O que é Pixel no Marketing Digital

O que é o Pixel no Marketing Digital? É um trecho de código que auxilia no rastreamento e monitoramento do desempenho das suas campanhas ou ações de Marketing. 

Embora seja uma explicação resumida, sabemos que para quem está começando a trabalhar com o mundo digital ou está empreendendo e quer divulgar o seu negócio, pode se perguntar: O que é Pixel no Marketing Digital? 

Independente de qual é o seu caso, é importante saber que o Pixel é parte fundamental para o sucesso da sua estratégia de Marketing Digital. Por esse motivo, vamos explicar o que é um Pixel, onde é usado, para que ele serve e sua origem.

O que é o Pixel no Marketing Digital e como funciona?

Com o passar do tempo, as empresas amadureceram no ambiente digital, a cultura Data-Driven se tornou cada vez mais presente nas organizações, à medida que os executivos, líderes e empreendedores buscavam entender com maior precisão seus investimentos em marketing.

Conforme a publicidade online e a análise de dados se tornaram mais avançadas, foram surgindo meios de medir o que era feito. No início dos anos 2000, surgiram as primeiras formas de medir cliques e conversões. Com o surgimento das plataformas de publicidade online e programática, houve um avanço significativo em como era feito o rastreamento de dados e análises pelos anunciantes. 

Todo esse avanço tecnológico fez com que as plataformas evoluíssem para ter dados mais precisos e análises mais profundas. Esse foi um fator chave para o surgimento do Pixel no Marketing Digital, da forma como conhecemos hoje. 

O Pixel no Marketing Digital é um pequeno trecho de código que pode ser incorporado ao seu site ou em uma página, e tem o intuito de coletar informações sobre as atividades dos visitantes em suas ações de marketing, que podem ser campanhas, disparos de e-mail marketing etc. 

Seus benefícios são muitos, desde a coleta de dados, rastrear as ações dos usuários pré e pós clique. Também é possível medir as conversões, que podem ser qualquer ação importante para o seu negócio, por exemplo: o preenchimento de um formulário, entrar em contato no Whatsapp ou até mesmo a venda de um produto. 

Uma das principais utilizações do Pixel no Marketing é a mensuração do desempenho, pois com suas informações detalhadas como taxas de cliques, taxas de conversão, custo por conversão, é possível otimizar as campanhas, medir o ROI, ROAS e ter uma previsibilidade do desempenho das suas ações.

Por que o Pixel no Marketing Digital para as empresas é tão importante?

Independentemente do tamanho da empresa ou quem está anunciando, é preciso saber o desempenho das suas campanhas. Empresas pequenas com um budget mais limitado, não podem se dar ao luxo de ter um custo alto em sua publicidade online e não obter resultados, já os grandes players do mercado, precisam saber onde está o seu maior faturamento. 

Portanto, em ambos os casos, o Pixel no Marketing Digital representa um papel fundamental para otimizar as campanhas, reconhecer o público-alvo e aumentar suas taxas de conversão. 

Através dele, podemos identificar clientes em potencial e obter informações como idade, gênero, preferências pessoais etc. Além disso, também é possível fazer a otimização dos resultados de acordo com o desempenho das campanhas. 

Essa é uma das grandes vantagens do Marketing Digital, enquanto na publicidade tradicional nós não conseguimos mudar a campanha depois que foi lançada, no Marketing Digital, existe essa flexibilidade.

Ou seja, de acordo com os resultados você e sua equipe de marketing podem alterar suas campanhas que não estão trazendo resultado, ou até mesmo, melhorar as que estão com maior lucratividade.

Podemos afirmar que o Pixel no Marketing Digital:

  • É importante para medir os resultados das suas campanhas;
  • Faz parte da cultura de Growth e Data-Driven;
  • Coleta resultados sobre o público-alvo do seu negócio;
  • Permite a análise do tráfego gerado em suas campanhas ou site.

Como fazer Pixel no Marketing Digital?

Quando se trata das principais plataformas de Mídia Online, como o Meta Ads, Google Ads, Twitter Ads (atual X), o LinkedIn Ads e o Pinterest Ads, todas elas oferecem áreas específicas para gerar o Pixel de Conversão.

O que pode ocorrer é que algumas dessas plataformas utilizam diferentes termos para se referir ao “Pixel”. Um exemplo é o Google Ads, na plataforma o Pixel é chamado de “Tag de Conversão”

Porém, devemos entender que se trata apenas de uma questão de nomenclatura, uma vez que se refere ao mesmo trecho de código que desempenha a função de medir o desempenho das suas campanhas.

Então vamos entender como criar o Pixel de Conversão nas ferramentas Meta Ads e Google Ads. 

Criando Pixel no Google Ads

No Google Ads, acesse o Menu Superior > Métricas > Conversões. 

Google Ads - Selecione Conversões no Menu Superior

Se você ainda não tiver criado nenhuma Tag de conversão, será apresentada uma tela como essa abaixo: 

Google Ads - Tela caso nunca tenha criado nenhuma ação de conversão

Então clique em Nova Ação de Conversão.

Na próxima tela você pode escolher o objetivo da sua conversão. Cada um desses boxes representa um escopo do que pode ser feito:

Google Ads - Escolher o tipo de acompanhamento de Conversões

  • Site
    • Vendas on-line;
    • Cliques no link;
    • Visualizações de página;
    • Inscrições.
  • Aplicativo
    • Instalação de Apps;
    • Compras no Aplicativo;
    • Ações no Aplicativo;
  • Ligações Telefônicas
    • Chamadas a partir de anúncios;
    • Ligações para um número no seu site;
    • Cliques no número de telefone em sites móveis;
  • Importação
    • Google Analytics;
    • Salesforce;
    • Conversões de lead off-line;
    • Vendas por telefone.

No exemplo, vamos selecionar a primeira opção Site > Inscrições. A grande maioria das empresas utiliza a estratégia de geração de Leads. 

Você pode optar por criar as conversões manualmente ou de forma automática. Sempre recomendamos a opção manual, pois assim os responsáveis pelo seu marketing vão ter mais controle sobre as ações e comportamentos. 

Google Ads - Tela de Conversões Manuais

Caso necessite de um especialista em Marketing, Mídia ou Tagueamento recomendamos a contratação, pois esses profissionais são qualificados para criar um estudo de Tags e aplicar o seu Pixel de forma correta. Se precisar contratar uma empresa especializada, nós da Agência Follow fazemos esse tipo de serviço, saiba mais em nossa página de Digital & Tech

Nesta tela temos diversas opções referentes ao Pixel, vamos dar uma explicação breve de cada uma delas:

Google Ads - Tela de Configuração de Conversões

Otimização de Meta e Ação: Nesse campo você seleciona qual o objetivo da sua conversão, pode ser: compra, adicionar ao carrinho, contato, enviar lead etc. Tudo depende da opção que você escolheu nos boxes iniciais. 

Nome da Conversão: É aqui que você adiciona o nome da sua conversão, recomendamos criar um padrão de nomenclatura, pois dependendo do seu projeto a padronização pode facilitar no entendimento da Tag e em sua manutenção. 

Valor: Como optamos pela conversão de geração de Leads, escolhemos “não usar valor para conversão”. Caso você tenha um E-commerce, escolha uma das primeiras opções

Contagem: Essa também é outra opção que você deve tomar cuidado caso tenha um E-commerce, pois todas as conversões podem ter valor. Caso opte por gerar um Cadastro é melhor escolher a opção “Uma”. Somente em casos muito específicos você vai optar por contar todas as conversões. 

Opções Avançadas: Em opções avançadas, temos uma série de configurações, desde janelas de conversão até o modelo de atribuição. Caso ainda não tenha experiência no Google Ads, opte por deixar a sugestão da plataforma. 

Agora que você terminou todas as configurações, deve instalar o Pixel em seu site. Existem diversas formas que podem ser feitas, desde a instalação manual (procure um programador), através do Google Tag Manager, ou caso utilize uma plataforma conhecida no mercado, busque por plugins, eles podem facilitar o processo de instalação do Pixel. 

Criando Pixel no Meta Ads

Para criar o Pixel na Meta Ads, são necessárias algumas etapas antes de criá-lo. Nesse artigo, não vamos entrar nesses detalhes. 

Mas você vai precisar criar sua conta na Meta for Business e uma Conta de Anúncios. Agora que você já tem a conta de negócios, vamos aos passos para criar o Pixel de Conversão na Meta. 

Entre na Meta for Business, abra o Menu tipo Hambúrguer > Gerenciador de Eventos. 

Clique no botão verde – conectar fontes de dados, será aberto um menu do tipo popup, então selecione a primeira opção, Web.

Será solicitado que você dê um nome para o novo conjunto de dados.

Então, será exibida uma tela com um wizard, no qual você pode obter orientação de qual a melhor forma de configurar o seu pixel, ou você pode configurar manualmente, vamos selecionar a opção faça você mesmo (configurar manualmente).

Essa é uma opção importante. Você terá duas opções: API de Conversões e Pixel da Meta e Pixel da Meta Somente. No exemplo, vamos selecionar Pixel da Meta Somente, para que o tutorial fique mais simples, em outra publicação abordaremos a API de conversões.

Nessa penúltima tela pode selecionar a opção: Configurar Manualmente. Essa opção é a recomendada para a maioria dos casos. 

Agora será exibido o código do Pixel. Esse código você enviar para o seu desenvolvedor para aplicar no seu site, ou também pode utilizá-lo para aplicar através do Google Tag Manager.

Quando você deve usar o Pixel na sua estratégia?

Nós sabemos que empresas que estão começando melhoram os seus processos de acordo com o tempo. Desde sua área de vendas, tecnologia e até mesmo o seu marketing. Mas existem algumas recomendações de mercado que devemos seguir, uma delas é na criação e na implantação do Pixel ao iniciar a veiculação das campanhas. 

Qual o motivo para isso? Assim que seus anúncios começarem a ser apresentados para o público, as plataformas de Ads vão entender quais públicos são mais efetivos, respondem melhor ao seu anúncio, e assim, a sua entrega fica muito mais otimizada. 

Um outro ponto, é que nas plataformas existem objetivos como conversão e vendas, para que elas entendam qual o público converte ou compra mais, é preciso do pixel, pois ele serve como um container que auxilia na coleta de resultados e entendimento desses públicos. 

Para quem não tem conhecimento técnico ou não pode contratar um programador, é importante lembrar que a instalação do pixel é bastante simples e pode ser realizada por indivíduos sem habilidades de programação.

Como já dissemos anteriormente, as plataformas mais usadas no mercado, já possuem plugins que facilitam a instalação, você também pode usar o Tag Manager que é a plataforma do Google para implantação de tags, e por último, pode fazer manualmente, que na sua grande maioria das vezes, é copiar um trecho de código e colar em uma área específica.

7 benefícios do Pixel no Marketing Digital

Já explicamos o que é o Pixel no Marketing Digital, quando deve utilizá-lo e como aplicar no seu site pelo Google Ads ou Meta Ads. Então é importante conhecer as suas vantagens, por esse motivo, listamos os benefícios que esse trecho de código pode melhorar os seus anúncios e campanhas online. 

  1. Rastreamento de Conversões: Esse com certeza é um dos principais fatores, quando anunciamos queremos obter resultados, e o Pixel permite que você rastreie conversões. Com ele podemos ter informações das compras em nosso E-commerce, inscrições em formulários, downloads de aplicativos, entre outros. Isso ajuda a medir a lucratividade das suas campanhas de marketing.
  1. Remarketing: Essa é uma das estratégias mais utilizadas quando um visitante interage com o seu anúncio, mas não efetua nenhum tipo de ação. É a oportunidade que temos para tentar de alguma forma, impactar novamente essa pessoa. Com base no comportamento dos visitantes, você pode segmentar anúncios para usuários que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Isso aumenta as chances de conversão.
  1. Análise de Público-Alvo: Como já explicamos, o Pixel serve como um container usado para coletar dados sobre o público que visita o seu site ou interage com as suas campanhas, dessa forma, é possível ter informações como: idade, localização, interesses e comportamento.

  2. Otimização de Campanhas: Com os dados coletados pelo Pixel e o processo de Machine Learning das plataformas de Mídia Online, é possível otimizar suas campanhas, para que elas melhorem cada vez mais os resultados. Esse ponto está ligado diretamente com o investimento e lucratividade da sua empresa com relação às campanhas de mídia online.

  3. Acompanhamento de Eventos Personalizados: Você pode configurar o Pixel para rastrear eventos personalizados, como cliques em botões, visualizações de vídeos, adições ao carrinho de compras etc. Pode parecer algo superficial para quem está iniciando, mas com o passar do tempo e a maturidade no processo, cada evento pode fazer a diferença para o sucesso ou fracasso de uma campanha de Marketing Digital.

  4. Testes A/B: Se você adota a metodologia do Growth Marketing em suas ações de Marketing, sabe o quanto é importante os testes. Através das hipóteses, análises e testes, podemos entender quais ações tiveram sucesso ou não. O Pixel pode ser usado para medir o desempenho dessas ações, permitindo que você execute testes A/B.

  5. Personalização: Esse é um dos pontos chave para o sucesso na grande maioria das campanhas. Com tantas empresas fazendo mais do mesmo, apostando em receitas já utilizadas, quanto mais você personalizar a sua mensagem, melhor será o desempenho das suas campanhas. As pessoas querem ver uma publicidade que converse com elas, entenda suas dores e seus desejos. 

O Pixel auxilia coletando dados de desempenho das suas campanhas e comportamento dos usuários, o que permite que você personalize a sua experiência em seu site e campanhas de marketing, criando segmentações e comunicação mais relevantes e atraentes.

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