais de Marketing e SEO.

A automação desse processo pode melhorar a produtividade das equipes, permitindo que os profissionais coletem e organizem os resultados de busca e integrem às suas planilhas. Dessa forma, eles podem acessar rapidamente dados relevantes e utilizá-los para análises e relatórios

O Google espera que os usuários deixem seus feedbacks sobre os experimentos para “tornar seus produtos ainda melhores” e descobrir se é necessário fazer ajustes nesses recursos antes de lançá-los em sua versão final.

Os usuários do Google podem entrar na lista de espera no site oficial do Google Search Labs ou ativar o ícone de Labs no aplicativo do Google ou na nova página de guia do Chrome. O Google Search Labs não é o Google Labs, que também foi anunciado pela empresa.

Se você mora nos Estados Unidos, pode entrar na fila de espera do Search Labs. Saiba mais em labs.google.com/search.

Gostou do conteúdo?

Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.

Deixe seu comentário

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cadastre o seu e-mail em nosso newsletter

Assine nossa newsletter

Acompanhe todas novidades e conteúdos exclusivos sobre marketing, publicidade, digital, tecnologia e mundo corporativo.

    Suas informações de contato não serão divulgadas ou utilizadas para SPAM.
    ×
    Share via
    Copy link