YouTube Stories será encerrado, empresa destaca Shorts

O Youtube, maior plataforma de vídeos do mundo, anunciou que vai encerrar o YouTube Stories em 26 de junho de 2023, pois pretende se concentrar em recursos que sejam mais atrativos para os usuários, como Shorts, vídeos ao vivo, publicações da comunidade, além do seu tradicional formato.

Os criadores de conteúdo vão ser alertados sobre o encerramento do recurso através de comunicados nos vários canais da plataforma, como postagens em fóruns, mensagens no aplicativo, lembretes do YT Studio etc.

Copiado por praticamente todos os aplicativos de social media, os Stories perderam força após a grande ascensão do TikTok. Atualmente, a maioria das plataformas de Social estão adotando o formato de vídeo vertical curto popularizado pelo TikTok, em vez do formato mais casual do Stories do YT.

Grandes empresas de Social estão abandonando os Stories

O Youtube não é a única plataforma de Social, que está abandonando o recurso de Stories. A Netflix havia testado essa funcionalidade com o nome de “Extras” em seu aplicativo móvel, onde compartilhava vídeos e fotos de programas populares. Mais tarde, a plataforma passou a adotar o vídeo vertical com o lançamento de recursos como seu feed de vídeos curtos de comédia “Fast Laughs ” e outro voltado para crianças.

O LinkedIn também é outra grande empresa do mercado que abandonou os Stories em 2021. E embora o Spotify tenha incluído recentemente um recurso parecido ao Stories para perfis de artistas, o seu app prioriza feeds de descoberta, semelhante ao TikTok.

Saiba mais sobre o Youtube Stories

 O Youtube Stories foi lançado em 2018 para criadores de conteúdo com mais de 10.000 inscritos. A intenção era permitir que os criadores compartilhassem conteúdo espontâneo para se comunicar diretamente com os seus espectadores. O recurso nunca se tornou aberto para o público em geral, para popularizar o seu alcance e utilização entre os membros da plataforma.

A intenção era que os criadores de conteúdo gravassem vídeos curtos usando a câmera do seu celular para adicioná-los diretamente à plataforma. Os Stories eram exibidos em uma barra no topo da página inicial do YouTube ou na página de inscrição do canal. Os criadores poderiam aplicar adesivos, filtros e texto em seus vídeos para torná-los mais interativos com o seu público.

Assim como o Stories do Instagram e Snapchat, o YouTube Stories desapareceria após um período, no caso do YT, em uma semana. Não era possível salvar as histórias no perfil do criador e depois usá-las em destaque, como é feito no Instagram, por exemplo.

Como o Youtube limita bastante a utilização dos Stories, e não fez nenhum esforço adicional para populariza-lo, existiam outras formas de se comunicar com o público mais atrativas, como as postagens na aba comunidade, que permite que os criadores compartilhem atualizações rápidas, promovam seu conteúdo ou conversem com os seus fãs.

O Youtube já admitiu que os Stories não “emplacaram”, e as postagens de comunidade geram muito mais engajamento, com um excelente número de comentários e curtidas. Devido a esse sucesso, às postagens na aba de comunidade foram expandidas para mais criadores, pois o YouTube abandonou o limite de ter pelo menos 500 inscritos no canal.

Além disso, o Youtube percebeu que o formato Shorts foi mais bem aceito do que os Stories, já que os criadores que usaram os dois formatos, perceberam que os seus inscritos optaram por ver o Shorts ao invés dos Stories.

“Conforme a adoção do Shorts cresceu no YouTube, vimos que os criadores se beneficiaram desse novo formato. Os Stories estão desaparecendo para que possamos priorizar as principais áreas que os criadores precisam para ter sucesso. Continuaremos investindo para ajudar os criadores a crescer e se conectar com seu público em todos os formatos”, disse o porta-voz do YouTube.

O que é o Youtube Shorts?

O Youtube Shorts foi criado como uma resposta direta ao sucesso do TikTok. Lançado em setembro de 2020, inicialmente como um recurso beta em alguns países selecionados.

O Shorts permite que os usuários criem vídeos de até 60 segundos, com diversos recursos de interação como música de fundo, efeitos visuais, tudo isso feito através de uma ferramenta de edição, simples e prática. Os vídeos podem ser gravados diretamente no aplicativo do YouTube ou enviados da galeria do dispositivo.

Com o sucesso do formato, o Youtube integrou ao seu aplicativo principal para facilitar o acesso, descoberta e engajamento do público com os criadores de conteúdo.

Quando será descontinuado o Youtube Stories?

O Youtube vai alertar para os criadores que o recurso será descontinuado através dos seus fóruns, notificações no Youtube Studio, na central de ajuda e no próximo vídeo do Creator Insider, local onde publica regularmente atualizações da plataforma. Além disso, terá uma notificação diretamente no próprio Stories, caso os criadores acessem o recurso antes de 26 de junho.

Nessa data, não será mais possível criar uma história no YouTube, mas as histórias que já estão no ar permanecerão por sete dias após o compartilhamento, diz o YouTube.

Gostou do conteúdo?

Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.

Artigos Recomendados

Deixe seu comentário

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cadastre o seu e-mail em nosso newsletter

Assine nossa newsletter

Acompanhe todas novidades e conteúdos exclusivos sobre marketing, publicidade, digital, tecnologia e mundo corporativo.

    Suas informações de contato não serão divulgadas ou utilizadas para SPAM.
    ×
    Share via
    Copy link