Google Marketing Live 2023

Já havíamos comentado em outra publicação que a inteligência artificial faria parte da maioria dos esforços do Google em suas ferramentas de Marketing. Com o evento Google Marketing Live 2023, temos uma certeza: a inteligência artificial veio para ficar, e vai mudar o marketing digital. 

Agora, as principais ferramentas do Google são integradas diretamente com a IA. Se você é do tipo que ainda está com um pé atrás quanto a nova tecnologia, saiba que terá que se acostumar, mas alguns dos novos recursos podem fazer com que você pare de torcer o nariz, pois vão ajudar na produtividade e no cotidiano dos profissionais de Marketing.

São muitas novidades que o Google apresentou no seu evento, nessa publicação, vamos fazer um resumo de tudo que foi apresentado.

O evento foi dividido em frentes, intituladas como 3Cs:

  • Conexão;
  • Criatividade;
  • Confiança.

O Google além de apresentar os novos recursos, deu alguns exemplos de como as empresas podem se beneficiar com as novas funcionalidades de IA.

Então vamos fazer um resumo de todas as novidades apresentadas. Esse evento provavelmente vai ditar uma nova era no Marketing Digital, você e seu time devem estar preparados.

Google Ads: Construa campanhas com IA conversacional

Construindo campanhas no Google Ads com IA conversacional

Com essa atualização, é possível criar campanhas no Google Ads com um assistente orientado por IA no estilo bate-papo. 

Ou seja, imagine que você e seu time se sentaram para conversar sobre qual a melhor estratégia a se fazer em uma nova campanha de Links Patrocinados para a empresa, sua equipe conversa sobre cada detalhe da estratégia e da configuração da ferramenta. 

É basicamente isso que a inteligência artificial do Google Ads vai te auxiliar, no setup inicial e deploy das campanhas, ou seja, na criação de títulos, descrições, extensões de anúncio etc.

Não se preocupe achando que tudo será automatizado e você vai perder o controle sobre a criação das campanhas, funciona exatamente como um assistente, tudo que é construído em conjunto com a IA pode ser editado pelo profissional de Marketing. 

O seu fluxo de trabalho com a inteligência artificial, você mesmo pode determinar. Por exemplo, se o seu time é do tipo que gosta de criar tudo rapidamente e depois ir melhorando as campanhas conforme vai medindo o desempenho, é possível. 

Se você ou seu time são daqueles mais detalhistas e exigentes, vocês podem fazer a IA construir várias frases, abordagens, gatilhos diferentes e depois personalizá-los. É só saber como utilizar a tecnologia ao seu favor, com diferentes jeitos e formas de se trabalhar.

Outro detalhe importante que o Google disse no evento, é que quanto mais informações forem passadas para a IA sobre os objetivos daquela campanha, melhor será o resultado final apresentado.

Mais detalhes da IA generativa de pesquisa

Durante o evento Google I/O de 2023, foi anunciada a IA Generativa de Pesquisa, como já mencionamos anteriormente na publicação: “Buscador do Google terá IA integrada e experiência aprimorada“.

No Google Marketing Live de 2023, a empresa compartilhou informações adicionais, revelando onde os anúncios serão exibidos no buscador integrado com IA. Além disso, foi dada uma prévia rápida dos novos recursos futuros que estão sendo desenvolvidos.

O Google está empenhado em explorar a possibilidade de integrar anúncios diretamente à experiência generativa de pesquisa. A empresa continua trabalhando para aprimorar a integração da tríade de IA, pesquisa e resultados de anúncios.

A ideia é proporcionar aos usuários uma experiência de pesquisa ainda mais completa e personalizada.

Campanhas de PMAX para aquisição de clientes de alto valor

Essa atualização das campanhas de Peformance Max tem o objetivo atingir novos clientes de alto valor ou pessoas que não tiveram interações com sua marca, para que isso seja possível, agora a IA vai auxiliar no processo.

Ao utilizar a inteligência artificial, é possível direcionar o Google para apresentar os seus anúncios mais vezes para segmentos específicos de clientes, com o intuito de maximizar as oportunidades de conversão com esses públicos-alvo estratégicos.

Com essa abordagem, o Google pretende otimizar ainda mais o alcance e o impacto de campanhas dos anunciantes, concentrando-se em atrair e reter clientes valiosos e reativar aqueles que possam ter se afastado.

Relatórios detalhados em termos de pesquisa de campanhas Performance Max

Relatórios detalhados em termos de pesquisa de campanhas Performance Max

Outra novidade que foi apresentada para os profissionais de Marketing que utilizam campanhas de PMax em suas estratégias, foi um relatório aprimorado com insights de termos de pesquisa.

Esse é um ótimo recurso que pode auxiliar a entender o desempenho das campanhas. Nesse novo modelo de relatório será possível saber as categorias de busca, valor por conversão, volume de buscas mensal e também classificar por qual palavra está performando mais, que é tendencia naquele momento etc.

Google Merchant Center Next

Novo Google Merchant Center

O Google Merchant Center será substituído até 2024 pelo Google Merchant Center Next. A nova versão da ferramenta vai contar com uma interface aprimorada, mais simples e prática que a versão atual.

O intuito da nova versão é fazer com que os varejistas integrem rapidamente as informações dos seus produtos com o Google, sem toda a burocracia que temos nos dias de hoje de atualizar o feed manualmente, ou ter um trabalho técnico extremamente cansativo por trás para conseguir um processo mais automatizado.

Dessa forma, os varejistas podem focar no marketing das suas empresas. Pensando na estratégia, construindo campanhas e exibindo seus produtos no Google.

Além disso, a nova versão terá informações e os insights necessários para otimizar os resultados das campanhas. Ou seja, você vai saber rapidamente quais produtos estão sendo mais vendidos, quais categorias estão se saindo melhor etc.

Essas melhorias visam aumentar a performance dos varejistas, aumentar o ROI sobre suas campanhas, aprimorar a visibilidade dos seus produtos e proporcionar uma melhor experiência dos profissionais de marketing utilizando uma ferramenta mais simples, fácil e inteligente.

Consequentemente os usuários do buscador serão impactados positivamente, pois terão resultados de busca ainda mais precisos e objetivos com a sua intenção.

Google Product Studio: criação de imagens de produtos com IA

Google Product Studio, gerando imagens de produto com IA.

A atualização referente do Google Merchant Center Next não foi a única novidade do Google para varejistas online, a empresa também anunciou o Google Product Studio. Essa ferramenta auxilia os anunciantes a criar imagens de produtos usando a IA generativa.

Ela pode ser usada para remover o fundo das fotos de produtos ou melhorar a qualidade das imagens em baixa resolução. Sabemos que pequenos anunciantes têm dificuldade de ter boas fotos ou profissionais especializados para fazer o tratamento das suas imagens.

Outra novidade, é que a ferramenta permite gerar backgrounds automaticamente. Um exemplo, caso você tenha a imagem de um produto com fundo branco e queira fazer uma campanha de “dia das mães”, com o Product Studio é possível gerar esse background de acordo com a sua campanha sazonal automaticamente.

Nos próximos meses, a ferramenta estará disponível para anunciantes de e-commerce nos Estados Unidos. Além disso, quem utiliza os aplicativos do Google e do YouTube no Shopify também terá acesso a essa ferramenta, permitindo que aproveitem seus recursos em suas plataformas de comércio eletrônico.

Novos tipos de campanha para o Google Ads

O Google anunciou uma excelente opção para empresas que costumam fazer muitas campanhas de branding e vídeo no Youtube. E um novo tipo de campanha de conversão, que utiliza a inteligência artificial e recursos visuais para a geração de demanda.

Campanhas de visualização de vídeo

Essas campanhas vão combinar anúncios in-stream puláveis, anúncios in-feed e anúncios Shorts para obter o máximo de visualizações de um vídeo.

O principal objetivo é maximizar os resultados no YouTube com base no CPV (custo por visualização). Segundo o Google, os primeiros resultados apresentaram um aumento de 40% no número de visualizações.

Esse tipo de campanha será uma excelente aposta para profissionais de marketing e anunciantes. Pois com ela, é possível reforçar uma mensagem para o seu público e pode ser aplicada em diversas situações, como no lançamento de produtos, alterações na marca ou campanhas sazonais.

Campanhas de geração de demanda

As campanhas de geração de demanda serão exibidas no YouTube Shorts, YouTube in-stream, YouTube in-feed, Discover e Gmail para gerar conversões. Essas campanhas são um pouco diferentes da Rede de Display, apesar de serem visuais, o seu foco está nos canais específicos do Google, como YouTube, Discover e Gmail.

Para aprimorar o alcance e os resultados das campanhas, a inteligência artificial é utilizada para auxiliar a criação de públicos semelhantes, segmentações específicas e também, para medir as conversões. Além disso, é possível obter informações sobre o impacto na marca por meio de pesquisas de brand lift.

A ideia por trás desse novo modelo de campanha é motivar os consumidores por meio de recursos visuais, ao mesmo tempo em que se busca uma abordagem mais precisa e personalizada para alcançar o público-alvo e otimizar o desempenho das campanhas.

Construtor de audiência do Google Analytics 4

O Google Analytics 4 (GA4) lançará uma funcionalidade aprimorada chamada Criador de Público, que permitirá aos anunciantes criar públicos do Google Analytics diretamente em suas contas do Google Ads.

Com essa nova capacidade, os anunciantes poderão aproveitar públicos preditivos, impulsionados pela inteligência artificial, para alcançar pessoas com maior probabilidade de realizar uma compra.

Essa funcionalidade estará disponível em breve, porém é importante ressaltar que só poderá ser utilizada com o GA4. Para aproveitar ao máximo essa ferramenta, é necessário fazer a transição para o GA4 até o prazo de 1º de julho.

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