TikTok faz testes com ferramenta que cria avatar por meio de IA

O TikTok está experimentando uma nova ferramenta que permite aos usuários criar avatares através da inteligência artificial. A ferramenta ainda não está disponível para todos, mas está sendo testada por algumas pessoas selecionadas pela empresa. Esse tipo de inteligência artificial que o TikTok está construindo é muito parecido com o Lensa.

Assim que todos os usuários tiverem acesso à ferramenta, ela vai solicitar que selecione entre 3 até 10 fotos para criar avatares, de acordo com capturas de tela. Você só pode usar a ferramenta uma vez por dia e, a cada vez que usá-la, ela vai gerar até 30 avatares.

Depois de enviar suas fotos, você poderá escolher até cinco opções diferentes para a ferramenta gerar seus avatares. Quem fez os primeiros testes, observou que leva alguns minutos para o aplicativo gerar as imagens. É possível fazer o download dos avatares gerados, compartilhar o avatar no TikTok ou carregá-lo como imagem do seu perfil.

“Estamos sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à comunidade e enriquecer a experiência do TikTok, enquanto continuamos a construir um lugar seguro que diverte, inspira criatividade e impulsiona a cultura.

Em algumas regiões selecionadas, estamos experimentando uma nova maneira de criar e compartilhar fotos de perfil com a comunidade.”, disse a equipe do TikTok.

Os resultados da geração de imagens através de IA são impressionantes, os avatares são muito bonitos, estilizados, alguns com efeitos de desenho animado, outros parecem em 3D. Se compararmos ao Lensa, são mais simples, porém, vale lembrar que essa feature ainda está em desenvolvimento. 

Fotos que violam as diretrizes do TikTok, não podem ser usadas para criar as imagens geradas por IA, todos os arquivos carregados serão moderados antes da inteligência artificial atuar. A equipe do TikTok vai excluir todas as fotos que os usuários enviarem após um curto período de tempo.

O TikTok informou que os recursos experimentais nem sempre serão os mesmos da versão final, e que no processo entre o desenvolvimento e lançamento pode haver mudanças.

Essa não é primeira vez que o TikTok usa IA

Essa não é a primeira vez que o TikTok incorpora sua própria versão de um recurso que utiliza IA. Em agosto de 2022, a empresa lançou uma funcionalidade que convertia texto em imagem no aplicativo.

Os usuários digitavam em um prompt e recebiam uma imagem que poderia ser utilizada como plano de fundo em seus vídeos. Na época, o filtro foi lançado em resposta à popularidade do gerador de conversão de texto em imagem DALL-E 2 da OpenAI.

A corrida pela IA entre as grandes empresas de tecnologia

Para quem tem acompanhado as notícias, deve ter notado que as grandes empresas de tecnologia do mundo estão focadas em evoluir e construir novas ferramentas baseadas em IA. 

O Meta, por exemplo, deixou claro que seu foco principal será na construção de novas ferramentas usando inteligência artificial e que deixou o Metaverso em segundo plano. A Microsoft já integrou as ferramentas de IA ao Bing, inclusive com um gerador de imagens. 

A Adobe, que já utilizava a inteligência artificial em diversas de suas plataformas, anunciou um gerador de imagens intitulado Adobe Firefly. A ferramenta tem a missão de se integrar ao Creative Cloud, complementando apps já existentes, como Photoshop, Illustrator, After Effects etc.

E o Google tem feito diversos movimentos que deixam claro o quanto está inclinado em investir na inteligência artificial. Em seu último anúncio, o CEO do Google, Sundar Pichai, informou sobre a criação de uma nova divisão na empresa com nome de DeepMind, que será responsável em acelerar a inovação da inteligência artificial para o mundo. 

“…temos uma oportunidade real de fornecer pesquisas e produtos de IA que melhoram drasticamente a vida de bilhões de pessoas, transformam indústrias, avançam a ciência e atendem a diversas comunidades.”, disse Demis Hassabis, CEO da DeepMind.

O que é o Lensa? 

Há alguns meses atrás, o Lensa se tornou um grande trend no Brasil e no mundo, com usuários postando versões artísticas de si mesmos geradas no aplicativo. 

Em resposta ao sucesso do aplicativo, surgiram vários outros apps concorrentes que usavam IA para gerar avatares. Esse fenômeno foi tão grande, que nos Estados Unidos eles chegaram a se tornar “Top Charts” da App Store. 

Na época, os três primeiros lugares na App Store americana eram todos ocupados por editores de fotos através da inteligência artificial. Dado o sucesso das ferramentas que geravam avatares através da IA, não é surpresa que o TikTok esteja procurando incorporar sua própria versão. 

É claro que o sucesso em torno dos aplicativos de fotos por IA, é de certa forma controverso, já que muitos profissionais de marketing, jornalismo e até mesmo artistas têm demonstrado preocupação quanto à evolução da inteligência artificial. 

O TikTok provavelmente está tentando evitar esse tipo de problema experimentando uma ferramenta limitada.

Gostou do conteúdo?

Comente e compartilhe em suas redes. Se quiser ter mais informações sobre o universo do Marketing, Marketing Digital, Publicidade, Growth e Tech, visite os outros artigos do nosso Blog.

Deixe seu comentário

0 0 Votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cadastre o seu e-mail em nosso newsletter

Assine nossa newsletter

Acompanhe todas novidades e conteúdos exclusivos sobre marketing, publicidade, digital, tecnologia e mundo corporativo.

    Suas informações de contato não serão divulgadas ou utilizadas para SPAM.
    ×
    Share via
    Copy link