Twitter aumenta para 10 mil caracteres os tweets dos assinantes

O Twitter Blue, versão premium da plataforma, ampliou o limite de caracteres para seus assinantes, permitindo que eles publiquem mensagens com até 10.000 caracteres. 

Além disso, a rede social incluiu a possibilidade de formatar textos em negrito e itálico. Em fevereiro deste ano, os assinantes já haviam sido beneficiados com o aumento no limite de caracteres, permitindo tweets de até 4.000 caracteres, encorajando os usuários a escreverem mensagens cada vez mais extensas.

“Estamos fazendo melhorias na experiência de escrita e leitura do Twitter! A partir de hoje,a plataforma oferece suporte à Tweets de até 10.000 caracteres, com formatação de texto em negrito e itálico.

Twitter Write (@TwitterWrite) 14 de abril de 2023”

Mudança no direcionamento estratégico

A introdução de recursos para escrita longa pelo Twitter não é novidade. Sob a liderança anterior, a empresa já havia testado um novo recurso chamado Notes para escritores e adquirido a empresa de newsletters Revue em 2021, que era uma concorrente da Substack. No entanto, ambos foram posteriormente descartados por Elon Musk.

A intenção da plataforma é rivalizar diretamente com o Substack, uma plataforma de publicação e distribuição de newsletters por e-mail. Com o aumento da popularidade do modelo de negócios baseado em assinaturas para o jornalismo independente, a Substack ganhou destaque como uma alternativa aos veículos de mídia tradicionais.

Recentemente, o Twitter começou a bloquear os usuários do Substack de incorporar tweets em suas histórias, além de restringir quase todo o envolvimento em tweets que continham links para o Substack, sinalizando-os como “potencialmente spam ou inseguros”. 

No entanto, alguns dias depois, o Twitter reverteu as limitações, enquanto o Substack introduziu um novo recurso chamado Notes, que adicionava elementos semelhantes ao Twitter.

Monetização para criadores de conteúdo

Mais uma das mudanças estratégicas da empresa, é que agora os criadores poderão solicitar monetização e oferecer assinaturas aos usuários. O Twitter promete repassar todos os fundos arrecadados pelos criadores, exceto a redução de 30% paga à Apple ou ao Google, nos próximos 12 meses.

Atualmente, os criadores podem oferecer assinaturas a preços mensais de US$ 2,99, US$ 4,99 e US$ 9,99. Para serem elegíveis para a monetização, eles devem ter pelo menos 18 anos, 10.000 seguidores ativos e ter tuitado pelo menos 25 vezes nos últimos 30 dias, de acordo com as regras do Twitter.

O recurso de monetização para criadores está atualmente disponível apenas para usuários nos EUA, mas o executivo da empresa afirmou que está trabalhando para expandi-lo para outros países.

Essa nova iniciativa de monetização é essencialmente um rebranding do programa Super Follows da empresa, que foi lançado pela primeira vez em 2021. Elon Musk adicionou alguns recursos, como formatação de texto e vídeos mais longos, para dar a impressão de ser uma nova ferramenta.

Quais são os recursos disponíveis para assinantes do Twitter Blue?

O Twitter Blue foi lançado em 3 de junho de 2021, inicialmente na Austrália e no Canadá, posteriormente, foi lançado em outros países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão e inclusive no Brasil.

De acordo com o portal Engadget, o Twitter Blue alcançou apenas 18 mil assinaturas nos Estados Unidos, representando cerca de 0,2% dos usuários ativos na plataforma. Além disso, 62% dos assinantes residem nos EUA, o que sugere que a plataforma tem aproximadamente 290 mil assinantes em todo o mundo.

Os recursos disponíveis são:

  1. Desfazer tuítes: permite que os usuários cancelem o envio de um tweet por até 30 segundos depois de terem clicado em enviar;
  2. Modo leitura: remove anúncios e outros conteúdos distrativos do feed do usuário, tornando a experiência de leitura mais limpa;
  3. Marcadores de página: permite que os usuários salvem e organizem tweets favoritos em coleções pessoais;
  4. Temas de aplicativos: oferece opções de cores e temas personalizados para o aplicativo do Twitter;
  5. Suporte ao cliente premium: oferece atendimento ao cliente mais rápido e personalizado para os assinantes.

Quanto custa o Twitter Blue no Brasil?

A mensalidade pode chegar a até R$60,00, dependendo do plano escolhido

Se você optar por assinar diretamente pelo navegador, encontrará dois planos disponíveis: 

  • Mensal por R$42,00;
  • Anual por R$440,00 (equivalente a R$36,67 por mês). 

Porém, se decidir assinar pelo Google Play ou pela App Store, terá que pagar um pouco mais, pois a assinatura mensal está disponível por R$60,00, devido à comissão cobrada pela Apple e pelo Google nas compras em suas lojas. 

Vale destacar que os preços do Twitter Blue no Brasil são semelhantes aos praticados nos Estados Unidos, onde a assinatura mais barata custa US$8,00 por mês, o que equivale a R$41,74 na cotação atual do dólar.

Conclusão

O Twitter enfrenta um grande desafio se quiser deixar para trás sua reputação como uma plataforma de textos curtos. Apesar de alguns criadores de conteúdo terem demonstrado interesse nos novos recursos, muitos usuários do Twitter parecem pouco dispostos a ler textos muito longos na plataforma. 

De acordo com dados do The Information, o Twitter Blue está enfrentando dificuldades para atrair assinantes, com um número estimado de cerca de 290.000 assinantes em todo o mundo, representando apenas 0,1% dos aproximadamente 250 milhões de usuários ativos diários relatados pelo Twitter no ano passado.

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