Marketing de Afiliados - Saiba como iniciar nessa carreira

Já pensou em ganhar dinheiro sem sair de casa? O Marketing de Afiliados, tornou isso possível. Com conhecimento em marketing digital, acesso à internet, dedicação para criar conteúdo, aprendendo a usar as plataformas de mídia on-line, você pode começar o seu próprio negócio.

De acordo com Statista, somente nos EUA, a receita gerada por empresas de Marketing de Afiliados atingiram US$ 8,2 bilhões em 2022, o Influencer Marketing Hub estima que o setor continuará a crescer para US$ 15,7 bilhões até 2024.

Promissor, não é mesmo? Continue lendo e saiba mais.

O que é Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados, é um modelo de negócio no qual o afiliado ganha uma comissão, por recomendar o produto de uma outra pessoa ou empresa.

Essa modalidade surgiu na década de 90, com a gigante do varejo, Amazon. O afiliado indicava os produtos da loja, e se as ações desenvolvidas resultassem em vendas, ganharia uma comissão por elas.

Foi então que surgiu esse novo nicho de mercado, o marketing de afiliados no mundo digital, dando flexibilidade e a liberdade das pessoas trabalharem de suas casas.

Você como afiliado, pode escolher um ou mais produtos para promovê-los na internet e ganhar a sua comissão com a venda deles. A divulgação desse material pode ser feita de várias formas, como: campanhas de mídia on-line, posts em blog, landing pages de vendas, vídeos no Youtube, podcasts, grupos em redes sociais, WhatsApp, Telegram etc.

Quem determinará o que pode ou não ser feito, é o produtor, a pessoa responsável pelo produto que você como afiliado está indicando.

Por que você deve investir em Marketing de Afiliados?

Já apresentamos um estudo que mostra que o marketing de afiliados é uma atividade promissora, que pode ser visto como a sua profissão principal ou uma forma de ganhar uma renda extra. Então vamos conferir algumas vantagens dessa prática que vem crescendo no Brasil e no mundo.

Renda passiva

Em qualquer trabalho regular, você “vende suas horas X habilidade que você tem”, e o empregador te remunera por ajudar a resolver algum tipo de problema para ele. O que quer dizer que você sempre está limitado pelo tempo.  

Quando você lida com renda passiva, não é mais necessário vender suas horas. Você pode construir toda uma estrutura favorável para trabalhar para você. Em resumo, o marketing de afiliados oferece a capacidade de ganhar dinheiro enquanto você dorme.

Será necessário ter um esforço inicial, e tempo para construir a sua estratégia e operacionalizá-la, e depois você verá retornos contínuos enquanto as suas campanhas estiverem rodando, pois os consumidores serão impactados pelas suas ações de vendas.

Você recebe dinheiro pelo seu trabalho depois de terminá-lo. Mesmo quando não está na frente do seu computador. Sua criatividade, habilidades de marketing e de vendas é que vão trazer essa renda contínua.

Trabalhe de casa

Depois da pandemia, percebemos que é possível trabalhar de casa e ser produtivo, com a vantagem de ter mais tempo para você e sua família.

Além disso, existem pessoas que tem dificuldades com a locomoção, convivência com colegas de trabalho, formalidades do convívio social etc.

Se você é o tipo de pessoa que não se enxerga dentro de um escritório o dia inteiro, o marketing de afiliados pode ser uma excelente opção. Você poderá ter o seu próprio horário, desenvolver a sua própria maneira de trabalhar, em resumo, será o seu próprio chefe. Então, qual será o seu papel?

Desenvolver campanhas, estratégias de vendas e receber por elas. Todo o trabalho de desenvolvimento dos produtos fica a cargo dos produtores/vendedores. Pode parecer utopia, mas você pode trabalhar no conforto da sua casa, sem pentear o cabelo e tirar o pijama.

Baixo custo e risco

Nós já sabemos que a maioria das pessoas tem medo de investir. Ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Mas quando falamos de Marketing de Afiliados, os custos e riscos são muito menores que iniciar um negócio convencional.

Começar um negócio formal, pode ser arriscado e caro porque há custos iniciais para comprar ou desenvolver produtos, contratar funcionários, comprar equipamentos, pagar o aluguel de uma sala comercial etc. Além da burocracia, por mais que nos últimos anos tenha melhorado, ainda sim, é difícil abrir uma empresa.  

Com o marketing de afiliados, tudo o que você precisa é de um site, talvez investir em algumas campanhas etc. E se não der certo? Você só perdeu tempo e um pouco de dinheiro.

Mesmo assim, é garantido que algumas habilidades em marketing digital você vai adquirir, que é algo essencial nos dias de hoje e pode te ajudar em outras profissões e negócios.

Sem suporte ao cliente

Empresas que prestam serviços ou vendem produtos, precisam lidar com seus consumidores e garantir a satisfação deles ao realizar a compra. Essa é uma parte tão importante para as empresas, que existem diversas áreas dedicadas a satisfação do consumidor, o sucesso do cliente e suporte técnico.

Caso você seja um produtor, também será necessário dedicar parte do seu tempo para a satisfação dos clientes. Mas se você trabalhar só como afiliado, não terá que se preocupar com esse tipo de situação.

O trabalho do afiliado é levar tráfego e indicar um produto ou serviço. Quem terá que lidar com reclamações e suporte, será o produtor/vendedor, o seu papel é unicamente indicar a venda e receber a sua comissão. Você determina o seu crescimento.

Como o trabalho de marketing de afiliado pode ser feito de forma independente, você tem total autonomia para definir seus próprios objetivos, escolher os seus horários, definir o seu investimento, ditar quais produtos interessam se afiliar etc.

Além de estar livre de restrições e regulamentações comuns ao trabalho formal. Ou seja, você tem a flexibilidade para trabalhar e determinar seu crescimento. Se em certos meses quiser alavancar suas vendas e dedicar mais tempo em sua rotina, pode fazer, se em outros meses quiser relaxar e aproveitar mais a vida, também é possível.

Nem todos querem ter crescimentos exponenciais e se tornarem os maiores do mercado, você pode querer ter uma vida com mais liberdade e flexibilidade, mantendo o seu padrão, sem correr riscos.  

Recompensas baseadas em desempenho

Com outros empregos, você poderia trabalhar 90 horas semanais e ainda ganhar o mesmo salário. Como falamos anteriormente, o modelo de trabalho convencional, é a venda de horas, você está limitado ao seu tempo.  

A vantagem do marketing de afiliados é que ele é baseado em desempenho. Você vai conquistar seus resultados baseado em seus esforços e habilidades. Gosta da ideia de meritocracia? É bastante próximo.

Quanto mais você aprimorar suas skills, quanto mais conteúdo produzir, quanto mais suas campanhas tiverem alto engajamento, maior será a sua receita. Você finalmente será pago pelo seu trabalho de forma justa. E o melhor? O tapinha nas costas, você mesmo quem dá!

Quem são as pessoas envolvidas no Marketing de Afiliados?

Assim como em qualquer processo de vendas, a relação é de quem criou o produto, as pessoas que vão vendê-lo e os clientes/consumidores. Vamos conhecer o papel de cada um desses grupos no Marketing de Afiliados.

Produtores e Vendedores

O produtor é quem é o dono ou cria o produto. Ele é responsável pelo que será vendido, a qualidade, suporte etc. Pode ser uma empresa ou pessoa.

Ele irá investir no que será vendido, pode ser físico ou digital, atualmente o mercado de infoprodutos vem crescendo cada vez mais no marketing de afiliados, eles podem ser: planilhas, apps simples, cursos online, apostilas etc.

Para o produtor o afiliado é uma peça essencial, pois ele quem dá escala na divulgação do seu produto.

Afiliados

O papel do afiliado é divulgar os produtos, ou seja, ele não precisa se preocupar em criar algo, ou dar suporte, e tão pouco com a satisfação do cliente. Seu papel é se especializar em múltiplos canais para aumentar a divulgação do produto.

A grande vantagem do afiliado, é que ele pode escolher mais de um produto para se afiliar, desta forma, consegue atingir muitos nichos diferentes, caso sejam produtos com foco em públicos variados.

O afiliado recebe uma comissão por cada venda realizada através da sua indicação.

Clientes ou Consumidores

Por último temos o cliente. Esse é quem compra o produto após ser impactado pelas estratégias do afiliado, por exemplo, um post de um blog fazendo uma recomendação, uma campanha de mídia on-line, um vídeo no Youtube indicando algo, ou até mesmo comentários em fóruns, grupos de WhatsApp ou Telegram.

Principais tipos de afiliados

Se você está familiarizado com o marketing de afiliados, já deve ter visto que alguns são verdadeiros influenciadores em seus nichos, eles criam conteúdo em vídeo, tem sites e blogs famosos, opinam sobre temas de marketing digital, passam dicas etc.

E todos imaginam que é obrigatório esse tipo de estratégia, e por esse motivo acabam desistindo, criando objeções como: não gostar de aparecer, não ter muito tempo, não ter algumas habilidades de certos afiliados populares etc.

Na realidade, existem várias formas de atuar como afiliado. Por esse motivo, vamos apresentar os 3 principais tipos de afiliados, depois de ler e entender, você poderá escolher qual se encaixa melhor com o seu perfil.

1. Afiliado Autoridade

O afiliado autoridade, tem seu principal foco na construção de audiência. Esse público pode ser construído através de sites, blogs, redes sociais e até canais no Youtube. Muitos desses afiliados tem seus rostos conhecidos, tornando-se verdadeiros influenciadores.

A estratégia utilizada por eles, é o fortalecimento dos seus canais, construindo um ecossistema e audiência como autoridade no assunto do seu nicho. Desta forma, eles têm um bom volume de tráfego, criam um relacionamento com o seu público e uma base sólida de leads, para nutri-los através de estratégias de CRM, Inbound e Marketing de Conteúdo.  

Características do Afiliado autoridade

  • Ser especialista em um nicho ou mais nichos;
  • Ter conhecimentos em técnicas de SEO para divulgar seu conteúdo;
  • Construir sua audiência em vários canais (site, blog, redes sociais, Youtube);
  • Desenvolver habilidades de CRM/Inbound para gestão de Leads;
  • Ser uma referência e autoridade para sua audiência;
  • Ter frequência na criação dos seus conteúdos.

2. Afiliado Árbitro ou Cientista

O afiliado árbitro é um especialista em mídia on-line, também conhecido como gestor de tráfego. Ele sabe criar campanhas persuasivas, com foco em seus targets para vender produtos e serviços. Esse tipo de afiliado, não precisa aparecer. Mas ele precisa saber lidar com investimentos, dominar as plataformas de mídia e saber como analisar os resultados.

Se você adotar essa estratégia, a principal desvantagem é que precisará ter um investimento inicial. Porém, é possível escalar de forma muito mais rápida as suas ações.

Um exemplo, você pode criar várias campanhas para vários produtos diferentes ao mesmo tempo. Caso tenha sucesso em suas campanhas, seus rendimentos podem aumentar proporcionalmente, por esse motivo, é preciso dominar as análises de métricas x investimento.

Características do Afiliado Árbitro ou Cientista

  • Ser especialista em plataformas de Ads (Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads, Twitter Ads etc.);
  • Ter um bom conhecimento em Web Analytics, Métricas e KPI’s;
  • Ser estudioso para sempre estar atualizado dos updates das plataformas;
  • Saber criar ou ter designers/diretores de arte para desenvolver seus criativos;
  • Ser especialista em escrita persuasiva ou ter copywriters para essa função;
  • Ser analítico e saber lidar com investimentos.

3. Afiliado Renda Extra ou Revendedor

Existem muitos afiliados que começaram desta forma, precisando de uma renda extra no fim do mês, então, procuram um jeito rápido, praticamente sem custo, de conseguir complementar seu orçamento mensal.

Geralmente esse tipo de afiliado está começando, e por esse motivo, vende os produtos para familiares, amigos ou conhecidos próximos.  Como tem baixa maturidade em marketing digital e tecnologia, acaba usando práticas de spam, divulgando através de comentários em redes sociais, grupos de bate-papo, fóruns etc.

Se está começando, é uma excelente forma de lidar com o marketing de afiliados, mas tenha consciência que essa prática não é sustentável, você precisará se especializar para conseguir escalar o seu negócio, e se tornar um afiliado profissional.

Características do Afiliado Revendedor

  • Geralmente começam vendendo para pessoas próximas como amigos ou parentes;
  • Começam tentando complementar sua renda ou como ocupação em suas férias;
  • São criativos para criar formas de gerar tráfego gratuito;
  • Divulgam os produtos em redes sociais, grupos do WhatsApp ou Telegram, fóruns, comentários em blogs ou sites;
  • Trabalham com estruturas muito simples e com baixíssimo investimento.

Programas de afiliados mais populares

Você já sabe dos benefícios em se tornar um afiliado, quem são as pessoas envolvidas, os tipos de afiliado e um pequeno passo a passo em como iniciar na carreira. Então, esse é o momento para você escolher quais programas de afiliados gostaria de participar.

Essa é a hora de analisar quais são as melhores plataformas que se conectam com a sua personalidade e jeito de trabalhar, e também, quais mercados fazem sentido para você escolher.

Se identificar com as plataformas e nichos que está trabalhando, vai fazer você ter constância em seu trabalho, que é uma das chaves para o sucesso de um afiliado.

Então, vamos conhecer os principais programas de afiliados.

Hotmart

A Hotmart é a principal plataforma brasileira de marketing de afiliados, fundada em 2011, presente em mais de 200 países, permite que qualquer pessoa gere renda extra compartilhando infoprodutos pela internet.

Seu foco é no mercado de educação EAD (ensino a distância), oferecendo e-books, cursos on-line, ferramentas que auxiliam em processos de vendas, planilhas e outros materiais.

Além disso, a empresa oferece um serviço único de treinamento com o nome de Hotmart Academy, um curso on-line para formar novos afiliados. Nele você aprende desde conceitos básicos, intermediários e avançados para iniciar a sua jornada com marketing de afiliados.

No seu painel principal existe uma vitrine de produtos de diversos nichos como: design, tecnologia, marketing, estética, beleza, finanças, culinária etc. Como afiliado, você pode ganhar até 80% de comissão dependendo das regras do produtor.

Amazon

A Amazon foi a pioneira no mercado de marketing de afiliados on-line, iniciado na década de 90, presente até os dias atuais. Por se tratar de um programa de afiliado antigo, possui altas taxas de conversão, a comissão depende do nicho do produto divulgado.

A maior comissão é de 20%, que só é aplicada para jogos da Amazon. E a mínima paga é de 1%, aplicável em compras de produtos de supermercado, jogos físicos, consoles, eletrodomésticos, eletrônicos e vídeo games.

O programa de afiliados da empresa faz os pagamentos via depósito direto (transferência bancária), vale presente e cheque.

Hostinger

A Hostinger é um dos serviços de hospedagem mais populares, seu programa de afiliados oferece uma taxa de comissão de 60%, sem teto de quanto o afiliado pode ganhar. Para participar você precisa preencher o formulário de afiliado, com dados de contato, o link do seu site, links das redes sociais, e o tipo de conteúdo com o qual você trabalha.

Uma equipe fará revisão do seu conteúdo para ver se está de acordo com as diretrizes da empresa. Após a aprovação você pode começar a promover os produtos. Você como afiliado da empresa, pode promover qualquer produto de hospedagem, desde servidores Cloud, VPS, hospedagem compartilhada, para WordPress etc.

Você só pode solicitar seu saque quando atingir US$ 100,00 em vendas.

Magalu

O parceiro Magalu é o programa de marketing de afiliados da Magazine Luiza. Se assemelha ao dropshipping, no qual você tem um ecommerce, mas os produtos, infraestrutura e toda a logística fica por conta da empresa responsável. Seu papel como afiliado é criar estratégias de divulgação dos produtos da sua loja on-line.

Pode ser feito através de conteúdo produzido em um site ou blog, campanhas de mídia on-line, enviando os links dos produtos para amigos ou familiares, divulgação em redes sociais ou até mesmo em aplicativos de mensagem. Todas as vendas feitas através desses links, você ganha uma comissão.

O valor mínimo para solicitar seu pagamento é de R$ 50,00. O programa de afiliados da Magalu tem duas datas fixas para pagamento, e é feito através de depósito ou transferência bancária.

Eduzz

O programa de afiliados do Eduzz é bastante semelhante ao da Hotmart, seu principal foco está em seus infoprodutos para ensino a distância (EAD). Os produtores de conteúdo que determinam o valor de comissão do afiliado. Para participar da plataforma como produtor, é necessário uma avaliação prévia por parte da equipe da empresa.

O Eduzz disponibiliza uma vitrine com todos os cursos feitos pelos produtores. Você como afiliado pode filtrar quais cursos gostaria de divulgar, solicitar a afiliação e após a aprovação do produtor, já pode começar a divulgar os produtos e vender.

O valor de cada venda é liberado para transferências em 30 dias após a transação. É possível antecipar o prazo para transferência do valor, dois dias após o fechamento da venda, porém, existe uma taxa de 2,99% + 0,1% para cada dia antecipado.

Grandes influenciadores disponibilizam seus cursos na plataforma, como: Camila Vidal, Marcus Marques, Kênia Gama, Samuel Pereira, Paulo Vieira, Roberto Shinyashiki, Natanael Oliveira, Elainne Ourives etc.

Monetizze

A Monetizze é outro programa de afiliados bastante conhecido no mercado nacional. Para começar a indicar produtos e vender, basta fazer o cadastro na plataforma, selecionar os produtos que deseja se afiliar, e você já pode iniciar suas vendas.

Um dos diferenciais da Monetizze é seu programa de afiliado global. Usando esse tipo de afiliação, você pode receber comissões de produtos diferentes daquele que você divulgou, desde que seja do mesmo produtor.

Assim como seu site, seu painel administrativo é simples e objetivo, com as vendas feitas no dia e mês, gráfico de evolução, saldo pendente, disponível, sua produtividade, metas estabelecidas etc.

Você pode receber as comissões por venda única, pagamentos recorrentes, primeiro clique, último clique, comissões progressivas etc. Tudo depende do tipo de produto que você se afiliou.

Shopify

O Shopify é uma das mais conhecidas plataformas de e-commerce da atualidade. Está presente em 175 países pelo mundo, e segundo a empresa os empreendedores que a utilizam já lucraram mais de US$ 496 bilhões. Com a Shopify é possível vender produtos físicos, on-line, através das redes sociais, marketplaces etc.

A ferramenta também ajuda novos empreendedores a começar o seu negócio, conta com um gerador de nomes de negócio, criador de logos, bancos de imagens, construtor de sites, integração com plataformas de Ads, e-mail marketing e mais.

Para se tornar um afiliado Shopify é preciso cumprir alguns requisitos básicos, ter um site ou blog, já ter visitantes nesse site e criar conteúdo original. Para participar do Shopify Affiliate você tem que preencher um formulário de inscrição, a equipe responsável irá avaliar se o seu site está de acordo com as diretrizes deles.

O afiliado Shopify tem acesso a um dashboard completo, com várias métricas disponíveis para melhorar o seu conteúdo e campanhas, otimizando a taxa de conversão do seu negócio, gerando mais vendas. A plataforma também disponibiliza materiais e insights para que o afiliado aprenda sobre como vender a ferramenta.

O pagamento das vendas é feito por depósito bancário ou PayPal, para fazer o saque é preciso ter um saldo mínimo de US$ 10,00.

Semrush

O Semrush é a ferramenta de SEM (Search Engine Marketing) mais conhecida do mercado. Fundada em 2008, com 21 prêmios internacionais, é a maior autoridade quando falamos em análise de palavras-chave (orgânica e paga), rastreamento de autoridade de domínio, rastreamento de classificação do Google, auditoria de tráfego etc.

Gigantes da indústria usam a plataforma para suas estratégias de Marketing Digital, como: Tesla, Samsung, IBM, Apple, Wallmart, Amazon, Forbes, P&G etc.

Um dos diferenciais do programa de afiliados do Semrush, é que você ganha sua comissão em diferentes momentos, US$ 200,00 a cada venda, US$ 10,00 a cada nova avaliação e US$ 0,01 a cada novo cadastro. O seu modelo de atribuição é de último clique, com 120 dias de duração.

Outra vantagem é que o Semrush disponibiliza todo o material promocional, links, banners e vídeos. Você recebe sua comissão através da plataforma Impact, pode ser feito via transferência eletrônica ou PayPal. O pagamento pode ser agendado em cada dia específico do mês ou quando atingir um limite definido, mas seu crédito mínimo para retirada é de US$ 50,00.

Hubspot

O Hubspot é a maior plataforma do mundo quando falamos em CRM, com módulos voltados para marketing, vendas, gerenciamento de conteúdo e Customer Success.

Fundada em 2006, a empresa cresceu de $ 255.000 em receita em 2007 para $ 15,6 milhões em 2010. Mais de 158 mil empresas em 120 países usam a plataforma.

O programa de afiliados do Hubspot conta com dois tipos de modalidades, receita recorrente, no qual você ganha 15% de comissão mensal com pagamentos em até um ano, e em taxa fixa 100% da receita do primeiro mês. As atribuições são de último clique com 90 dias de janela.

As comissões para as tiers Starter, Professional e Enterprise são US$ 250, US$ 500 e US$ 1.000 respectivamente. Para se inscrever, basta escolher qual tipo de modalidade você prefere, preencher o formulário e aguardar a aprovação da equipe.

Ferramentas para Marketing de Afiliados

Se você quiser começar no mundo do Marketing Digital, terá que usar diversas ferramentas, elas auxiliam em muitas demandas, e também geram insights únicos. Ou seja, elas ajudam você a fazer seu trabalho com mais rapidez e facilidade.

Por esse motivo, vamos mostrar as principais ferramentas do mercado que vão te auxiliar a se tornar um afiliado de sucesso.

Google Search Console

Se você é afiliado e tem um site, investe na criação de conteúdo para web, terá que saber como está o posicionamento das suas palavras-chave organicamente. Esse tipo de análise é importante para entender exatamente o que está dando certo ou não em suas estratégias.

O Google Search Console pode te ajudar a visualizar o desempenho geral do seu site em relação às pesquisas orgânicas. A plataforma apoia em ter uma visão geral das métricas relacionadas ao desempenho da pesquisa e à experiência do usuário para melhorar seus sites e gerar mais tráfego.

O Search Console também facilita o Google se comunicar quando descobre problemas de segurança (como vulnerabilidades de hackers) e se a equipe de qualidade de pesquisa impôs uma penalidade de ação manual para os seus sites.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço de Web Analytics, que fornece estatísticas e diversas ferramentas para a otimização do seu site. O serviço faz parte do Google Marketing Platform e está disponível para qualquer pessoa com uma conta do Google.

O GA é usado para rastrear o desempenho do seu site e coletar informações dos visitantes. Ele pode ajudar você afiliado a determinar as principais fontes de tráfego de usuários, avaliar o sucesso das suas campanhas, rastrear métricas de compras e geração de leads, abandono de carrinho etc.

Com ele também é possível descobrir padrões e tendências no envolvimento dos usuários e obter informações dos visitantes, como dados demográficos e geográficos.

A maioria dos sites usa o GA para obter e analisar o comportamento dos visitantes, que podem ser usados para melhorar as campanhas de marketing, direcionar o tráfego e aumentar a retenção.

Google Tag Manager

Quando falamos em campanhas de mídia on-line, imediatamente já pensamos em pixel. Então, o que é um pixel? O pixel é um trecho de código que permite medir os resultados das suas campanhas pelas ações que as pessoas realizam no seu site.

Quando você ouve falar em código, já pensa imediatamente em programadores, e que isso vai atrapalhar sua iniciativa em se tornar um afiliado, pois vai ter custos adicionais com a contratação desse tipo de profissional.

Nos dias de hoje, não precisamos de programadores para integrar certas ferramentas em nosso site, o Google Tag Manager nos ajuda a implementar esses códigos adicionais, facilitando o processo.

Com o GTM, você pode gerenciar suas tags conforme necessário. O gerenciador oferece um suporte bastante amplo, com modelos prontos e fáceis de usar, ele tem uma variedade de tags do próprio Google e de terceiros.

SemRush

Semrush é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas do mundo. Com ela, você pode analisar tendencias de pesquisas de palavras-chave, otimizar anúncios do Google, investigar a concorrência etc.

Seus relatórios ajudam profissionais de marketing digital a otimizar seus sites para melhorar o tráfego de pesquisa orgânica e paga. Você pode também comparar seu site com os concorrentes, para correções de rota ou elaborar novas estratégias baseadas nas suas análises.

Com o Semrush é possível saber padrões e tendências em seu nicho. O que permite a otimização do SEO on-page do seu site e que saiba quais áreas precisam ser melhoradas para aumentar as vendas, aumentar a geração de leads e mais.

Além disso, no módulo avançado de palavras-chave, é possível identificar como seus concorrentes estão aplicando suas estratégias e qual posição as keywords deles estão classificadas.

Marcas líderes de mercado usam a ferramenta, incluindo Booking.com, Quora, HP e eBay.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta que permite conhecer o volume de busca mensal das palavras-chave, dados como CPC, informações de concorrência, sugestão de palavras sinônimo, sites com melhor ranqueamento por palavra-chave.

Com ele também é possível fazer uma análise completa do seu site, na varredura são apontados os erros de otimização, em títulos, tags, conteúdo, velocidade do site, além de insights para melhoria em SEO, dentre outras funcionalidades.

É uma excelente ferramenta para criar suas estratégias orgânicas e pagas, você terá informações sobre a dificuldade do ranqueamento orgânico, volume de pesquisas e também o custo médio da palavra-chave através de campanhas de ads.

WordPress

Se você está começando no universo do marketing de afiliados e pensa em construir uma audiência fiel, que você possa se tornar uma autoridade no nicho que escolher, provavelmente vai querer investir em conteúdo, e para isso, uma das melhores formas, é ter um site ou blog.

O WordPress é o gerenciador de conteúdo (CMS) mais popular do mundo. A principal vantagem de usar o WordPress é que você não precisa ser um programador para ter seu conteúdo online. A plataforma conta com diversos temas prontos (free ou premium), que já disponibilizam toda a estrutura para montar seu site ou blog.

Também existem os plugins, que são pequenos aplicativos que expandem as funcionalidades da plataforma. Com a evolução do “no code”, temos um construtor de páginas nativo, além de plugins poderosos e fáceis de usar como o Elementor.

O WordPress também foi desenvolvido pensando em SEO, seu site ou blog será otimizado para os mecanismos de busca.

Yoast (WordPress)

O Yoast é um dos plugins de WordPress mais conhecidos e baixados no mundo. O plugin contém diversas features e ferramentas para fazer a gestão completa de SEO em seu site. Ele tem recursos, como: sitemap xml, auxiliando o Google a entender a estrutura do seu site, modelos de Meta Tags, integração com o Schema.org, controles de breadcrumbs para navegação aprimorada, também ajuda a melhorar a performance e velocidade do site.

Existem outros recursos avançados de análise de conteúdo, como: análise de SEO por página ou post, análise de legibilidade do conteúdo, mostra como a sua publicação ficará nos mecanismos de busca, apresenta uma prévia de como sua publicação vai ficar no compartilhamento de redes sociais, otimiza seu conteúdo para sinônimos e frases relacionadas, apresenta sugestões para links de páginas internas etc.

RankMath (WordPress)

O RankMath é outro excelente plugin de SEO para WordPress. Com ele você pode usar a Inteligência Artificial para escrever conteúdo otimizado para SEO. Com sugestões dinâmicas, recomendações de palavras-chave, perguntas inteligentes, sugestões de links, informações extras sobre palavras-chave, palavras-chave relacionadas etc.

Ele também auxilia na criação de sitemap xml, rich snippets, na criação de conteúdo único através de inteligência artificial, integração com o Google Search Console, integração com o Google Analytics, ferramentas avançadas de análise de SEO, monitoramento de erros 404, ajuda no SEO local, sugestões de links internos, SEO para AMP e muito mais.

RD Station

O RD Station é uma das ferramentas de Inbound e Automação de Marketing mais conhecidas no mercado nacional.

A plataforma é voltada principalmente para pequenas e médias empresas com preços acessíveis. Mas devido a sua facilidade, baixos preços e know-how no mercado, muitos afiliados a utilizam em suas estratégias

Com o RD Station é possível armazenar e gerenciar leads, criar e-mail marketing, desenvolver fluxos de automação, criar landing pages, também podemos utilizar a ferramenta em estratégias de mídia on-line e até SEO.

A ferramenta também possui relatórios completos de cada um de seus módulos. Para quem é afiliado do tipo autoridade, é uma excelente opção para fazer a gestão de leads e construir a sua audiência. Com o RD Station você poderá criar automações para os seus leads de acordo com as etapas do funil de vendas.

Leadlovers

O Leadlovers é uma das ferramentas mais populares de Inbound e automação de marketing dentre os afiliados. Assim como o RD Station, é possível fazer a gestão de leads, criar e-mail marketing, construir landing pages, também podemos utilizar a ferramenta para automação com chatbot, Instagram e WhatsApp.

Sua interface é bastante limpa e intuitiva, com uma curva de aprendizado rápida. Em pouco tempo você dominará a plataforma, para auxiliar nas suas estratégias de marketing digital.

Mailchimp

O Mailchimp é uma plataforma de automação de marketing que ajuda você a se comunicar com seus clientes. Criada em Atlanta (EUA), em 2001, foi idealizada para ser uma alternativa as plataformas de e-mail caras da época.

Pensando na simplicidade, custo-benefício, para pequenas e médias empresas, foi assim que nasceu uma das maiores plataformas de automação de marketing do mundo.

Atualmente o Mailchimp é muito mais que uma plataforma de envio de e-mails. Com ele é possível criar campanhas, gerenciar bases de leads, construir landing pages, desenvolver jornadas, automatizar publicações em redes sociais, criar formulários de cadastro, aplicar testes A/B, relatórios analíticos etc.

É uma verdadeira plataforma All-in-One de Marketing Digital, com todos os conceitos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e CRM. Apesar de ser uma plataforma estrangeira, seu plano básico e intermediário tem excelente custo-benefício.

Conclusão

Neste artigo você entendeu um pouco mais sobre o Marketing de Afiliados, conheceu todo o potencial desse mercado que vem crescendo no Brasil e no mundo.  Também, demos dicas para você dar os primeiros passos e iniciar nessa carreira, para ter liberdade e flexibilidade para trabalhar de onde quiser, como quiser e com o que gosta.

Além disso, apresentamos as principais plataformas de afiliados e ferramentas que vão te ajudar nessa empreitada.

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