
Já sabemos que o Google é conhecido por realizar testes e experimentos em suas plataformas, buscando sempre melhorar a experiência do usuário e potencializar seus resultados. Recentemente, o site de notícias Android Police informou que a empresa está testando a inclusão de “recomendações” de aplicativos na barra de pesquisa da Play Store.
Ou seja, quando os usuários que usam o sistema Android acessam o menu de pesquisa da Play Store, um anúncio de um aplicativo é exibido na tela. Caso esse novo formato seja implementado, pode representar uma importante fonte de receita adicional para a empresa, além de oferecer novas oportunidades para os desenvolvedores e anunciantes divulgarem seus aplicativos.
Com essa iniciativa, o Google busca criar novas oportunidades para que os desenvolvedores de aplicativos possam alcançar novos usuários e aumentar a base de instalações. Ao mesmo tempo, a empresa tem a possibilidade de ampliar sua receita e consolidar ainda mais sua posição como uma das principais plataformas de publicidade do mercado.
Mishaal Rahman, jornalista especializado em Android e Co-apresentador do programa All About Android do TWiT. Disse em seu Twitter:
“Pessoalmente, não me importo de ver os anúncios aparecerem em mais lugares no Google Play. Eu simplesmente não tinha visto isso antes/pensei que isso poderia ser novo, então gostaria de compartilhar essa descoberta.”
Além disso, o jornalista compartilhou uma imagem de como está sendo exibido os anúncios em seu smartphone:

O que diz o Google sobre o teste de anúncios?
O porta-voz do Google confirmou o experimento e disse que a empresa testa novos recursos na Play Store de tempos em tempos. Porém, eles não ofereceram mais informações sobre testes de anúncios específicos, mantendo alguns experimentos sem divulgação para o público final, coletando os resultados anonimamente.
“Testamos regularmente novos recursos e formatos de anúncios para melhorar a descoberta de aplicativos para os usuários do Google Play e ajudar os desenvolvedores a alcançar seu público, mas não temos nada específico para anunciar no momento”, disse o porta-voz da empresa.
Como novos espaços publicitários podem impactar na receita do Google?
Quando a Apple introduziu novas localizações para seus anúncios na App Store no ano passado, especialistas previram que a mudança poderia gerar mais de um bilhão em receita adicional para a empresa.
A receita gerada pela Google Play Store por meio de anúncios é mantida em sigilo pela a empresa, segundo estimativas do Statista, a loja de aplicativos teria gerado cerca de US$ 48 bilhões em 2021. No entanto, em um processo legal relacionado a uma acusação antitruste, gerou um prejuízo para o Google no valor de US$ 11,2 bilhões.
Por esse motivo, a empresa tem cada vez mais estudado a capacidade de ampliar a sua lucratividade através de anúncios na sua plataforma de aplicativos. Essa também é uma forma de ajudar os desenvolvedores e anunciantes a divulgarem mais os seus aplicativos.
Gostou do conteúdo?
Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.