No evento Adobe Summit deste ano, a empresa anunciou que também está desenvolvendo o seu modelo de IA generativa para criação de imagens. A inteligência artificial é direcionada para a criação de imagens, vídeos e efeitos de texto.
A ferramenta promete ser muito mais simples e intuitiva que seus concorrentes, segundo executivo da Adobe.
Com Firefly, todos têm a possibilidade de criar conteúdo, independentemente de sua experiência ou talento, com pequenas instruções é possível gerar conteúdo do jeito que sonharam, disse o vice-presidente de IA generativa da Adobe, Alexandru Costin.
O Adobe Firefly usa IA generativa com ferramentas gráficas como pincéis, gradientes de cores e de vídeo para acelerar a produção de conteúdo de alta qualidade do jeito mais fácil possível. Todos os vídeos e imagens projetados no evento foram feitos pela inteligência artificial.
“Nossa crença é que a IA generativa aprimora a engenhosidade humana, não a substituirá”, disse Shantanu Narayen, presidente e diretor executivo da Adobe Inc.
Como o Adobe Firefly foi anunciado?
O anúncio surpresa da nova ferramenta da Adobe baseada em IA generativa roubou o show, embora houvesse alguns outros anúncios de novos produtos. “Com o tempo”, disse Narayen, “a IA nos ajudará a reimaginar todos os aspectos do marketing”. Ele não resistiu em acrescentar que a Adobe incorporou IA em seus produtos criativos por mais de uma década.
As primeiras ferramentas Firefly estão disponíveis hoje em versão beta. O presidente da empresa também fez questão de enfatizar que está buscando proteger os criadores humanos.
Segundo Narayen, a empresa está desenvolvendo um sistema para não usar as imagens de terceiros, evitando violações de direitos autorais, e a companhia também planeja criar o sistema “DoNotTrain” (“Não Treine”), que permite aos artistas bloquearem o uso de suas artes na geração de imagens do Firefly.
Inicialmente, a Adobe diz que o beta do Firefly estará disponível pelo site. Mas a estratégia é integrar a ferramenta aos seus apps de criação: Photoshop, Illustrator e Premiere.
Novos produtos usando IA Generativa pela Adobe
No evento também foi apresentado o lançamento do Sensei GenAI, incorporado de forma nativa na Adobe Experience Platform, embora não tenha deixado claro como isso aprimoraria os recursos existentes de Sensei AI da plataforma.
Novamente, o objetivo parece ser permitir que os usuários trabalhem com recursos generativos de IA no Adobe Experience Cloud, em vez de usar ferramentas independentes e importar para os produtos da Adobe.
Embora a Adobe tenha sido uma das primeiras nuvens de marketing, suas raízes estão em ferramentas criativas icônicas como Photoshop e Illustrator.
A promessa é que os usuários da Adobe poderão usufruir dos benefícios da IA generativa dentro do ecossistema da companhia, em vez de recorrer às ferramentas de terceiros que estão chegando ao mercado.
O que é o Adobe Firefly?
O Adobe Firefly é a nova família de modelos criativos de IA que está chegando aos produtos da Adobe, com foco na geração de efeitos de imagem e texto. A ferramenta vai oferecer novas maneiras para criar e se comunicar, ao mesmo tempo em que melhora, facilita e acelera os trabalhos dos criativos.
Firefly é a evolução de toda a tecnologia que a Adobe produziu nos últimos 40 anos, impulsionada pela crença de que as pessoas devem ter o poder de trazer suas ideias ao mundo exatamente como as imaginam.
O Firefly auxilia a criatividade, dando às pessoas novas maneiras de imaginar, experimentar e dar vida às suas ideias. O novo app faz parte do Creative Cloud, complementando as ferramentas criativas já existentes, como Photoshop, Illustrator, After Effects etc. O Firefly pode ajudar na criação de imagens, vídeos, 3D e até pincéis, vetores, texturas e muito mais.
O que é o Adobe Sensei?
Adobe Sensei é a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) que opera na plataforma Adobe, incluindo Adobe Experience Cloud, Creative Cloud e Document Cloud. O Adobe Sensei foi apresentado pela primeira vez em 2016 como uma estrutura para inteligência artificial e tecnologia de aprendizado de máquina que poderia ser integrada aos produtos e serviços da Adobe.
O objetivo do Adobe Sensei era fornecer recursos avançados e recursos de automação que pudessem ajudar os usuários a trabalhar com mais eficiência e eficácia.
Existem diversas ferramentas nas plataformas da Adobe que utilizam o Sensei, por exemplo, no After Effects existe uma ferramenta chamada Content-Aware Fill, que permite remover rapidamente objetos indesejados de uma cena. Esse efeito também existe no Photoshop.
No Adobe Audition, tem o Auto-Ducking, que ajusta o volume da música ou do diálogo quando automaticamente há outros elementos de áudio presentes. Dessa forma, você tem o equilíbrio perfeito para a sua mixagem de áudio.
Já no Character Animator, usando o Auto Lip-Sync, você pode capturar seus movimentos gravados em uma webcam e sincronizar com o seu personagem. Criando animações fluidas e naturais de acordo com as expressões humanas.
O Adobe Sensei também tem sido usado para gerar automaticamente conteúdo personalizado para campanhas de marketing, analisar e otimizar as experiências do cliente e permitir análises de dados mais rápidas e precisas.
Gostou do conteúdo?
Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.