Biblioteca de anúncios do Facebook: O que é, como usar e seus benefícios

Saiba como usar o Ad Library do Facebook de forma estratégica.

Se você faz campanhas publicitárias do seu negócio através da internet ou é um profissional de mídia on-line, alguma vez já deve ter se questionado quanto às campanhas dos concorrentes: será que eles estão criando anúncios melhores que os meus? 

Um outro cenário bastante comum, é se inspirar em empresas do mesmo segmento ou nas grandes empresas do mercado, para ter ideias criativas e conseguir aplicá-las em suas próprias campanhas. 

O que poucos sabem, é que o Facebook disponibiliza uma ferramenta que você pode visualizar os criativos de todos os anunciantes. Além disso, a plataforma apresenta relatórios sobre os investimentos por anunciantes, por localização e os principais temas pesquisados na ferramenta.

Quer saber mais sobre a Biblioteca de Anúncios ou Ad Library do Facebook? Leia este artigo até o final. 

O que é a Facebook Ad Library (biblioteca de anúncios)?

O Ad Library do Facebook é um lugar em que você pode pesquisar todos os anúncios que estão sendo veiculados nas plataformas da Meta. 

A ferramenta foi criada em 2019 para melhorar a transparência entre os anunciantes, fornecendo acesso às informações sobre todos os anúncios ativos em suas plataformas. Qualquer anúncio que esteja sendo veiculado no Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger e outros serviços, podem ser encontrados na Biblioteca de anúncios, inclusive anúncios políticos e inativos (até 7 anos atrás).

A ferramenta é extremamente útil para donos de negócios, profissionais de marketing, publicidade e mídia on-line, pois permite a visualização de todos os anúncios que seus concorrentes estão exibindo em um só lugar.

Isso é muito importante para a maioria dos negócios, pois o marketing digital está cada vez mais concorrido, com muitas ideias inovadoras surgindo a todo instante. Portanto, se você não estiver de olho no que seus concorrentes estão fazendo, poderá facilmente ficar para trás.

Usar o Ad Library do Facebook é a melhor maneira de obter insights, além de se inspirar nos concorrentes ou grandes anunciantes. Isso ajuda a garantir que você esteja sempre no topo, com estratégias e ações que criem conexão com o seu público. Também é uma boa maneira de descobrir ideias disruptivas que estão surgindo no mercado. 

Por que você deve usar a o Facebook Ad Library?

O Ad Library do Facebook pode ser usada de forma estratégica, por exemplo, você pode reunir as ideias de anúncios bem-sucedidos que estão sendo veiculados no momento, antes de lançar uma nova campanha publicitária. 

Você também pode listar todos os anúncios que seus concorrentes estão veiculando, para entender os padrões e criar anúncios com diferenciais, para potencializar seus resultados. 

Pode buscar inspirações, de ideias disruptivas que estejam surgindo no mercado, ou entender o que os grandes anunciantes estão fazendo e adaptar para o seu nicho ou segmento.

A Biblioteca de anúncios pode te ajudar a responder perguntas como: será que anúncios de vídeo estão trazendo melhores resultados que estáticos? Será que anúncios de carrossel funcionam em e-commerce? Será que é melhor criar uma lista com os benefícios do meu produto, ou usar texto corrido? Que tipo de arte está em alta, flat design ou algo mais elaborado? 

Todas essas variações e insights podem ser encontrados na Biblioteca de anúncios do Facebook. 

Quais as vantagens do Ad Library do Facebook?

Antes do lançamento do Ad Library do Facebook, existiam alguns cases disponíveis no site oficial do facebook, mas eram limitados, pois as apresentações mostravam apenas algumas métricas e poucos criativos. 

No entanto, desde o lançamento da Biblioteca de Anúncios, o público em geral pode visualizar todos os anúncios ativos diretamente da plataforma, independente de serem ou não usuários registrados. 

Pesquisar anúncios da biblioteca do Facebook é fácil: escolha a sua categoria e pronto. Você pode pesquisar marcas, clicar em anúncios específicos e usar filtros para refinar sua pesquisa.

Principais benefícios do Facebook Ad Library

Transparência: a ferramenta é uma fonte pública de informações sobre anúncios veiculados na plataforma, incluindo os anunciantes, o público-alvo, o custo e o desempenho do anúncio. Isso aumenta a transparência no processo de publicidade de todas as plataformas da Meta.

Melhor segmentação: caso queira saber quais públicos-alvo foram selecionados pelas marcas, com a biblioteca de anúncios é possível fazer. Sendo assim, os anunciantes podem aprimorar a segmentação de seus próprios anúncios e obter melhores resultados.

Concorrência: é importante sempre estar de olho na concorrência, e a biblioteca de anúncios permite monitorar os anúncios dos seus concorrentes. Dessa forma, caso seja necessário fazer um reajuste de rota, é possível, sempre permanecendo competitivo.

Proteção de marca: ajuda a proteger a marca dos anunciantes contra o uso indevido de seus anúncios por terceiros. As empresas podem identificar e relatar anúncios que violem seus direitos autorais ou marcas registradas.

Cumprimento de políticas: a ferramenta ajuda a garantir que os anúncios veiculados no Facebook cumpram as políticas da plataforma, tornando o processo mais transparente. Caso identifique que um anunciante está violando as políticas do Facebook, é possível denunciar.

Aprendizado: como já dissemos anteriormente, a biblioteca de anúncios pode ser uma fonte valiosa de estudo e aprendizado. Os anunciantes podem visualizar os anúncios de outras empresas para obter insights únicos.

Aprenda a usar a o Ad Library do Facebook

Usar o Facebook Ad Library é simples, quando o Facebook desenvolveu a ferramenta, fez pensando que usuários com todos os níveis de conhecimento poderiam acessá-la, ou seja, pessoas técnicas e não técnicas devem ter acesso às informações dos anúncios, mesmo que esse usuário nunca tenha administrado uma conta de anúncios em sua vida.

Agora você já sabe o que é a Biblioteca de anúncios, o motivo pelo qual ela foi criada e algumas vantagens da plataforma. Então, esse é o momento certo para aprender como usar a ferramenta. 

Para começar, acesse o link: www.facebook.com/ads/library

Leia e siga nossas dicas abaixo para melhorar suas pesquisas. 

Escolha o país e a categoria

Antes de procurar um anúncio, você terá que escolher qual país quer pesquisar. Esse é um ponto interessante, pois é possível encontrar ideias inovadoras e maneiras diferentes de criar anúncios de acordo com o país. Profissionais de comunicação sabem que dependendo dos hábitos, tendências e da cultura de uma nação, a forma de se fazer publicidade pode ser diferente. 

Você também deve selecionar uma categoria. Existem apenas duas categorias. O Facebook separou em: temas de eleição e política, e todos os outros anúncios. Portanto, se você estiver procurando por um anúncio comercial, clique em “Todos os anúncios ”, conforme a imagem abaixo.

Campo de pesquisa de anúncios da Biblioteca do Facebook

Pesquise por palavra-chave (tema ou marca) 

Nesse momento você deve pesquisar o que deseja encontrar por palavra-chave. Nesse campo você pode pesquisar por um tema, que é uma excelente maneira de encontrar diversos tipos de abordagens diferentes de acordo com a palavras-chave que você selecionar.  

Quanto mais pesquisas você puder fazer e criativos de anúncios você puder ver, mais informada será sua estratégia de anúncios no Facebook no futuro. 

Ou pode colocar o nome de um anunciante. É importante saber que o Facebook, lista principalmente pela Fanpage e Instagram do anunciante. Outra observação é que alguns dos grandes players do mercado tem várias contas, e em algumas delas eles não fazem anúncios. 

Então é importante investigar, quais contas eles estão veiculando suas campanhas. Para demonstrar o que estamos falando, pesquisamos pela Samsung.

Anúncios listados na busca

Veja os anúncios listados

Para listar os anúncios, vamos usar a Magazine Luiza como exemplo. 

Detalhe de anúncios listados

Caso queira saber mais informações sobre o anúncio, clique no botão “ver detalhes do anúncio”. Abrirá uma nova tela com detalhes sobre a página que está veiculando, variações e formatos do anúncio, data de início, e as plataformas que o anúncio está sendo veiculado (ou seja, Facebook, Messenger, Instagram ou Audience Network).

No caso de vídeos também é possível ver uma prévia. Se você deseja passar para a sua equipe o anúncio que está vendo, pode clicar no botão “copiar o link”

Use os filtros para pesquisas segmentadas

Um dos recursos indispensáveis para melhorar as suas buscas são os filtros. Você pode encontrar o botão do lado direito da página. Ao clicar, será apresentada uma janela conforme da imagem abaixo: 

Filtros para pesquisas mais segmentadas

Idioma: você pode ver os anúncios em outros idiomas, caso a marca que você esteja pesquisando tenha criativos em idiomas diferentes.

Plataforma: é interessante verificar se os anunciantes mudam seus criativos de acordo com a plataforma e posicionamento, esses insights podem estar ligados diretamente a testes A/B. Você consegue ver anúncios no Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.

Tipo de mídia: aqui é um excelente local para ter insights sobre os criativos e ver quais são as tendências de mercado. Suas opções de filtro incluem imagens, imagens e memes, vídeos ou nenhuma imagem e vídeo (anúncios baseados em texto).

Status On-line: Pesquise anúncios ativos ou inativos.

Impressões por data: Veja os anúncios de melhor desempenho com base em impressões ou sempre que um anúncio é exibido para um usuário. Defina datas específicas, para melhorar suas análises. Você não poderá ver o número real de impressões que um anúncio recebeu, apenas os anúncios com melhor desempenho. 

Descubra o quanto as empresas investem em anúncios

O Meta também oferece informações sobre os custos dos anúncios do Facebook, permitindo que você estabeleça seu próprio orçamento e estratégia de lances. Embora nem todos os anúncios tenham informações de orçamento abrangentes, alguns oferecem um detalhamento. Você pode usar esses dados para saber o que os outros investiram.

Para isso, na tela inicial clique em relatório da Biblioteca de anúncios, será exibida uma tela como a apresentada abaixo: 

Relatórios da Biblioteca de Anúncios

Você também pode saber quais temas as pessoas mais pesquisaram na biblioteca de anúncios. Se descer a página em relatórios, será apresentado em formato de tags, os temas mais buscados na última semana. 

Principais termos pesquisados na semana

Outro recurso interessante são os dados de investimento por região. Com ele podemos entender quais estados estão investindo mais em anúncios e as variações ao longo do ano. 

Dados de investimento por região

Se quiser ter informações completas para analisar, é possível fazer o download do relatório em CSV no final da página. Com esse formato você pode criar planilhas no Excel ou Google Sheets, e fazer o cruzamento de informações, gráficos etc. 

Download de relatório completo da Biblioteca de Anúncios do Facebook

Denuncie anúncios que violem as políticas do Facebook

Você também pode usar a Biblioteca de anúncios para denunciar anúncios que vão contra os termos de serviço do Facebook. Para fazer isso, clique em “Ver detalhes do anúncio” para ver mais informações. Em seguida, clique nos três pontos no canto superior direito e escolha “Denunciar anúncio”.

O Facebook pedirá informações detalhadas sobre o motivo da denúncia. Use esta opção para proteger os seus ativos com direitos autorais ou se tiver algum anunciante vendendo o seu produto ou serviço de forma indevida.

Estratégias para o Ad Library do Facebook

Você já sabe como usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook, então deixamos algumas dicas finais, para encontrar novos clientes, melhorar o seu negócio e estudar as tendências de mercado. Conheça mais razões para usar a Biblioteca de anúncios:

Encontre novos clientes

Já pensou que a Biblioteca de anúncios pode ser uma ótima oportunidade para encontrar novos clientes? Você pode buscar empresas de determinados segmentos que não estão veiculando anúncios na plataforma e oferecer os seus serviços para elas. 

Também pode encontrar gaps em anúncios que estão sendo veiculados, analisar os pontos de melhoria, e fornecer os seus serviços para ajudar as empresas a terem melhores resultados com suas campanhas publicitárias. 

Monitore tendências de mercado

A publicidade sempre está mudando em uma velocidade muito rápida, portanto, é importante se manter atualizado. Conhecer o seu público e saber se comunicar com ele, é o primeiro passo para qualquer profissional de marketing. 

Realizar análises regulares nos anúncios da biblioteca, é uma ótima maneira de se manter atualizado quanto ao mercado, ao monitorar e entender as tendências de publicidade, você aprenderá a identificar padrões para poder adaptar suas próprias  estratégias.

Qual a melhor copy?

Alguns anunciantes não dão a devida importância para a escrita, mas a copy dos seus anúncios tem uma parcela na performance das suas campanhas. Um bom texto, pode fazer com que seus anúncios tenham excelentes resultados. 

Faça análises através dos anuncios dos seus concorrentes, se pergunte qual o estilo, tipo de copy, tom de voz, se a abordagem tem foco nos benefícios ou dores, se os anúncios são informativos ​​ou persuasivos etc. Esse tipo de autocrítica vai ajudar a pensar em novos conteúdos para os seus anúncios.

E ao analisar essas questões com frequência, você vai se manter atualizado sobre as boas práticas aplicadas na publicidade on-line e entender quais estratégias têm os melhores resultados.

Qual o melhor criativo?

É claro que temos que ter diferentes abordagens e formas de impactar o nosso público através do conteúdo. Mas sua arte pode sem dúvida, ser o fator mais importante para atrair a atenção de possíveis leads. 

Segundo pesquisas de mercado, o tempo de atenção que os usuários gastam olhando o criativo de um anúncio é de apenas 8 segundos . Isso significa que, quando eles olham para o seu anúncio, eles decidem em milissegundos se querem ou não continuar interagindo com o que você tem a dizer. E essa decisão instantânea geralmente é baseada em aspectos visuais.  

A Biblioteca de anúncios do Facebook pode ajudá-lo a descobrir quais artes criam mais impacto com o seu público. Eles interagem mais com vídeos ou imagens? A qualidade da imagem faz diferença? Suas artes estão alinhadas com o seu conteúdo?

Ao usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook você pode observar os padrões de mercado, e aprender a elaborar criativos que chamem a atenção do seu público, motivando-os a interagir com seu conteúdo e os convertendo em leads ou em consumidores.

Conheça os benefícios de anunciar no Facebook e Instagram

Se você ainda não é anunciante e está lendo este artigo, percebeu que existem muitos benefícios em anunciar no Facebook e no Instagram. 

Essas redes sociais se transformaram em grandes plataformas de publicidade que podem ajudá-lo a alcançar um grande público, direcionar seus anúncios para o target certo e obter excelentes resultados.

Então vamos apresentar alguns benefícios que muitos iniciantes têm dúvidas quanto às plataformas de mídia on-line:

Público: o Facebook e o Instagram têm bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o que significa que há um enorme público potencial a ser alcançado com seus anúncios.

Segmentação: com a quantidade de informações que o Facebook e o Instagram possuem sobre seus usuários, você pode direcionar seus anúncios para grupos específicos de pessoas que possam se interessar por seu produto ou serviço, o que pode aumentar a eficácia de seus anúncios e reduzir custos.

Diversidade de formatos: o Facebook e o Instagram oferecem uma ampla variedade de formatos de anúncios, desde anúncios gráficos e em vídeo, até em carrossel e de realidade aumentada. Isso permite que você escolha o formato que melhor se adapta à sua mensagem e objetivos de publicidade.

Fácil de usar: A plataforma de anúncios do Facebook e Instagram é fácil de usar e permite criar anúncios em questão de minutos. Além disso, você pode acompanhar o desempenho de seus anúncios e fazer ajustes em tempo real para melhorar os resultados.

Custo-benefício: os anúncios do Facebook e do Instagram podem ser muito lucrativos em comparação com outros meios de publicidade, especialmente se forem usadas estratégias de segmentação adequadas.

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