Google vai unificar a janela de conversões do GA4 e Google Ads

O Google anunciou no início desta semana, uma mudança significativa para os usuários das plataformas Google Ads e GA4.

A partir de 31 de março de 2023, o Google Ads usará as configurações da janela de conversão do GA4, ou seja, agora as conversões entre as plataformas serão unificadas e não mais configuradas de forma independente como era feito.

A janela de conversão se refere ao período após uma interação com o anúncio (como um clique, preencher um formulário ou exibição de vídeo), isso é registrado como uma conversão.

Atualmente, as configurações da janela de conversão podem ser definidas de forma independentemente entre as ferramentas, levando a discrepâncias nos relatórios de desempenho entre as duas.

Para os profissionais de Marketing, essa é uma excelente notícia, pois o maior “pesadelo” de qualquer profissional de Web Analytics, BI e Mídia On-line, são as discrepâncias entre as conversões no Google Ads e GA4 (Google Analytics). 

O Google está se esforçando para melhorar as suas ferramentas, por esse motivo, atualizará automaticamente as configurações da janela de conversão para as conversões importadas do GA4 no Google Ads, garantindo consistência nos relatórios.

O anúncio da mudança está sendo feito por e-mail, o Google está notificando os usuários da plataforma.

Se sua conta tiver conversões com configuração de janelas inconsistentes no GA4 e no Google Ads, você poderá receber um e-mail informando sobre essa alteração.

Conteúdo do e-mail

“Atualizaremos automaticamente suas configurações de janela de conversão para conversões importadas do GA4 no Google Ads.

Em 31 de março de 2023, atualizaremos automaticamente sua configuração da janela de conversão no Google Ads para corresponder à configuração da janela de conversão no GA4. Depois desta data, as alterações na configuração da janela de conversão poderão ser feitas na diretamente na interface do usuário do Google Analytics”

Saiba mais sobre o GA4 

GA4 é a quarta versão do Google Analytics, e sucessora do Universal Analytics, versão anterior da plataforma.

Google Analytics 4 apresenta várias melhorias em relação ao UA, com uma abordagem centralizada no usuário, em conformidade com a LGPD, análises avançadas e recursos de integração com outras ferramentas do Google, como o BigQuery.

O Universal Analytics será descontinuado em 1º de julho de 2023. Se o seu negócio ainda não está configurado com o GA4, recomendamos que faça o quanto antes para que ele possa ter tempo de coletar os dados. 

Principais novidades do GA4

  • Abordagem centrada no usuário: a plataforma mudou sua principal forma de analisar os dados, ao invés de priorizar sessões individuais, ela foca em eventos, o que permite uma visão mais holística do usuário em todas as suas interações com o site ou aplicativo.

  • Privacidade aprimorada: recursos de privacidade aprimorados, como anonimização de dados e suporte a ITP 2.0 do Safari, o que torna mais fácil cumprir as leis de privacidade de dados.

  • Análise aprimorada: análises avançadas e em tempo real, modelos de aprendizado de máquina, previsão e segmentação, ou seja, permite análises mais profundas do comportamento do usuário.

  • Integração com outras ferramentas do Google: O GA4 está integrado com outras ferramentas do Google, como o BigQuery, o Google Ads e o Google Tag Manager, o que permite uma visão mais integrada de todas as suas campanhas de marketing e análises.

Integração entre o GA4 e o Google Ads

A integração entre o Google Analytics 4 (GA4) e o Google Ads permite que você visualize dados de suas campanhas e relatórios de desempenho diretamente no GA4. Essa integração fornece informações mais precisas sobre a eficácia das suas ações, ajudando a otimizar seus esforços de marketing e maximizar o ROI.

Os recursos avançados de análise e relatórios do GA4 permitem entender melhor o desempenho das suas campanhas e auxiliam na tomada de decisão, melhorando o seu entendimento sobre suas ações de marketing.

Como integrar o GA4 e o Google Ads

  1. Certifique-se de que o ID de acompanhamento do GA4 esteja vinculado à sua conta do Google Ads. Para isso, acesse a sua conta do Google Ads, clique em “Ferramentas e configurações” e, em seguida, selecione “Vincular contas”.
  1. Depois de vincular suas contas, você precisará criar um público-alvo no GA4 com base nos dados do Google Ads. Então, acesse sua conta do GA4, clique em “Públicos-alvo” e selecione “Criar público-alvo”. Selecione a opção “Importar do Google Ads” e siga as instruções na tela para criar o público-alvo.
  1. Depois de criar o público-alvo, você pode visualizar relatórios de desempenho do Google Ads no GA4. Vá até o seu GA4 e clique em “Análise”. Selecione “Relatórios de publicidade” e, em seguida, escolha a campanha publicitária que deseja visualizar.

Conclusão

Anteriormente, o Google Ads permitia que os usuários da plataforma selecionassem a janela de conversão em até 90 dias. Os anunciantes podem desativar essa alteração entrando em contato com o suporte do Google.

Será que essa opção vai ajudar a melhorar a discrepância dos relatórios de conversões entre as plataformas? Ou você prefere ter a flexibilidade de configurar de forma independente? 

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