Novo buscador do Google terá IA integrada e experiência de busca aprimorada

Foi anunciado pelo Google que estão incorporando a IA generativa ao seu buscador e ao Google Shopping. 

Ainda em fase de testes, a ferramenta se mostra bastante promissora. O objetivo é permitir que o buscador atenda cada vez melhor às intenções de busca dos usuários, para isso, a inteligência artificial dará as respostas às perguntas feitas por eles, apresentando imagens e links. 

Além disso, está sendo desenvolvida uma funcionalidade de modo conversacional, aprimorando ainda mais a experiência do usuário.

Continue lendo a publicação e entenda mais detalhes sobre os novos recursos. 

Como será a nova pesquisa com IA generativa?

A novidade foi apresentada no evento anual da empresa, o Google I/O

Durante a fase de testes da nova funcionalidade, será exibido um disclaimer verde (aviso) informando que ainda é uma versão experimental. 

O objetivo desse novo recurso é aprimorar a experiência do usuário durante suas pesquisas, fornecendo informações detalhadas à pergunta feita. O buscador vai apresentar um resumo em formato de texto que responde à pergunta, além de exibir imagens ilustrativas e links. Também será possível visualizar os sites utilizados para obter a resposta, caso o usuário queira se aprofundar no assunto.

De acordo com a apresentação, essa resposta feita pela inteligência artificial ficará em destaque no topo dos resultados de pesquisa do Google.

O seu funcionamento é bastante semelhante aos chatbots ou assistentes pessoais, como o ChatGPT e o Bard. É interessante observar que, embora seja uma inteligência artificial, as buscas se tornarão mais orgânicas e naturais, pois você terá um assistente respondendo às suas perguntas, ou seja, você pode se aprofundar em um tema, como se estivesse em um bate-papo com outra pessoa. 

Cathy Edwards, vice-presidente de engenharia do Google deu um exemplo prático da nova funcionalidade. Ele fez a seguinte pergunta: “O que é melhor para uma família com filhos menores de 3 anos e um cachorro: ir para Bryce Canyon ou para Arches?”

E conforme imagem abaixo, o buscador com IA apresentou sua resposta: 

Com os avanços da IA generativa, estamos repensando o potencial do um mecanismo de pesquisa. É impressionante o que podemos fazer com essa nova tecnologia poderosa. Agora somos capazes de desvendar perguntas totalmente novas, daquelas que você nem sequer imaginava que um mecanismo de pesquisa pudesse responder. Também estamos transformando a maneira como as informações são organizadas, o que vai ajudar muito na hora de classificar e entender tudo o que está por aí. Diz a empresa do grupo Alphabet, em seu blog oficial.

Google Shopping com IA Generativa

Apesar de parecer simples, os recursos de inteligência artificial implementados no Google Shopping podem ter um impacto significativo na decisão de compra dos usuários. Na apresentação feita pelo Google, fizeram a seguinte pergunta: “Qual é uma boa bicicleta para se locomover cinco quilômetros, com morros?”

A inteligência artificial interagiu dizendo que é preciso considerar o tipo de bicicleta, terreno entre outros fatores, e indicou as opções mais adequadas. 

Assim como no buscador, será possível entrar em um modo conversacional no Google Shopping. E como isso reflete nas buscas? Essa interação tem um impacto significativo, pois as respostas fornecidas pela inteligência artificial podem levar o usuário a reconsiderar sua decisão de compra, escolhendo um modelo diferente (de X para Y, por exemplo).

A partir de agora, profissionais de marketing, SEO e produtos precisarão considerar as várias respostas possíveis geradas pela inteligência artificial, pois elas podem influenciar diretamente na decisão de compra do usuário.

Os resultados são baseados no catálogo de mais de 35 bilhões de produtos disponíveis no Google Shopping. Segundo o Google, mais de 1,8 bilhão de produtos são atualizados a cada hora. A empresa afirmou que esse é o maior conjunto de dados do mundo, com informações sobre produtos, vendedores, marcas, avaliações e estoques.

Conheça o Google Search Labs

Todas essas novas ferramentas e funcionalidades com foco no buscador do Google estarão disponíveis exclusivamente por meio do Search Labs, um ambiente de testes criado para permitir aos usuários entusiastas experimentarem as novas funcionalidades.

O Google Search Labs é uma nova iniciativa do Google que permite aos usuários testar experimentos em estágio inicial. O objetivo é dar aos usuários acesso aos seus experimentos para obter insights e comentários sobre como esses novos recursos, e como eles podem ser aprimorados.

Em fase inicial o Google Search Labs está limitado a pessoas que residem nos Estados Unidos, da mesma forma como aconteceu com o Bard. Os usuários interessados ​​podem entrar na lista de espera e, eventualmente, obter acesso ao Search Labs.

Para entrar para a lista de espera acesse o site oficial do Google Search Labs ou ative o ícone do Labs no Google App, também é possível entrar pela nova guia da área de trabalho do Chrome.

Gostou do conteúdo?

Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.

Artigos Recomendados

Deixe seu comentário

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest

2 Comentários
Antigo
Novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernanda

Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este.

Laine

Interessante, quando estará disponível aqui no Brasil ?

Cadastre o seu e-mail em nosso newsletter

Assine nossa newsletter

Acompanhe todas novidades e conteúdos exclusivos sobre marketing, publicidade, digital, tecnologia e mundo corporativo.

    Suas informações de contato não serão divulgadas ou utilizadas para SPAM.
    ×
    Share via
    Copy link