Out of Home (OOH): O que é? E quais são os seus benefícios?

A publicidade é uma das melhores ferramentas para se comunicar e entender os clientes. Através da comunicação, é possível informar, atualizar sobre as últimas tendências, e desenvolver a percepção dos clientes quanto aos produtos e serviços ao seu redor.

Embora a mídia OOH seja uma das primeiras formas de publicidade no mundo, a digitalização a transformou em DOOH, ou, Digital Out of Home. A publicidade DOOH utiliza soluções adtech para fornecer marketing externo, segmentação, dados e análises em tempo real.

E por esse motivo, cada dia mais empresas estão investindo nesse setor. Neste artigo, vamos entender mais sobre o Out of Home, seus benefícios e tendências para explicar por que esse tipo de canal é necessário para profissionais de marketing, publicidade e anunciantes.

O que é Out of Home (OOH)?

Out of Home (OOH) é um tipo de mídia que se refere a qualquer anúncio que seja exibido em locais públicos fora do ambiente doméstico, como ruas, transportes públicos, shoppings, estádios, aeroportos, estações de metrô dentre outros.

O principal objetivo da publicidade OOH é divulgar, reforçar ou direcionar alguém para uma oferta ou lembrança de marca. É uma estratégia de marketing que as empresas se preocupam menos com as taxas de conversão e mais com o brand awareness.

É uma forma de publicidade que atinge as pessoas enquanto elas estão em movimento, envolvidas em atividades fora do consumo de mídia por meio de TV, rádio ou internet.

Esse tipo de estratégia é tão poderosa que até as maiores empresas de publicidade on-line, como Facebook e Google, usam regularmente OOH para atingir seus consumidores. Tradicionalmente, as grandes marcas sempre se beneficiaram do Out-of-Home, como Coca-Cola, McDonald’s, TIM, Claro, Samsung, Heineken, Itaú, Bradesco dentre outras.

OOH também pode incluir marketing experimental, eventos e patrocínios que ocorrem em espaços públicos.

Benefícios do Out of Home (OOH)

Quando falamos dos benefícios da mídia Out of Home, um dos principais é o brand awareness, a lembrança de marca que esse tipo de publicidade de alto impacto pode causar nos consumidores. Mas vamos entender melhor algumas vantagens que o OOH tem, se comparado a outras mídias.

Alcance um público mais amplo

Com a publicidade OOH, as empresas podem alcançar um grande público e não ficarem presas no cenário digital enfrentando alta concorrência. 

Pesquisas mostram que em média o consumidor precisa ser impactado por anúncios, pelo menos dez vezes antes de demonstrar algum tipo de interesse ou realizar uma ação. 

Como a publicidade OOH assume a forma de anúncios em espaços altamente frequentados, como outdoors, áreas de trânsito, cinemas e muito mais. Esse tipo de espaço é extremamente chamativo se comparado a tela de um celular ou computador. 

Com uma boa estratégia para saber exatamente qual é o público que circula por aqueles espaços, criativos disruptivos que chamem a atenção do espectador, isso facilita em atingir os consumidores com mensagens que reforcem as marcas em suas cabeças.

Nada de bloqueadores de anúncios

Pode parecer uma bobagem, mas é algo que os profissionais de mídia on-line e anunciantes enfrentam com a publicidade digital, são os bloqueadores de anúncios. 

Os bloqueadores de anúncios combinados com a quantidade de informações que os consumidores recebem on-line, nos faz entender porque a publicidade digital pode não ser a melhor solução para algumas marcas. 

Anúncios OOH estão em espaços abertos, com fluxo muito grande de pessoas, por esse motivo, não podem ser bloqueados. Sua localização mais nobre e com criativos mais elaborados podem chamar a atenção dos consumidores. 

Além disso, estudos apontam que os consumidores têm mais chances de responder a um anúncio digital após a exposição inicial a um anúncio OOH. Portanto, é importante pensar em campanhas 360, que impactam os consumidores em vários lugares. A publicidade OOH complementa positivamente a publicidade digital.

Converte espectadores em compradores

O principal objetivo da publicidade e marketing é converter visualizações e cliques em novos clientes ou consumidores. Ao analisar dados de marketing, um dos indicadores críticos a serem observados é quantas pessoas optam por comprar um produto ou serviço depois de ver um anúncio.

Em 2020, a Nielsen realizou um estudo sobre outdoors digitais e publicidade digital nas ruas, como pôsteres de ônibus, para descobrir quantas pessoas notaram os anúncios e quantas acabaram comprando o produto. Abaixo estão alguns resultados do estudo. 

  • Cerca de 52% dos participantes afirmaram que notaram anúncios digitais nas ruas o tempo todo.
  • 62% dos participantes da pesquisa também disseram ter notado outdoors digitais por quatro semanas consecutivas.
  • Aproximadamente 60% dos espectadores com smartphones se envolveram em ações usando os seus dispositivos móveis depois de ver um anúncio de OOH.

O estudo mostrou que a publicidade OOH é uma ferramenta eficaz para envolver o consumidor e convencê-lo a agir em relação a um produto ou serviço anunciado.

Estratégia 360⁰ com Out of Home

Aqui na agência atendemos grandes players do mercado, e já fizemos campanhas 360⁰. Vamos fazer uma reflexão. Já pararam para pensar que atualmente nós saímos do mundo real para o digital, e do digital para o real, sem ao menos perceber? 

Quando você está andando por uma avenida movimentada e é impactado por um grande outdoor, e logo depois pega o seu celular para navegar pelas redes sociais e é impactado por um anúncio, esse é o poder que um profissional de mídia moderno tem. 

Então podemos aliar o grande alcance, alto impacto, localização nobre e criativos mais elaborados do Out Of Home, para criar a lembrança de marca que precisamos nos consumidores, e com as campanhas de mídia on-line gerar frequência, reforçando a mensagem que deve ser lembrada.

É possível mensurar? Sim! Existem várias formas, tudo depende da estratégia utilizada. Alguns tipos de OOH, os painéis por exemplo, conseguem medir quantas pessoas olharam para eles e quanto foi o tempo que cada pessoa ficou lendo a mensagem

Também, é possível usar QRCodes para que os usuários façam o scan daquele criativo e sejam levados para um site, landing page etc. Se esse link for parametrizado com UTM, é possível medir os resultados das campanhas em quantidade de scans, geográficamente etc

Essas são apenas algumas formas de se criar campanhas 360⁰ e medir suas ações. Se o Out of Home for bem utilizado, pode potencializar ainda mais as ações de Marketing Digital.

Campanhas bem-sucedidas de Out-of-Home (OOH)

Muitas marcas consolidadas no mercado investem em OOH, pois elas sabem que quando uma empresa atinge certa maturidade, é preciso mais do que campanhas de performance on-line. Soluções de alto impacto e extremamente criativas, tornam essas marcas únicas e criam aproximação e empatia do consumidor.

Com certeza, você já deve ter sido impactado por alguma campanha externa, que fez você pensar o quão bacana era aquela mensagem ou idéia. Então, vamos conhecer algumas campanhas de OOH feitas por grandes players do mercado que são benchmarks na publicidade.

Apple – iPod Silhouette Campaign

A Campanha iPod Silhouette foi lançada em 2003, e desempenhou um papel significativo na ampla adoção do iPod e no crescimento da indústria da música digital.

A campanha apresentava uma série de comerciais de TV e anúncios impressos que mostravam a silhueta de pessoas dançando ao som da música enquanto usavam fones de ouvido brancos para iPod. Os anúncios eram simples, mas poderosos, pois transmitiam a mensagem de que o iPod era um dispositivo que poderia aprimorar a experiência musical do usuário e fazê-lo sentir vontade de dançar.

Os anúncios foram criados pela agência de publicidade TBWA/Chiat/Day. A campanha apresentou uma ampla variedade de gêneros musicais, do rock ao hip-hop e clássico, para demonstrar a versatilidade do iPod e sua capacidade de atrair um público amplo.

A Campanha iPod Silhouette foi um grande sucesso em termos de vendas e reconhecimento de marca, ganhando vários prêmios, incluindo o Grand Prix no Cannes Lions International Advertising Festival em 2004.

Coca-Cola – Share a Coke Campaign

A campanha Share a Coke foi lançada pela Coca-Cola em 2011 na Austrália, e desde então foi replicada em muitos países do mundo. Seu principal objetivo era promover a marca e criar uma conexão emocional com os consumidores, personalizando as garrafas de Coca-Cola com seus nomes.

A Coca-Cola lançou uma ação exclusiva para Out of Home, envolvendo a instalação de seis réplicas de garrafa de Coca-Cola em tamanho grande, cada uma com um nome diferente, em locais movimentados da cidade. Os nomes das garrafas foram selecionados com base na análise de dados de nomes populares da região.

As garrafas foram pensadas para serem interativas e convidativas, com a intenção de incentivar as pessoas a tirar selfies e compartilhar suas experiências nas redes. A ação foi extremamente bem-sucedida e gerou uma quantidade significativa de buzz e engajamento nas redes sociais.

A campanha até hoje é lembrada como uma das mais criativas e inspiradoras usando awareness de marca através do Out of Home (OOH).

Red Bull – Stratos Jump

O Red Bull Stratos Jump foi um evento histórico ocorrido em 14 de outubro de 2012. Foi uma missão patrocinada pela Red Bull em que o paraquedista austríaco Felix Baumgartner quebrou vários recordes mundiais ao pular de um balão de hélio da estratosfera e caindo para a terra.

O evento foi assistido por milhões de pessoas em todo o mundo e foi transmitido ao vivo pela internet.

Recebeu ampla cobertura da mídia e foi considerado uma das campanhas de marketing mais bem-sucedidas da história. A campanha incluiu outdoors, cartazes e painéis digitais em todo o mundo, e a cobertura do evento ao vivo gerou mais de 50 milhões de visualizações no YouTube.

Nike – Write the Future

“Write the Future” foi lançada pela Nike em 2010 para a Copa do Mundo. Era um filme de 3 minutos que mostrava a jornada das estrelas do futebol até a Copa do Mundo.

O filme apresentava diferentes cenários onde os jogadores de futebol poderiam ter escrito seu futuro por meio de suas ações em campo. O anúncio mostrava como um único momento poderia mudar o rumo da carreira de um jogador e também o resultado da partida.

Vários jogadores famosos, estrelas do futebol participaram da campanha, incluindo Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Didier Drogba e Ronaldinho.

Foi um grande sucesso, tanto em alcance quanto em impacto. O filme recebeu mais de 20 milhões de visualizações no YouTube na primeira semana de seu lançamento. Foi amplamente elogiado por seu conceito inovador, visuais espetaculares e sua capacidade de capturar o espírito do jogo.

Para a Copa do Mundo de 2010, a Nike criou um outdoor interativo em Johannesburgo, que exibia um jogador de futebol se movendo em resposta aos movimentos dos pedestres que passavam na frente do painel.

A campanha foi um marco significativo na história da Nike e consolidou sua posição como marca líder no mundo dos esportes.

Principais formatos de Out-of-Home (OOH)

Outdoors

A publicidade em outdoors é um dos meios de publicidade OOH mais conhecidos e usados. Consistem em grandes anúncios impressos exibidos em painéis suspensos.

Geralmente são colocados ao longo de estradas e próximos a áreas de tráfego intenso (passagem de muitas pessoas), como complexos comerciais, shoppings e estádios.

Além disso, os outdoors oferecem aos anunciantes uma maneira eficaz de construir a marca e oferecer reconhecimento, pois um grande número de pedestres e passageiros pode vê-los no caminho.

Existem os Outdoors estáticos que em sua grande maioria são instalados a beira de estrada, Outdoors móveis, são transportados na traseira de veículos como ônibus ou caminhões e Outdoors digitais, que são displays eletrônicos de led, que exibem criativos dinâmicos, animações, notícias etc.

Mídia em transporte público

São anúncios veiculados em ônibus, trens, metrôs e outros meios de transporte público. Podem ser adesivados em parte ou em toda a superfície do veículo, exibidos em monitores internos ou em painéis digitais externos.

Um exemplo internacional conhecido foi a campanha criada pela Martin Agency.

Durante a grande recessão, as taxas de suicídio aumentaram à medida que mais pessoas começaram a perder seus empregos. Portanto, a The Martin Agency, em colaboração com a careerbuilders.com, criou a estratégia de colocar placas de “Não pule” no topo de todos os ônibus de transporte público.

Esta campanha se tornou referência e por esse motivo foi premiada com uma estatueta de Cannes.

Publicidade de construção

Publicidade de construção refere-se à anúncios erguidos em torno de um canteiro de obras. Esse tipo de publicidade oferece às empresas uma oportunidade de promover seus produtos e serviços para gerar reconhecimento de marca em grandes pontos.

Esse tipo de publicidade pode incluir anúncios em banners em canteiros de obras, displays em fachadas de edifícios, entre outras formas.  Esse tipo de ação é uma maneira eficaz de criar conscientização sobre um empreendimento em desenvolvimento e gerar interesse entre potenciais compradores e investidores.

Os anúncios de construção podem incluir informações sobre o desenvolvimento, como o tamanho, a localização e as comodidades, bem como detalhes sobre as unidades disponíveis, os preços e os prazos de entrega. Os anúncios também podem incluir imagens e visualizações em 3D dos edifícios e plantas dos projetos.

Esse tipo de publicidade pode ser feito para construções residenciais, comerciais ou industriais.

Mobiliário urbano

São equipamentos urbanos como abrigos de ônibus, bancas de jornais, relógios públicos, entre outros, que oferecem espaços publicitários para as empresas exibirem suas mensagens.

Os anúncios de móveis urbanos são desenvolvidos para ficarem próximos aos pedestres, desta forma, os anunciantes podem promover o reconhecimento da marca de seus produtos.

É um tipo de publicidade bastante usado em avenidas, ruas e centros comerciais com um alto fluxo de pessoas. Em São Paulo, na Avenida Paulista, encontramos muitas campanhas deste tipo de grandes anunciantes.  

Publicidade de varejo 

Quando você entra em uma loja no Shopping, e é impactado por diversos banners e cartazes, alguns com promoções, outros reforçando a importância de um produto etc. Isso é publicidade de varejo, esse tipo de ação é usado para aumentar as vendas dos varejistas.

Através desses anúncios, é possível influenciar seus clientes para que tomem ações específicas, como comprar determinados produtos na loja. Um exemplo desse tipo de publicidade pode ser um varejista usando o pôster “compre um e leve outro grátis” ou “Até 50% de desconto no produto X”.

As publicidades de varejo podem ser mídias de shopping, sendo exibidas em telhados, vitrines e banners. Geralmente são usadas para atrair o publico para uma loja.

Também existem os anúncios de elevador, normalmente são anúncios de peças de teatro, filmes em cartaz, alguma promoção sazonal de um varejista etc.

E os gráficos de chão, que são colocados em uma loja e permitem que os profissionais de marketing forneçam um ambiente de publicidade imersivo de forma criativa.

Publicidade no ponto de venda (PDV)

O ponto de venda, compreende os materiais de comunicação utilizados para chamar a atenção do consumidor no momento da compra. O principal objetivo do PDV é estimular os clientes a fazer compras de última hora.

Por exemplo, exibir produtos complementares como capas de telefone e fones de ouvido em uma loja de celulares pode ser considerado uma forma de publicidade no ponto de venda.

As publicidades em PDV tendem a ser muito criativas, mas podemos citar as mais comuns como o visor de balcão, banners, balões, degustações e experimentações, faixas de gôndolas, totens e outros materiais com recursos visuais diferenciados. 

As maiores empresas de Out of Home (OOH) no Brasil

No Brasil temos grandes empresas de Out of Home – OOH, muitas delas já estão investindo em tecnologia e dados, e caminham a passos largos para o Digital Out of Home (DOOH). Algumas são 100% nacionais, outras são multinacionais com atuação no Brasil.

JCDecaux Brasil

A JCDecaux é considerada a maior empresa de mídia externa no mundo. Tem sua sede no Brasil há mais de 20 anos, desde 1999. A empresa atua em cidades de todo o Brasil, oferecendo diversas soluções publicitárias, como pontos de ônibus, outdoors, telas digitais e mobiliário urbano.

Com mais de 13.000 pontos publicitários em mais de 13 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Também oferece soluções inovadoras, como telas digitais interativas e aplicativos móveis que permitem aos anunciantes interagir com seu público-alvo em tempo real.

A JCDecaux Brasil está comprometida com a sustentabilidade e implementou diversas iniciativas ambientais, como o uso de iluminação LED em suas estruturas publicitárias, um programa de gerenciamento de resíduos e a utilização de materiais ecologicamente corretos em seu mobiliário urbano.

A empresa se empenha em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para seus clientes.

Clear Channel Brasil

A Clear Channel Brasil é a subsidiária brasileira da Clear Channel Outdoor, líder global em publicidade outdoor e atua no mercado nacional há mais de 20 anos.

A empresa é conhecida por suas soluções inovadoras de publicidade, como telas digitais interativas e segmentação de público baseada em dados, que permitem aos anunciantes atingir seu público-alvo com mais granularidade.

A empresa também tem investido em iniciativas de sustentabilidade, como o uso de iluminação com energia solar em suas estruturas publicitárias e a implementação de um programa de reciclagem de materiais.

A Clear Channel Brasil atua em várias cidades do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, fornecendo uma gama de soluções publicitárias como outdoors, pontos de ônibus, telas digitais e mobiliário urbano.

Tem forte presença no mercado com mais de 20.000 pontos publicitários, parcerias com grandes marcas e agências. A empresa está empenhada em fornecer soluções de publicidade de alta qualidade que atendam às necessidades de seus clientes e os ajudem a atingir suas metas de negócios.

Elemidia

A Elemidia é uma empresa brasileira especializada em publicidade digital out of home (DOOH). Fundada em 2003 e adquirida pelo grupo de investimento Victoria Capital Partners no final de 2014. A empresa opera uma rede de telas e displays localizadas em locais, como shoppings, prédios comerciais e centros de transporte público.

As telas digitais da Elemidia são equipadas com tecnologia que permite atualizações em tempo real e conteúdo interativo, fazendo com que sejam um excelente aliado para campanhas e marcas que queiram um envolvimento maior com o seu público. A empresa também oferece segmentação baseada em dados, demográficos e geográficos.

Além da publicidade, as telas digitais da Elemidia fornecem informações relevantes e conteúdo de entretenimento para seu público, como notícias, atualizações do tempo e feeds de mídia social. Assim como outras empresas de OOH, a Elemidia está comprometida com a sustentabilidade e implementou várias iniciativas ambientais, e um programa de reciclagem dos seus materiais.

Eletromidia

A Eletromidia é uma empresa brasileira especializada em soluções de publicidade out of home. A empresa opera uma ampla rede de displays publicitários, incluindo outdoors, pontos de ônibus e telas digitais localizados em locais estratégicos em todo o Brasil.

Fundada em 2003 e adquirida pelo grupo de investimento Victoria Capital Partners no final de 2014. A Globo também é uma das acionistas da empresa detendo entre 15% e 18% do seu capital.

As soluções de publicidade da Eletromidia são conhecidas por sua alta visibilidade e impacto. As telas digitais da empresa são equipadas com alta tecnologia, incluindo atualizações em tempo real e conteúdo interativo.

A empresa tem forte presença no mercado brasileiro, com uma rede de mais de 50.000 expositores publicitários em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os clientes da Eletromidia incluem: Bradesco, TIM, Itaú, Claro, CVC, Samsung, Pic Pay, Heineken, dentre outros.

As maiores empresas de OOH (Out of Home) no mundo

Seguindo a mesma linha do Brasil, as multinacionais estão cada vez mais se tornando digitais, buscando inovação, formas tecnologicas de metrificar seus resultados e também se modernizando com paineis cada vez mais dinâmicos ligados a mídia programática. Vamos entender a história dos maiores players do mercado de OOH.

JCDecaux

A JCDecaux é uma empresa multinacional especializada em Out of Home e mobiliário urbano. Fundada em 1964 na França, a JCDecaux é considerada a maior empresa de publicidade ao ar livre do mundo. Ela opera em mais de 80 países e possui mais de 1 milhão de displays publicitários ao redor do mundo.

Oferece uma ampla gama de soluções publicitárias, e também é conhecida por suas campanhas inovadoras e criativas, idealizadas para envolver seu público-alvo e criar impressão duradoura.

A JCDecaux foi uma das pioneiras em OOH a se comprometer com sustentabilidade implementando várias iniciativas ambientais, como a utilização de iluminação LED nas suas estruturas publicitárias, um programa de gestão de resíduos e a utilização de materiais ecológicos no seu mobiliário urbano.

Além da publicidade exterior, a JCDecaux também atua no setor de transportes, fornecendo soluções de publicidade em aeroportos, estações de trem e metrô.

Lamar Advertising Company

A Lamar Advertising Company é uma empresa de OOH com sede em Baton Rouge, Louisiana, Estados Unidos. Fundada em 1902 como uma pequena empresa de pintura de letreiros e, desde então, cresceu e se tornou uma das maiores empresas de publicidade Out of Home do mundo.

A Lamar Advertising oferece diversas soluções de OOH, incluindo outdoors, displays digitais, publicidade em trânsito e publicidade em aeroportos. A empresa tem forte presença nos Estados Unidos, com uma rede de mais de 300.000 displays em mais de 160 mercados.

Também possui operações no Canadá e em Porto Rico.

Exterion Media

A Exterion Media foi fundada em 2013, após a aquisição da CBS Outdoor International pela Platinum Equity, uma empresa global de investimentos. A CBS Outdoor International foi formada originalmente em 2005 como uma divisão da CBS Corporation, uma das maiores empresas de mídia do mundo.

Antes da aquisição, a CBS Outdoor International tinha uma forte presença no mercado europeu de publicidade externa, com operações no Reino Unido, França e Holanda. A aquisição pela Platinum Equity permitiu a criação de uma nova empresa independente focada em publicidade Out of Home.

A empresa ainda está expandindo suas operações, em 2016, adquiriu a Transport Media, uma empresa de publicidade de transporte com sede no Reino Unido, fortalecendo ainda mais sua posição no setor de transporte.

Em 2018, foi adquirida pela Global, líder em mídia e entretenimento com sede no Reino Unido. A aquisição permitiu a integração da experiência da Exterion Media em publicidade de transporte com o extenso portfólio de mídia da Global, criando novas oportunidades para os anunciantes.

Hoje, a empresa tem forte presença no setor de transportes, com parcerias com grandes operadoras de transporte e autoridades de diversos países.

Clear Channel Outdoor

Clear Channel Outdoor é uma empresa de Out of Home com sede em San Antonio, Texas, nos Estados Unidos. Fundada em 1901 como uma empresa de publicidade impressa, e em 1972, expandiu para publicidade externa.

A Clear Channel Outdoor tem operações em mais de 30 países em todo o mundo, incluindo o Brasil, onde está presente desde 1999. A empresa é uma subsidiária da Clear Channel Communications, uma empresa de mídia americana.

Conhecida por suas campanhas publicitárias inovadoras e criativas, projetadas para envolver seu público e criar alto reconhecimento de marca. Também investiu em tecnologia, como publicidade programática e segmentação de público baseada em dados, para fornecer aos anunciantes soluções mais personalizadas.

A empresa tem forte presença no mercado global, com parcerias com grandes marcas de diversos setores, como automotivo, varejo e telecomunicações. Seu papel social é importante no mundo da publicidade, se envolvendo em diversas iniciativas como: apoio as comunidades locais e promovendo a diversidade e a inclusão.

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